Redes sociais

Cultura

Crônica: A valentia de Elias de Fortunato

Publicado

em

A história de Curaçá é enriquecida pela presença de admiráveis personagens populares que resistem ao esquecimento, mesmo após muitos deles terem nos deixado há décadas. As segundas-feiras, dia da feira da cidade, eram especiais porque era o dia de encontra-los no mercado, nas ruas, armazéns ou bares da cidade. Quem é do meu tempo sabe que avistar pelas ruas, Apriginho do Caboclo Aprígio Julinho da Melancia, Zé Pintor, Quizinho, Conceição, Coruja, João de Mãe Sérgia e Elias de Fortunato, por exemplo, era a certeza de um acontecimento inesperado ou, no mínimo, de boas gargalhadas.

Hoje quero lembrar especialmente de um deles: Elias de Fortunato.
Criado por Fortunato Lopes, Elias era um homem de forte compleição física, dotado de admirável coragem para todos os enfrentamentos da vida. Por onde andou se destacou com ações viris e desassombradas. Desde a extenuante tarefa de transportar pesados toros de madeira pelo Rio, cuidar de um eito de roça ou mesmo enfrentar um valentão, era, para o destemido Elias, motivo da mesma disposição e alegria.

Certa vez, no meio de uma sombria madrugada, Elias atravessava a escura e perigosa ponte que liga Juazeiro a Petrolina. Três bandidos lhe abordaram dizendo para ele lhes entregar o dinheiro e o que de mais valor tivesse. Ele os desafiou dizendo:
– O que tenho ganhei com o meu suor. Não foi roubado, não. Se vocês quiserem venham buscar.
Os bandidos o cercaram, sendo que dois deles empunhavam grandes peixeiras e o terceiro, um porrete de madeira. Elias os enfrentou de mãos limpas.
No amanhecer do dia, ele chegou na casa da sua irmã de criação e madrinha, Nilza Lopes, com profundos cortes nas mãos e na cabeça e a roupa toda suja de sangue. Para a madrinha assustada ele detalhou o acontecido.

– Eu até tava me divertindo com a brincadeira minha madrinha. Mas quando vi o mel (sangue) descer nas mãos, ai fiquei com raiva. O primeiro que peguei com jeito, eu joguei dentro d’água. (Cerca de 5 metros de altura)

E gargalhando sonoramente concluiu a narrativa:
-Se não sabia nadar, eu acho que ele morreu, minha madrinha! Os outros dois covardes fugiram!

Das cenas mais marcantes gravadas na minha memória, estão as imagens de Elias, nos dias de feira, esforçando para se equilibrar bêbado em cima de um burro, entrando em armazéns e bares de Curaçá, batendo com força o chicote nos balcões de madeira e gritando:
– Eu tô desmantelando o mundo. Deus que fez e que é o dono dele, amanhã que conserte!

Jamais vi afirmação tão convicta e convincente.

Por Omar Torres, popular Babá

Memorialista curaçaense e Administrador

Cultura

Ginásio de Esportes Deroaldo Franco de Andrade será inaugurado neste sábado em Curaçá

Publicado

em

Segundo as redes sociais do prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, no próximo sábado (28) será inaugurado o Ginásio de Esportes Deroaldo Franco de Andrade, localizado na avenida Gilberto Bahia (próximo ao INSS).

As obras de reforma e ampliação do ginásio de esportes foi bastante esperada pela população de Curaçá. O evento está marcado para ter início às 18h.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Estado convoca 1677 novos profissionais da Educação, nesta quarta-feira (dia 25)

Publicado

em

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta quarta-feira (dia 25), no Diário Oficial do Estado, a nova convocação de profissionais aprovados no concurso público da rede estadual de ensino. A medida faz parte de um conjunto de ações que visa fortalecer a educação pública estadual, promovendo a valorização do magistério e a melhoria da qualidade de ensino. Serão convocados 1.677 novos profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos, para atuar em diversas regiões do estado.

A convocação inclui 1.101 professores efetivos, 560 Coordenadores Pedagógicos e 16 Coordenadores Pedagógicos Indígenas, que atuarão nas escolas distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, comenta a expectativa para o ingresso desses novos profissionais na Rede Estadual de Educação. “Eu vejo um grupo jovem e engajado que quer fazer parte da rede. Ser servidor público, especialmente da Educação, tem que ter muito compromisso e acreditar no que está fazendo. Esse concurso foi feito com um recorte estratégico de municípios que não tinham professores efetivos. Fizemos um concurso direcionado, pensando em fazer gestão de rede para os locais onde havia carência de professores. O nosso exercício agora é colocar esses professores em sala de aula”.

1.386 candidatos foram nomeados na primeira convocação, sendo que 1.333 tomaram posse e 53 candidatos desistiram. Em abril, o governador nomeou 657professores coordenadores pedagógicos, incluindo duas coordenadoras indígenas, desses tomaram posse 638. Esta nova convocação, contemplando candidatos classificados no cadastro reserva, faz parte do compromisso do governo em otimizar as vagas do cadastro reserva do concurso público realizado neste ano, que teve mais de 103 mil inscritos e ofertou 2.113 vagas no total.

Fonte: Ascom/SEC

Continuar lendo

Cultura

Samba do Gato agita Curaçá neste sábado (21)

Publicado

em

Prepare-se para uma noite de muito samba e pagode em Curaçá! No próximo sábado (21), a 2ª edição do Samba do Gato promete reunir a juventude e todos os amantes do ritmo mais brasileiro que existe.

A partir das 21h, o Clube Varanda Club será palco de muita música boa com as bandas Som de Pagode, Trupe do NJ e o DJ Romulo André. Uma noite imperdível para quem gosta de sambar!

Não fique de fora dessa! Garanta já o seu ingresso através do WhatsApp (74) 9 8817-5359.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

DESTAQUE