Redes sociais

Bahia

Prefeitura de Curaçá divulga programação completa da 71ª Festa dos Vaqueiros

Publicado

em

Através das suas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Curaçá divulgou a programação completa dos 71 anos da Festa dos Vaqueiros que acontecerá nos dias 6 e 7 de Julho.

No sábado (6) a programação começa com às 9h na Fazenda Saudade com a recepção dos vaqueiros. Às 12h será a realização do tradicional Almoço dos Vaqueiros na Fazenda Saudade e em seguida, a partir das 14h30, terá início o Desfile dos Vaqueiros saindo da fazenda até as ruas principais de Curaçá.

No Circuito Vaqueiro Zé de Biluca, na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, as atrações nos dois palcos terão início às 14h e por lá se apresentarão: Da Faixa, Júlio do Acordeom, Rodrigão, Wiiliam do Vale, Cicero Mendes e Chico Justino, Deinho Sales, Amigos do Forró, Serginho Sanfoneiro e Niedson Vaquejada.

Às 19h jantar na AVAPEC com Igor do Gado e Xote Pras Meninas.

Ainda no sábado à noite a festa será animada com o Forró da Espora no prédio da Sociedade dos Vaqueiros, a partir das 20h, com as bandas Sergio do Forró e Marcelo Silva.

Já no circuito Vaqueiro Mundoca da Macambira, no pátio de eventos, às 21h se apresentarão no palco Lívia Gonçalvez, Vicente Nery, Toca do Vale e Sérgio do Forró.

No domingo (7) acontecerá às 7h o café da manhã na AVAPEC; 8h desfile para a missa; 9h Missa dos Vaqueiros, presidida pelo Padre Josemar, na Praça Raul Coelho; 12h Almoço na AVAPEC com Zé de Célia e Raimundinho do Acordeom.

A partir das 14h o forró começa no Circuito Vaqueiro Zé de Biluca, na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, com as apresentações de: Matheus do Acordeom, Anderson Lima, Mailson Vaqueiro, Pega Leve, Zezinho Bota Pegado, Jaidete Varjão, Rodrigão, João Paulo Vaqueiro, Marcos Araújo e André Mendes.

Já no circuito Circuito Vaqueiro Mundoca da Macambira, no pátio de eventos, se apresentarão no domingo Tarcísio do Acordeom, Arreio de Ouro, Raniere e Júlio do Acordeom.

 

Texto: Alinne Torres

Bahia

Missa com os Vaqueiros de Curaçá será realizada no domingo (07)

Publicado

em

Fé, tradição e cultura no sertão. Assim será a Missa dos Vaqueiros de Curaçá que será realizada no próximo domingo (7), às 9h, na Praça do Teatro Raul Coelho, centro da cidade.

A celebração Alusiva será presidida pelo padre Josemar Mota e pelo pároco de Curaçá Frei Valdevan Correia, o padre vaqueiro.

A comissão organizadora da missa vem há meses preparando os momentos da celebração que promete trazer à tona a labuta do vaqueiro na caatinga e a sua religiosidade.

Em entrevista ao Curaçá Oficial, nesta segunda-feira (01), o Frei Valdevan Correia explicou algumas novidades que serão apresentadas aos vaqueiros e aos fiéis durante a Missa, como as apresentações culturais que antecederão a celebração.

Confira a entrevista do padre completa clicando aqui

No card a seguir confira a programação completa da Missa com os Vaqueiros deste ano.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Correios anunciam concurso para contratar 3,2 mil carteiros

Publicado

em

Os Correios anunciaram um concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas, prioritariamente para o nível operacional de carteiro. Além disso, também foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, desde 2011 a empresa não realiza concurso público. “Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas no primeiro momento as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”.

O edital do concurso deve ser publicado em agosto e o objetivo é fortalecer os pontos de entrega da empresa. A expectativa é de que os novos contratados sejam chamados ainda neste ano, em dezembro. Dentre as mais de 3 mil vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.

PDV

Segundo Silva dos Santos, o PDV é uma demanda dos servidores da estatal. “Esse pedido é feito pelos próprios funcionários da ECT [Empresa de Correios e Telégrafos] que já estão há bastante tempo na empresa.” O programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

A proposta prevê que sejam elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio dos Correios que estejam na situação de ativo na data do desligamento e que atendam, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao da data de encerramento das inscrições, aos seguintes requisitos: ter idade maior ou igual a 55 anos e menor que 75 anos; ter tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 25 anos; e pelo menos 36 meses de remuneração, nos últimos 60 meses.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

Bahia

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

DESTAQUE