1º Motocross do Balneário Sertão Francisco movimenta o esporte em Curaçá
-
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Prefeito eleito Murilo Bomfim e vice-prefeita Paizinha concedem entrevista ao Curaçá Oficial
-
Vereadora eleita Flavinha participa do programa Curaçá Oficial
-
Vereadoras Sileide e Sonileide são entrevistadas no programa Curaçá Oficial
Emoção, adrenalina, cansaço e alegria: assim foi o Primeiro Motocross do Balneário Sertão Francisco realizado pelo grupo Caatinga a Dentro no último final de semana em Curaçá.
Foram 70 pilotos, inclusive de outros municípios, percorrendo obstáculos na pista de motocross no Balneário Sertão Francisco. “É muito legal está aqui com vocês. O povo de Curaçá é muito receptivo. A pista esta top demais. Ficou incrível a pista e agora é só fazermos o melhor”, disse o piloto Rodolpho Moraes que veio diretamente de São Paulo para competir.
A adrenalina foi a mil. Os participantes enfrentaram o sol quente, a poeira e o cansaço. Mas o público curtiu bastante as manobras radicais.
“Ver essas corridas é maravilhoso. Tô gostando muito de está aqui e principalmente revendo meus amigos de trilhas. Que tenhamos mais momentos como este. O esporte é vida”, expressou Vanderlei Menezes, morador de Curaçá.
O final do evento foi só alegria principalmente para o piloto Washington Barbosa que ficou em primeiro lugar na categoria importados. “Foi uma satisfação enorme competir aqui em Curaçá, os pilotos foram bem tratados, a pista foi bem organizada. Na largada eu apaguei minha moto, mas depois conseguir correr e conquistar o prêmio. Foi demais”, contou.
Para Deroaldo Franco Júnior, popular Júnior do Esporte, que faz parte da equipe Caatinga a Dentro organizar este evento foi um desafio.
“Organizar este primeiro motocross foi um desfaio. Mas quando a gente tem um proposito a gente se une. O que queremos é proporcionar a adrenalina que este esporte radical propõe. Nós pretendemos também descobrir novos talentos em Curaçá para outras modalidades esportivas e com isso incentivar o esporte em nossa cidade”.
Felipe Pires, também um dos organizadores do motocross, comemorou o sucesso do evento. ” Cumprimos a nossa missão. Deu um trabalho, mas no final a recompensa é maior. Graças a Deus foi tudo perfeito e com bastante adrenalina. Ano que vem teremos mais motocross em Curaçá”, finalizou.
Texto: Alinne Torres
Fotos: Jhon Cruz
Bahia
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.
Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.
O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:
O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.
O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.
A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.
A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.
Por Maria Eduarda Morais
Agência Multiciência
Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela
Bahia
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).
Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.
No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.
Texto: João Pedro Tínel
Agência Multiciência
Foto Divulgação: Urias Feitosa
Canal YouTube
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
O município de Curaçá, no sertão baiano, se prepara para viver a sua tão esperada 1ª Festa Literária, que tem como tema “Os Paus Trançados das Letras: nossos modos de escrita da história”, onde será discutido temas que envolvem, sobretudo, o capital literário de Curaçá.
A FLIC será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro e suas atividades acontecerão no CETEP Maria de Almeida Araújo e na Praça do Teatro Raul Coelho, centro histórico da cidade.
Confira a entrevista completa com o Curador da FLIC 2024, Professor Dr. Josemar Martins, Pinzoh, que é o Curador do evento, e com os integrantes do grupo Galeota das Artes que apoia a FLIC e é uma das atrações do eventos.
-
Bahia4 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia3 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Canal YouTube3 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia20 horas atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Bahia20 horas atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia3 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia3 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa