Redes sociais

Brasil

Artigo: Você sabe o que é inflação?

Publicado

em

Nos manuais de economia a inflação é descrita como o aumento generalizado e contínuo dos preços. No nosso dia a dia ela é revelada quando vamos ao supermercado, a padaria e a feira, e os preços estão elevados por várias semanas seguidas.

O que causa a inflação? Temos basicamente dois tipos de inflação: a inflação de custo e a inflação de demanda. A de custo é causada pelo aumento dos insumos, ou seja, se o preço da farinha de trigo aumenta, o dono da padaria aumenta o preço do pão, pois ele não consegue incorporar, por longo período, a elevação dos seus custos sem amargar prejuízos. Já a inflação de demanda se dá quando a quantidade de pessoas querendo comprar um produto é maior que a quantidade deste produto disponível para venda. Com isto, o mercado precifica esse excesso de demanda.

Qual a causa da inflação brasileira de hoje? A atual inflação brasileira é basicamente de custo. Ela vem sendo causada por alguns motivos:

Desvalorização da moeda brasileira diante do dólar: desde 2019 o dólar valorizou 41%. Esta desvalorização impacta fortemente na economia brasileira, uma vez que grande parte dos insumos da indústria e da agricultura brasileira são importados e pagos em dólar. A desvalorização da moeda gera outro fator que eleva os preços locais: o Brasil fica “mais barato” para o mundo. Ou seja, os outros países começam a comprar mais produtos brasileiros, o que em princípio é bom. O problema é quando isto gera distorções na economia local. Um exemplo do nosso dia a dia é a elevação dos preços das proteínas (carne de boi, frango e suína). Nos últimos meses, países como a China estão comprando fortemente os produtos brasileiros (soja, milho, proteínas, etc) e, com isto, os consumidores locais têm que pagar mais caro para comer carne.

Com a pandemia houve uma quebra nas cadeias produtivas ocasionando um desabastecimento de matérias primas. Por exemplo, o setor automobilístico está com dificuldade para conseguir alguns componentes tecnológicos para produção dos carros. Com isto, os automóveis estão levando mais tempo para serem produzidos, e como a demanda não diminuiu, o mercado responde elevando os preços dos automóveis novos e usados.

Aumento dos preços dos combustíveis. Com a guerra da Rússia e Ucrânia, o preço do barril do petróleo chegou a superar os 120 dólares no mercado internacional. Esta elevação do preço do barril do petróleo, a desvalorização cambial e a política de preços da Petrobrás formaram uma tempestade perfeita para os brasileiros, que chegaram a pagar mais de 8,00 reais no litro da gasolina e do diesel. O preço dos combustíveis impacta fortemente na inflação, pois grande parte dos produtos é transportada em caminhões, que utilizam diesel como combustível.

Por: Josué Araújo / Economista Curaçaense

 

Bahia

Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.

Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.

O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:

O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.

O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.

A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.

A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.

Por Maria Eduarda Morais

Agência Multiciência

Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela

Continuar lendo

Bahia

FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros

Publicado

em

Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).

Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.

No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.

Texto: João Pedro Tínel

Agência Multiciência

Foto Divulgação: Urias Feitosa

Continuar lendo

Bahia

Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho

Publicado

em

A Eletrobras Chesf, seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), permanece praticando vazão de saída no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) no patamar de 800 m³/s e na Usina Hidrelétrica de Xingó no patamar de 1.000 m³/s.

O reservatório de Sobradinho encontra-se neste período com cerca de 40% de sua capacidade.

Segundo a assessoria da Chesf, a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo ONS, e obedecendo à regulamentação vigente.

Fonte: REDE GN

Foto: Eletrobras Chesf

Continuar lendo

DESTAQUE