Redes sociais

Curaçá

Artigo: Dólar subiu! E eu com isso?

Publicado

em

Dólar subiu! E eu com isso?

Você tem tudo a ver com isso!!

Primeiro vamos entender o que é o dólar. O dólar americano é a moeda oficial dos Estados Unidos. Além disso ela é utilizada como moeda de pagamento entre diferentes países. Ou seja, se você comprar um produto da China você está pagando em dólar. Apesar de você pagar a sua fatura do cartão de crédito em real, o banco liquida essa operação em dólar.

Agora a questão é: quem determina o valor do dólar? O dólar segue a lógica de mercado de demanda e oferta, se tem pouco dólar entrando na economia brasileira há uma depreciação cambial (dólar fica mais caro), ou seja, precisamos de mais reais para comprar um dólar. E o inverso é verdadeiro, se tem muito dólar, há uma apreciação cambial (dólar fica mais barato).

“O dólar subiu e nada aconteceu na minha vida”. Pois é, meu caro, aqui você se engana. Aconteceu, está acontecendo e vai acontecer. Quando você foi a padaria percebeu que o pão está bem mais caro? Este aumento tem basicamente dois motivos: a alta do dólar dos últimos meses e a guerra da Rússia e Ucrânia. Como o trigo é um produto com cotação internacional, ele é negociado em dólar. Dólar subiu, o preço do pão sobe. E este é um mero exemplo, temos ainda uma infinita lista de produtos que consumimos todos os dias e são diretamente impactados pela variação do dólar.

Sendo assim, temos tudo a ver com isso.

Por Josué Araújo

Economista Curaçaense

Continuar lendo
1 Comment

1 Comments

  1. Wellington Cordeiro Lima

    26 de julho de 2022 at 23:12

    Excelente artigo. De forma simples, de fácil entendimento e visão de mercado bem estabelecida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal YouTube

Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

O município de Curaçá, no sertão baiano, se prepara para viver a sua tão esperada 1ª Festa Literária, que tem como tema “Os Paus Trançados das Letras: nossos modos de escrita da história”, onde será discutido temas que envolvem, sobretudo, o capital literário de Curaçá. 

A FLIC será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro e suas atividades acontecerão no CETEP Maria de Almeida Araújo e na Praça do Teatro Raul Coelho, centro histórico da cidade.

Confira a entrevista completa com o Curador da FLIC 2024, Professor Dr. Josemar Martins, Pinzoh, que é o Curador do evento, e com os integrantes do grupo Galeota das Artes que apoia a FLIC e é uma das atrações do eventos.

Continuar lendo

Curaçá

Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá

Publicado

em

Os moradores de Curaçá devem se preparar para uma semana de calor intenso. Segundo informações do instituto Climatempo, entre esta terça-feira (19) e sexta-feira (22), não há previsão de chuvas para a região, e as temperaturas devem variar entre a mínima de 23ºC e a máxima de 38ºC.

No entanto, o clima pode mudar no fim de semana. Para sábado (23) e domingo (24), há previsão de pancadas de chuva na cidade, o que pode trazer um alívio para o calorão.

Até esta terça-feira, Curaçá já registrou 21 mm de chuva em novembro de 2024, correspondendo a 88% da média histórica do mês.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Publicado

em

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Continuar lendo

DESTAQUE