Redes sociais

Bahia

‘Como saber se meu celular é 5G?’: as perguntas sobre a chegada da tecnologia ao Brasil

Publicado

em

A previsão é de que a nova geração da internet móvel esteja disponível em todo o país nos próximos anos. De imediato, usuários vão se beneficiar de uma maior velocidade de conexão.


Em meio à chegada do 5G a algumas regiões do país, o tema tem sido cada vez mais comentado e buscado na internet.

Nos últimos sete dias, uma das perguntas mais procuradas no Google foi “como saber se meu celular é 5G?”, segundo dados do Google Trends, que dimensiona as buscas na plataforma.

Até o momento, a tecnologia já está disponível nas seguintes cidades brasileiras: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).

De imediato, usuários vão se beneficiar de uma maior velocidade de conexão, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de um tempo de resposta mais ágil e maior estabilidade.

A previsão é de que a nova geração da internet móvel esteja disponível em todo o país nos próximos anos.

Apesar de ser cada vez mais divulgado, o tema ainda desperta inúmeras dúvidas. Abaixo, a BBC News Brasil responde a algumas das principais perguntas que têm sido feitas sobre o assunto.

O que é o 5G e o que essa tecnologia permite?

 

É a próxima geração de conexão de internet móvel que oferece velocidades para baixar e enviar arquivos muito mais rapidamente.

“O 4G funciona com velocidade média de 17,1 Mbps (megabits por segundo), e pode chegar a até 100 Mbps. Já o 5G pode chegar a até 1 e 10 Gbps (gigabits por segundo, ou 1 bilhão de bits por segundo), ou seja, até 100 vezes mais que o 4G. A comunicação (ou tempo de resposta, como chamam os profissionais da área) do 5G é bem maior: 1 a 5 milissegundos contra 50 a 70 milissegundos do 4G”, detalha Eder Carlos Amador, coordenador do curso de Ciência da Computação da Faculdade Anhanguera.

Essa tecnologia permitirá que as atividades com smartphones sejam feitas com muito mais rapidez. Em termos práticos, o 5G permite, por exemplo, baixar um filme de alta definição em mais ou menos um minuto.

Usuários de videogames devem notar menos atraso — ou latência, termo usado por especialistas — ao pressionar um botão e ver o efeito na tela. Os vídeos móveis devem ser quase instantâneos e sem falhas.

As videochamadas devem se tornar mais claras e “travar” menos. Dispositivos de saúde podem monitorar seu organismo em tempo real, alertando os médicos assim que surgir qualquer emergência.

Muitos pensam que o 5G será crucial para

que veículos autônomos se comuniquem

entre si e leiam mapas e dados de tráfego

ao vivo.

Imagine enxames de drones cooperando para realizar missões de busca e resgate, avaliações de incêndio e monitoramento de tráfego, todos se comunicando sem fio uns com os outros e com bases terrestres em redes 5G.

“A tecnologia abre uma gama de possibilidades, principalmente no campo da internet das coisas. Os carros poderão ter sensores de alta precisão para evitar acidentes, semáforos nas ruas poderão ser interconectados para melhorar o trânsito, as nossas casas poderão ser equipadas com uma infinidade de objetos inteligentes para executar diversas tarefas. Aquelas cenas de ficção científica de que tudo no nosso dia a dia será permeado pela tecnologia, isos parece mais próximo do que nunca”, afirma Amador.

Como saber se o meu celular é 5G?

 

Não são todos os celulares que têm acesso ao 5G. Os aparelhos que possuem essa tecnologia já vêm com essa característica diretamente da fábrica, afirma Luiz Puppin, gerente do Centro de Treinamentos da empresa de tecnologia FiberX.

“Desde 2019, alguns aparelhos já

começaram a vir com essa tecnologia. Eles

chegaram importados ao Brasil. Para ativar

essa opção tem que estar em uma região

em que haja uma antena que ofereça esse

sinal”, explica. É necessário que a operadora

ofereça o serviço 5G.

Na atual fase, os celulares que possuem 5G são aqueles que têm um pouco mais de tecnologia para suportar essa nova frequência. Essas informações estão disponíveis nas fichas técnicas dos aparelhos.

“Os aparelhos celulares precisam suportar essa tecnologia, igual na época do 4G. Hoje é até mais fácil encontrar celulares com 5G. Quando essa tecnologia começou a ser implementada, só existia nos aparelhos mais sofisticados. Mas hoje em dia já tem até em aparelhos de cerca de R$ 2 mil”, afirma Puppin.

Com o tempo, espera-se que todos os modelos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G, usado comercialmente no Brasil pela primeira vez no fim de 2012.

Por que precisamos do 5G?

 

O mundo está se tornando móvel e estamos consumindo mais dados a cada ano, principalmente com o aumento da popularidade do streaming de vídeo e música.

O espectro de banda, usado para serviços de internet, está ficando congestionado, levando a falhas no serviço, especialmente quando muitas pessoas na mesma área estão tentando acessar serviços móveis ao mesmo tempo.

O 5G é muito melhor para lidar com milhares de dispositivos simultaneamente, de celulares a sensores de equipamentos, câmeras de vídeo e luzes de rua inteligentes.

Continuar lendo
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Publicado

em

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.

Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).

As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!

Por Luiz Rodrigues

 Agência Multiciência

Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena

Continuar lendo

Bahia

Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.

Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.

O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:

O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.

O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.

A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.

A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.

Por Maria Eduarda Morais

Agência Multiciência

Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela

Continuar lendo

Bahia

FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros

Publicado

em

Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).

Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.

No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.

Texto: João Pedro Tínel

Agência Multiciência

Foto Divulgação: Urias Feitosa

Continuar lendo

DESTAQUE