Bahia
Crônica: Diretamente de Barro Vermelho a história de “seu” Malaquias

Hoje lhe convido a me acompanhar até Barro Vermelho, um dos mais antigos distritos de Curaçá.
Além da música, talvez a manifestação mais natural e representativa da sua gente, “Bavermei”, como carinhosamente dizem os seus filhos, sempre contou com pessoas de destacado bom humor e afiada veia satírica.
Dentre essas pessoas, Malaquias foi, possivelmente, o mais conhecido e festejado gozador. Dono de um raciocínio muito rápido e com a respostas pronta para todas as indagações na ponta da língua, Malaquias era admirado e a sua ferina língua temida.
Certa vez ele e mais dois trabalhadores estavam contratados por dia de serviço para abrirem buracos para a feitura de uma grande cerca. Enquanto trabalhavam, um parente do dono do serviço pôs-se a observar que Malaquias produzia bem menos que os outros. Zangado reclamou:
– Malaquias, os outros já abriram 8 buracos e você ainda tá no segundo!
– É que eles estão com pressa, e eu não.
Foi a resposta imediata.
Já fazia um bom tempo que Malaquias era viúvo. Todos viram que ele tava de xodó com uma mulher que não se prendia aos rigores morais das famílias do lugar. Quando ele deixou escapar que pretendia casar com esta dita criatura, a sua família entrou em ebulição e o filho mais velho o chamou às falas:
– O senhor ficou doido? Todos aqui conhecem essa mulher e sabem dos seus maus procedimentos. Além de tudo, todo mundo sabe que ela “já é furada”.
E Malaquias não deixou ele fechar a boca:
– Eu também sei. Mas eu não quero ela pra carregar água.
O filho desistiu da conversa!
Por Omar Torres, popular Babá
Memorialista curaçaense e Administrador
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Bahia
Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.
A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.
A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.
Texto: Alinne Torres
Foto: Rede Social
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada