Comunidade discute atuação da empresa Blue Sky Caatinga em Curaçá
Vídeo: Jhon Cruz
Nesta segunda-feira (17) na sede da empresa Blue Sky Caatinga, em Curaçá, foi realizada uma reunião com representantes de associações rurais, vaqueiros, sociedade civil e proprietários rurais, afim de conhecer, bem como, tirar dúvidas sobre a atuação da empresa no município.
A Blue Sky chegou a Curaçá no início deste ano com o objetivo de atuar na área de influência das Unidades de Conservação da Ararinha-azul. Por trabalhar em paralelo ao projeto de reintrodução da Ararinha Azul alguns questionamentos foram gerados na comunidade, sendo que produtores rurais procuraram o site Curaçá Oficial com receio de perderem a posse das suas terras e de não poderem mais criar os seus animais na caatinga.
O advogado curaçaense Dr. Ivanildo Lima comentou a nossa reportagem alguns dos motivos que provocaram a reunião.
Diante disso, a nossa redação também entrevistou o Diretor da Blue Sky, o biólogo Ugo Vercillo, que nos deu mais explicações sobre o o desencontro de informações que se formou diante da chegada da empresa na região.
Segundo o diretor, a empresa atua separadamente do projeto Ararinha Azul e o seu principal objetivo é integra técnicas de manejo do uso da terra com a proteção e restauração da caatinga, e com isso gerar renda atuando no mercado global de créditos de carbono.
Assista a matéria completa no vídeo a seguir.
Texto: Alinne Torres
Bahia
Cartório Eleitoral de Curaçá chama atenção de jovens entre 16 e 18 anos para emissão do Título de Eleitor

Se você tem entre 16 e 18 anos, procure o Cartório Eleitoral de Curaçá para emitir seu título de eleitor. É necessário apresentar um documento de identidade (RG ou equivalente) e um comprovante de residência.
Endereço: Rua Hermes Duarte, nº 95, Centro, Curaçá-BA
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 14h
As informações são fornecidas pelo Cartório Eleitoral de Curaçá. Contribua para a democracia exercendo seu direito ao voto.
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação
Bahia
45ª CIPM erradica plantações de maconha na zona rural de Curaçá

Na sexta-feira (04), a Polícia Militar da Bahia, por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Curaçá, intensificou as ações de combate ao cultivo ilícito de entorpecentes na região de Ilha Redonda de Cima. Em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, foram deflagradas duas operações que resultaram na erradicação de significativos plantios de Cannabis sativa.
Em uma das ações, os policiais localizaram uma roça com 3.200 pés de maconha, os quais foram imediatamente erradicados e incinerados no local. Em outra operação, realizadas quase simultaneamente, duas roças foram encontradas: uma com 7.500 pés e outra com 3.500 pés, totalizando 11.000 pés da erva. Assim, as equipes garantiram a destruição completa do material, tendo sido encaminhada uma amostra à Polícia Judiciária para a adoção das providências legais cabíveis. Em ambas as ocorrências, nenhum suspeito foi encontrado nas proximidades.
Com informações da 45ª CIPM
Foto: 45ª CIPM
Bahia
Onda de Calor Continua em Curaçá: Termômetros Devem Ultrapassar os 35°C

Os moradores de Curaçá seguem enfrentando dias de calor intenso, e a previsão para os próximos dias não traz alívio. De acordo com o Instituto Climatempo, entre sexta-feira (04) e domingo (06), o tempo continuará seco e quente, sem previsão de chuva para a região.
As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 23°C e a máxima de 36°C, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a exposição ao sol. Acompanhe mais atualizações sobre o clima em nosso site.
Texto: Alinne Torres
Foto: Arquivo Curaçá Oficial
-
Bahia3 dias atrás
45ª CIPM erradica plantações de maconha na zona rural de Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Policiais militares cumprem mandado de prisão no Projeto Pedra Branca
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA apreende arma de fogo usada em caça ilegal na zona rural de Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Cartório Eleitoral de Curaçá chama atenção de jovens entre 16 e 18 anos para emissão do Título de Eleitor