Redes sociais

Cultura

Crônica: O dia que Zé Reis tomou a palavra de Bina entre Curaçá e Juazeiro

Publicado

em

Como disse no episódio passado, até o início da década de 70, as viagens de caminhão entre Curaçá e Juazeiro eram extremamente desconfortáveis. Os passageiros iam em cima da carroceria, misturados com cargas e animais, sempre expostos ao frio da madrugada, ao sol da manhã e à poeira da estrada. Era mesmo uma viagem para quem tinha grande necessidade.

As animadas conversas travadas entre os viajantes eram importantes paliativos que amenizavam as demoradas horas de desconforto.

Bernardino Rodrigues, Bina, era conhecido por falar muito e com um volume de voz que se ouvia à distância. Suas palavras eram emolduradas por gestos largos e exagerados, que ajudavam a prender a atenção de quem o escutava. Quando viajava para Juazeiro, fazia da carroceria do caminhão o seu palco particular. Tomava a palavra no primeiro bom dia, ao subir no caminhão, e só a soltava depois que a viagem terminava na frente do Juazeiro Hotel, na Rua da 28, no centro da vizinha cidade e quando todos se dispersavam batendo na roupa pra sacudir a poeira.

Certo dia, no primeiro quilômetro viajado, logo que o caminhão ultrapassou o cancelão da entrada de Curaçá, Bina já dominava a palavra e Zé Reis o interrompeu dizendo:

– Não atalhando a sua proposta….
Tomou a palavra e não parou mais de falar, nem deu a mínima oportunidade a ninguém.

Mais de 3 horas depois, quando o caminhão vencia o areal do Horto, na entrada de Juazeiro, ele virou- se para Bina e falou:
– Como o senhor ia dizendo….a palavra é sua, Seu Bina.

Visivelmente aborrecido, Bina só conseguiu dizer:
– Só por esse restinho de viagem, não quero mais não.
Sem esconder a raiva e de boca literalmente fechada, foi assim até desembarcar na frente do Juazeiro Hotel.

Por: Omar Torres, popular Babá

Memorialista curaçaense e Administrador

Bahia

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Publicado

em

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.

Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).

As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!

Por Luiz Rodrigues

 Agência Multiciência

Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena

Continuar lendo

Bahia

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Publicado

em

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Continuar lendo

Cultura

Confira a programação da Romaria da Gruta de Patamuté 2024

Publicado

em

A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá, estará celebrando, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.

O tema da Romaria nesse ano é “Sagrado Coração de Jeses, somos o teu povo e a Deus pertencemos.

Os ritos eucarísticos terão início no dia 30, às 19h, com a Missa de Acolhida dos Romeiros em Patamuté.

No dia 31, às 19h, acontecerá às 18h o Terço Mariano na Base do Romeiro, às 19h Missa de abertura da Romaria e às 20h procissão luminosa até o Santuário. Às 21h acontecerão apresentações culturais na Base do Romeiro.

No dia 1 de novembro logo nas primeiras horas, às 5h, haverá o Ofício da Imaculada Conceição no Santuário. Os romeiros poderão assistir as missas às 6h, 8h, e 10h no Santuário.

Para encerrar a romaria, ainda no dia 1 de novembro, às 12h será realizada despedida dos peregrinos e a benção dos objetos sagrados.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

DESTAQUE