Bahia
Artigo: Você já ouviu falar sobre a Campanha de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio?
No mês de SETEMBRO é realizado a campanha do SETEMBRO AMARELO. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Nesse mês, também se comemora o dia MUNDIAL de PREVENÇÃO do SUICÍDIO (especificamente no dia 10 de setembro).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. Isso significa, que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
Embora, esse assunto ainda acabe sendo visto como um tabu, essa CAMPANHA é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas. Bem como, é uma forma de desmistificar as inverdades que são propagadas em torno desse tema, tais como: Falar sobre suicídio pode estimular sua realização
ATENÇÃO: Perguntar sobre a intenção de suicídio não aumenta, nas pessoas, o desejo de cometer o suicídio.
É por isso que Falar é sempre a melhor solução
Conscientizar ajuda a PREVENIR!!!!
Se conhece alguém que esteja demonstrando pensamentos suicidas, convide essa pessoa a procurar ajuda de um profissional de saúde. Se possível, ofereça-se para acompanha-la em uma consulta.
NUNCA JULGUE A DOR DO OUTRO. Frases como: “Isso é covardia”, “É loucura”, “É fraqueza” ou dar sermão, dizendo coisas como: “Já passei por coisas bem piores e não me matei”, “Você quer chamar a atenção”, “Tantas pessoas com problemas mais sérios que o seu, siga em frente”, também não ajuda em nada. Muito menos, frases de incentivo, do tipo: “Levanta a cabeça, deixa disso”, “Pense positivo”, “A vida é boa”. Isso tudo, podem acabar atrapalhando.
Demonstrar o seu apoio e que você está sempre disposto a ajudar é o essencial.
Reforço aqui o meu apoio a Campanha Setembro Amarelo e conte comigo!
Por Alline Ramos
Terapeuta
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.
Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.
O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:
O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.
O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.
A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.
A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.
Por Maria Eduarda Morais
Agência Multiciência
Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela
Bahia
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).
Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.
No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.
Texto: João Pedro Tínel
Agência Multiciência
Foto Divulgação: Urias Feitosa
-
Bahia3 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia3 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Canal YouTube3 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia12 horas atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia3 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
-
Curaçá3 dias atrás
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá