Vídeo: Jhon Cruz
Nesta segunda-feira (17) na sede da empresa Blue Sky Caatinga, em Curaçá, foi realizada uma reunião com representantes de associações rurais, vaqueiros, sociedade civil e proprietários rurais, afim de conhecer, bem como, tirar dúvidas sobre a atuação da empresa no município.
A Blue Sky chegou a Curaçá no início deste ano com o objetivo de atuar na área de influência das Unidades de Conservação da Ararinha-azul. Por trabalhar em paralelo ao projeto de reintrodução da Ararinha Azul alguns questionamentos foram gerados na comunidade, sendo que produtores rurais procuraram o site Curaçá Oficial com receio de perderem a posse das suas terras e de não poderem mais criar os seus animais na caatinga.
O advogado curaçaense Dr. Ivanildo Lima comentou a nossa reportagem alguns dos motivos que provocaram a reunião.
Diante disso, a nossa redação também entrevistou o Diretor da Blue Sky, o biólogo Ugo Vercillo, que nos deu mais explicações sobre o o desencontro de informações que se formou diante da chegada da empresa na região.
Segundo o diretor, a empresa atua separadamente do projeto Ararinha Azul e o seu principal objetivo é integra técnicas de manejo do uso da terra com a proteção e restauração da caatinga, e com isso gerar renda atuando no mercado global de créditos de carbono.
Assista a matéria completa no vídeo a seguir.
Texto: Alinne Torres