Redes sociais

Cultura

Crônica: O dia que Zé Reis tomou a palavra de Bina entre Curaçá e Juazeiro

Publicado

em

Como disse no episódio passado, até o início da década de 70, as viagens de caminhão entre Curaçá e Juazeiro eram extremamente desconfortáveis. Os passageiros iam em cima da carroceria, misturados com cargas e animais, sempre expostos ao frio da madrugada, ao sol da manhã e à poeira da estrada. Era mesmo uma viagem para quem tinha grande necessidade.

As animadas conversas travadas entre os viajantes eram importantes paliativos que amenizavam as demoradas horas de desconforto.

Bernardino Rodrigues, Bina, era conhecido por falar muito e com um volume de voz que se ouvia à distância. Suas palavras eram emolduradas por gestos largos e exagerados, que ajudavam a prender a atenção de quem o escutava. Quando viajava para Juazeiro, fazia da carroceria do caminhão o seu palco particular. Tomava a palavra no primeiro bom dia, ao subir no caminhão, e só a soltava depois que a viagem terminava na frente do Juazeiro Hotel, na Rua da 28, no centro da vizinha cidade e quando todos se dispersavam batendo na roupa pra sacudir a poeira.

Certo dia, no primeiro quilômetro viajado, logo que o caminhão ultrapassou o cancelão da entrada de Curaçá, Bina já dominava a palavra e Zé Reis o interrompeu dizendo:

– Não atalhando a sua proposta….
Tomou a palavra e não parou mais de falar, nem deu a mínima oportunidade a ninguém.

Mais de 3 horas depois, quando o caminhão vencia o areal do Horto, na entrada de Juazeiro, ele virou- se para Bina e falou:
– Como o senhor ia dizendo….a palavra é sua, Seu Bina.

Visivelmente aborrecido, Bina só conseguiu dizer:
– Só por esse restinho de viagem, não quero mais não.
Sem esconder a raiva e de boca literalmente fechada, foi assim até desembarcar na frente do Juazeiro Hotel.

Por: Omar Torres, popular Babá

Memorialista curaçaense e Administrador

Cultura

Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora

Publicado

em

A tradição junina vai tomar conta do distrito de Poço de Fora nos dias 6 e 7 de junho com a realização da Festa do Sagrado Coração de Jesus, dentro do Circuito Curaçá Junino. O evento promete muita animação, forró e valorização da cultura nordestina, reunindo grandes atrações para movimentar a comunidade.

Na sexta-feira, dia 6, sobem ao palco David Kauã, Tinho do Acordeon, Ferro na Muleka e William do Valle. Já no sábado, dia 7, será a vez de Júlio do Acordeon, Rodrigão e Forrozão Classe A.

O evento é promovido pela gestão municipal e faz parte do calendário oficial das festas juninas do município.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

Bahia

Curaçá se prepara para a 5ª Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia no dia 31 de maio

Publicado

em

A comunidade agropecuária de Curaçá já vive a expectativa para a 5ª edição da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia, que será realizada no próximo dia 31 de maio (sábado), na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA).

O evento, que já se tornou tradição na região, celebra a fé, a cultura sertaneja e a valorização do homem do campo, reunindo vaqueiros, famílias e representantes das comunidades rurais em um momento de confraternização, devoção e alegria.

A programação começa logo cedo, às 7h da manhã, com um café da manhã especial para os vaqueiros no povoado de Angico Grande. Em seguida, às 8h30, acontece a tradicional cavalgada com desfile dos vaqueiros, que sairão de Angico Grande em direção à sede da AAMA, onde será realizada a missa.

A Missa dos Vaqueiros está marcada para as 9h, com celebração do Padre Valdevam Correia, conhecido como o “Padre Vaqueiro”, que costuma emocionar os fiéis com sua linguagem próxima do sertanejo e do homem do campo.

Após a missa, a programação segue com momentos culturais e de valorização dos vaqueiros:

  • 11h – Aboios

  • 11h30 – Homenagens aos vaqueiros mais antigos e às mães de vaqueiros e agropecuaristas da comunidade

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – Sorteio de brindes para os vaqueiros

  • 15h – Bingo de um carneiro

  • 16h – Festa dançante com muito forró ao som de Renildo do Vale, Forró Pareado e atrações musicais surpresa

O evento é uma realização da AAMA e conta com o apoio de diversas instituições e lideranças, entre elas:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, IRPAA, FETAG-BA, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Programa Mensageiro Rural (com os professores e apresentadores José Humberto e Rubens Carvalho), Prefeitura Municipal de Curaçá, Comunidade Católica e Terço da Melancia, Paróquia de São Benedito e Bom Jesus, vereador Anselmo Filho, deputado estadual Marcelino Gallo, e o COMDISC – Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e das Bacias dos Rios Macururé e Curaçá.

A 5ª Missa dos Vaqueiros promete mais uma vez ser um marco de fé, cultura e integração das comunidades do sertão de Curaçá.

Texto: Alinne Torres

Foto: Curaçá Oficial

Continuar lendo

DESTAQUE