Redes sociais

Curaçá

Artigo: Dólar subiu! E eu com isso?

Publicado

em

Dólar subiu! E eu com isso?

Você tem tudo a ver com isso!!

Primeiro vamos entender o que é o dólar. O dólar americano é a moeda oficial dos Estados Unidos. Além disso ela é utilizada como moeda de pagamento entre diferentes países. Ou seja, se você comprar um produto da China você está pagando em dólar. Apesar de você pagar a sua fatura do cartão de crédito em real, o banco liquida essa operação em dólar.

Agora a questão é: quem determina o valor do dólar? O dólar segue a lógica de mercado de demanda e oferta, se tem pouco dólar entrando na economia brasileira há uma depreciação cambial (dólar fica mais caro), ou seja, precisamos de mais reais para comprar um dólar. E o inverso é verdadeiro, se tem muito dólar, há uma apreciação cambial (dólar fica mais barato).

“O dólar subiu e nada aconteceu na minha vida”. Pois é, meu caro, aqui você se engana. Aconteceu, está acontecendo e vai acontecer. Quando você foi a padaria percebeu que o pão está bem mais caro? Este aumento tem basicamente dois motivos: a alta do dólar dos últimos meses e a guerra da Rússia e Ucrânia. Como o trigo é um produto com cotação internacional, ele é negociado em dólar. Dólar subiu, o preço do pão sobe. E este é um mero exemplo, temos ainda uma infinita lista de produtos que consumimos todos os dias e são diretamente impactados pela variação do dólar.

Sendo assim, temos tudo a ver com isso.

Por Josué Araújo

Economista Curaçaense

Continuar lendo
1 Comment

1 Comments

  1. Wellington Cordeiro Lima

    26 de julho de 2022 at 23:12

    Excelente artigo. De forma simples, de fácil entendimento e visão de mercado bem estabelecida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal YouTube

A fibromialgia foi tema do programa Curaçá Oficial ao Vivo desta semana

Publicado

em

Assista a seguir a entrevista com a representante da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AfibroVasf), Lucineide Ramos, nesta terça-feira (o1.04) no programa Curaçá Oficial ao Vivo transmitido no canal do YouTube.

Durante o programa abordamos a doença fibromialgia, luta da associação e também dos pacientes curaçaences por melhorias no atendimento público.

Confira no vídeo!

Texto: Alinne Torres

Foto: Ana Laura Campos

Continuar lendo

Bahia

Onda de Calor Continua em Curaçá: Termômetros Devem Ultrapassar os 35°C

Publicado

em

Os moradores de Curaçá seguem enfrentando dias de calor intenso, e a previsão para os próximos dias não traz alívio. De acordo com o Instituto Climatempo, entre sexta-feira (04) e domingo (06), o tempo continuará seco e quente, sem previsão de chuva para a região.

As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 23°C e a máxima de 36°C, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a exposição ao sol. Acompanhe mais atualizações sobre o clima em nosso site.

Texto: Alinne Torres

Foto: Arquivo Curaçá Oficial

Continuar lendo

Curaçá

PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, na manhã desta quarta-feira (02), mais uma operação de combate ao plantio ilícito de entorpecentes.

Durante a ação, policiais da 45ª CIPM, comprometidos com a repressão ao cultivo e à circulação de drogas, localizaram duas roças de maconha nas proximidades da localidade de Matinha, contendo, respectivamente, 3.500 e 2.000 pés da erva.

Todo o material foi erradicado e incinerado no local, sendo uma amostra encaminhada à Polícia Judiciária para adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a operação.

Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
• 2022: 821.708
• 2023: 425.420
• 2024: 200.760
• 2025: 149.900

Fonte: 45ª CIPM / ASCOM

Continuar lendo

DESTAQUE