Cultura
Crônica: A “história” do senhor Anibal Brandão

O Sr. Anibal Brandão cultuava há décadas a imagem de recatado viúvo e homem recolhido. Foi com perguntas sem respostas e algum assombro que os conhecidos e, principalmente, os familiares e amigos próximos acompanharam a sua brusca transformação. Repentinamente ele estava expansivo e ativo participante das rodas de conversa onde elas estivessem formadas. Todos observavam e calavam ante a falta de resposta para aquela mudança de comportamento. Não tardou muito para que a verdade aparecesse: uma jovem moça entrara na sua vida.
O Sr. Martinho Badeca, um dos amigos mais próximos, via apreensivo o amigo sentar nos bancos da Praça D. Feliciana, de mãos dadas com a aquela jovem que tinha idade de ser sua filha. Respeitosamente guardou em silêncio a sua estranheza, enquanto esperava o momento certo para abordar o amigo.
Certo dia, Seu Anibal se chegou para uma conversa. E quando falou da nova situação, Seu Martinho se manteve em absoluto silêncio. O olhar distante, a mão esquerda pousada sobre o peito e a direita deslizando suave e lentamente sobre ela, como sempre fazia quando ouvia algo que o preocupava. Ouviu atento e impassível o amigo Anibal desfiar as suas razões:
-O amigo velho é testemunha que sempre respeitei a memória da minha falecida esposa. Mas agora sinto o peso da idade e da solidão. A velhice me diz que preciso de uma companhia. Encontrei uma moça da região do São Bento, que é trabalhadeira, bem limpinha, respeitadora e dedicada. Estou pensando seriamente em casar. O que você acha, amigo velho?
Sem alterar o semblante nem mudar de posição, Seu Martinho respondeu:
– Eu vejo seu casamento meu amigo, assim como quando a gente compra um sapato novo e ele tá um pouco apertado. A gente precisa dar pra outra pessoa calçar e amaciar pra só depois a gente usar.
Seu Anibal fechou a cara, se despediu e o casamento nunca aconteceu.
Por Omar Torres
Memorialista curaçaense e Administrador
Cultura
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora

A tradição junina vai tomar conta do distrito de Poço de Fora nos dias 6 e 7 de junho com a realização da Festa do Sagrado Coração de Jesus, dentro do Circuito Curaçá Junino. O evento promete muita animação, forró e valorização da cultura nordestina, reunindo grandes atrações para movimentar a comunidade.
Na sexta-feira, dia 6, sobem ao palco David Kauã, Tinho do Acordeon, Ferro na Muleka e William do Valle. Já no sábado, dia 7, será a vez de Júlio do Acordeon, Rodrigão e Forrozão Classe A.
O evento é promovido pela gestão municipal e faz parte do calendário oficial das festas juninas do município.
Texto: Alinne Torres
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
Bahia
Curaçá se prepara para a 5ª Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia no dia 31 de maio

A comunidade agropecuária de Curaçá já vive a expectativa para a 5ª edição da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia, que será realizada no próximo dia 31 de maio (sábado), na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA).
O evento, que já se tornou tradição na região, celebra a fé, a cultura sertaneja e a valorização do homem do campo, reunindo vaqueiros, famílias e representantes das comunidades rurais em um momento de confraternização, devoção e alegria.
A programação começa logo cedo, às 7h da manhã, com um café da manhã especial para os vaqueiros no povoado de Angico Grande. Em seguida, às 8h30, acontece a tradicional cavalgada com desfile dos vaqueiros, que sairão de Angico Grande em direção à sede da AAMA, onde será realizada a missa.
A Missa dos Vaqueiros está marcada para as 9h, com celebração do Padre Valdevam Correia, conhecido como o “Padre Vaqueiro”, que costuma emocionar os fiéis com sua linguagem próxima do sertanejo e do homem do campo.
Após a missa, a programação segue com momentos culturais e de valorização dos vaqueiros:
-
11h – Aboios
-
11h30 – Homenagens aos vaqueiros mais antigos e às mães de vaqueiros e agropecuaristas da comunidade
-
12h30 – Almoço
-
14h – Sorteio de brindes para os vaqueiros
-
15h – Bingo de um carneiro
-
16h – Festa dançante com muito forró ao som de Renildo do Vale, Forró Pareado e atrações musicais surpresa
O evento é uma realização da AAMA e conta com o apoio de diversas instituições e lideranças, entre elas:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, IRPAA, FETAG-BA, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Programa Mensageiro Rural (com os professores e apresentadores José Humberto e Rubens Carvalho), Prefeitura Municipal de Curaçá, Comunidade Católica e Terço da Melancia, Paróquia de São Benedito e Bom Jesus, vereador Anselmo Filho, deputado estadual Marcelino Gallo, e o COMDISC – Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e das Bacias dos Rios Macururé e Curaçá.
A 5ª Missa dos Vaqueiros promete mais uma vez ser um marco de fé, cultura e integração das comunidades do sertão de Curaçá.
Texto: Alinne Torres
Foto: Curaçá Oficial
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada