Curaçá Oficial

Artigo: Você já ouviu falar sobre a Campanha de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio?

No mês de SETEMBRO é realizado a campanha do SETEMBRO AMARELO. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Nesse mês, também se comemora o dia MUNDIAL de PREVENÇÃO do SUICÍDIO (especificamente no dia 10 de setembro).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. Isso significa, que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

Embora, esse assunto ainda acabe sendo visto como um tabu, essa CAMPANHA é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas. Bem como, é uma forma de desmistificar as inverdades que são propagadas em torno desse tema, tais como: Falar sobre suicídio pode estimular sua realização

ATENÇÃO: Perguntar sobre a intenção de suicídio não aumenta, nas pessoas, o desejo de cometer o suicídio.
É por isso que Falar é sempre a melhor solução

Conscientizar ajuda a PREVENIR!!!!

Se conhece alguém que esteja demonstrando pensamentos suicidas, convide essa pessoa a procurar ajuda de um profissional de saúde. Se possível, ofereça-se para acompanha-la em uma consulta.

NUNCA JULGUE A DOR DO OUTRO. Frases como: “Isso é covardia”, “É loucura”, “É fraqueza” ou dar sermão, dizendo coisas como: “Já passei por coisas bem piores e não me matei”, “Você quer chamar a atenção”, “Tantas pessoas com problemas mais sérios que o seu, siga em frente”, também não ajuda em nada. Muito menos, frases de incentivo, do tipo: “Levanta a cabeça, deixa disso”, “Pense positivo”, “A vida é boa”. Isso tudo, podem acabar atrapalhando.

Demonstrar o seu apoio e que você está sempre disposto a ajudar é o essencial.

Reforço aqui o meu apoio a Campanha Setembro Amarelo e conte comigo!

Por Alline Ramos

Terapeuta

Sair da versão mobile