Redes sociais

Bahia

Presidente Rogério Bahia faz balanço das ações recentes da Câmara Municipal de Curaçá

Publicado

em

Em entrevista exclusiva ao site Curaçá Oficial, o presidente da Câmara Municipal de Curaçá, vereador Rogério Bahia, fez um balanço das principais ações realizadas pela Casa nos últimos meses. Segundo o parlamentar, o foco da atual gestão tem sido a modernização da estrutura do prédio, a valorização dos servidores e a busca por mais eficiência no uso dos recursos públicos.

Entre as iniciativas destacadas, está o aluguel de sete veículos, zero quilômetro, para auxiliar nos trabalhos legislativos dos 13 vereadores, garantindo mais mobilidade para visitas às comunidades e ações externas.

Outra medida importante é a licitação em andamento para a instalação de uma usina de energia solar, com o objetivo de tornar a Câmara energeticamente autossuficiente. “Além de ser uma fonte limpa e renovável, a energia solar vai gerar economia, permitindo que mais recursos sejam aplicados em outras áreas da estrutura legislativa”, afirmou Rogério Bahia.

A Câmara concedeu dois reajustes salariais aos assessores contratados, totalizando um aumento R$ 260,00 no salário. O presidente destacou que os aumentos visam igualar os direitos dos trabalhadores, valorizando e reconhecendo o trabalho dos servidores que atuam diretamente no apoio aos vereadores em suas atividades legislativas.

Também foi iniciado o processo de licitação para a aquisição de uma motocicleta Honda Bros, zero quilômetro, que será utilizada em serviços administrativos e operacionais da Câmara.

No que diz respeito à infraestrutura, a presidência conseguiu a aprovação da planta arquitetônica para a construção de uma nova tribuna, que será mais moderna, bonita e adaptada às necessidades do plenário. Haverá ainda a substituição de bancadas e microfones, além de melhorias significativas no sistema de som. O presidente destacou também a aquisição de uma conexão de internet com tecnologia via Starlink e acesso móvel, garantindo estabilidade e maior alcance durante as sessões itinerantes.

Outro avanço é a aquisição de todo o material necessário para a implantação da TV Câmara, cuja estreia está marcada para o dia 2 de junho no canal de YouTube no Legislativo de Curaçá.

A Câmara Municipal de Curaçá também foi agraciada com o Selo Diamante de qualidade em transparência pública, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela ATRICOM (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). Este prêmio reconhece o empenho da Casa Legislativa em garantir a transparência, acessibilidade e o direito à informação para a população, assim como, eficiência de gestão.

“Estou muito feliz pelas melhorias que vêm acontecendo na Câmara. É perceptível que estamos trabalhando com mais eficiência e qualidade, prestando um serviço cada vez melhor à comunidade. E posso garantir que vem muito mais por aí”, declarou Rogério Bahia destacando também “que nossas contas referentes ao ano de 2023 foram devidamente aprovadas”.

Texto: Alinne Torres

Foto: Alinne Torres

Bahia

Curaçá se prepara para a 5ª Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia no dia 31 de maio

Publicado

em

A comunidade agropecuária de Curaçá já vive a expectativa para a 5ª edição da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia, que será realizada no próximo dia 31 de maio (sábado), na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA).

O evento, que já se tornou tradição na região, celebra a fé, a cultura sertaneja e a valorização do homem do campo, reunindo vaqueiros, famílias e representantes das comunidades rurais em um momento de confraternização, devoção e alegria.

A programação começa logo cedo, às 7h da manhã, com um café da manhã especial para os vaqueiros no povoado de Angico Grande. Em seguida, às 8h30, acontece a tradicional cavalgada com desfile dos vaqueiros, que sairão de Angico Grande em direção à sede da AAMA, onde será realizada a missa.

A Missa dos Vaqueiros está marcada para as 9h, com celebração do Padre Valdevam Correia, conhecido como o “Padre Vaqueiro”, que costuma emocionar os fiéis com sua linguagem próxima do sertanejo e do homem do campo.

Após a missa, a programação segue com momentos culturais e de valorização dos vaqueiros:

  • 11h – Aboios

  • 11h30 – Homenagens aos vaqueiros mais antigos e às mães de vaqueiros e agropecuaristas da comunidade

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – Sorteio de brindes para os vaqueiros

  • 15h – Bingo de um carneiro

  • 16h – Festa dançante com muito forró ao som de Renildo do Vale, Forró Pareado e atrações musicais surpresa

O evento é uma realização da AAMA e conta com o apoio de diversas instituições e lideranças, entre elas:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, IRPAA, FETAG-BA, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Programa Mensageiro Rural (com os professores e apresentadores José Humberto e Rubens Carvalho), Prefeitura Municipal de Curaçá, Comunidade Católica e Terço da Melancia, Paróquia de São Benedito e Bom Jesus, vereador Anselmo Filho, deputado estadual Marcelino Gallo, e o COMDISC – Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e das Bacias dos Rios Macururé e Curaçá.

A 5ª Missa dos Vaqueiros promete mais uma vez ser um marco de fé, cultura e integração das comunidades do sertão de Curaçá.

Texto: Alinne Torres

Foto: Curaçá Oficial

Continuar lendo

Bahia

Adelmário Coelho grava quadro da TV Bahia em Barro Vermelho, sua terra natal

Publicado

em

O cantor Adelmário Coelho, um dos maiores nomes do forró no Brasil e filho da terra, esteve esta semana no município de Curaçá para a gravação do quadro “Panela de Bairro”, exibido pelo Jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia.

As gravações aconteceram no Bar e Petiscaria Caminho de Casa, localizado na sede, e também no distrito de Barro Vermelho, onde Adelmário tem suas raízes familiares. O quadro, que mistura culinária com histórias afetivas, tem previsão de ir ao ar no mês de junho, durante o período das festas juninas.

Em suas redes sociais, o artista compartilhou registros da visita e se declarou emocionado com o retorno à comunidade onde cresceu. “O coração bateu forte, a saudade mais ainda. Voltar a cada pedacinho da minha história, reviver os caminhos da minha infância, sentir o calor da minha gente, foi uma emoção única que palavras não conseguem descrever”, escreveu Adelmário.

A presença do cantor movimentou os moradores e reforçou o carinho que ele mantém por Curaçá e, especialmente, por Barro Vermelho — local que frequentemente é citado em suas canções e apresentações.

Texto Alinne Torres

Fotos: Rede Social/Guilherme 

Continuar lendo

Bahia

Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia

Publicado

em

Na Bahia, mais de 260 mil pessoas estão com risco de ter a inscrição eleitoral cancelada por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. O número está disponível no portal de estatísticas do TSE.  Os eleitores que estão nessas condições devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio de 2025 e, assim, evitar o cancelamento do título.

Como consultar a situação eleitoral

Eleitoras e eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelos seguintes canais: site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral.

Como regularizar a situação

Após consultar a situação eleitoral e identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.

Outra opção é buscar atendimento presencial no TRE-BA. Em Salvador e no interior do estado, o serviço está disponível nos Cartórios Eleitorais, nos postos descentralizados da Justiça Eleitoral e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Na capital, também é possível ser atendido na Central de Atendimento ao Público – sede do TRE-BA- localizada no CAB. Confira aqui a lista completa de locais de atendimento na capital e no interior.

Consequências do cancelamento

Os eleitores que tiverem o título cancelado não poderão: inscrever-se em concurso público, tomar posse em cargo ou função pública, receber salários ou proventos de emprego público, participar de licitação ou concorrência pública, obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou que tenham participação do governo, emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil), renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo, além de realizar atos que exijam quitação com o serviço militar ou com a Receita Federal (art. 7º, §1º, do Código Eleitoral).

Fonte e foto: TRE-BA

Continuar lendo

DESTAQUE