Curaçá
Artigo: Em Curaçá, Rogério Bahia sustenta a tradição

“A tradição é o passado que se faz presente e tem a virtude de se fazer futuro” (Tobias Barreto, jurista e filósofo sergipano, 1839-1889).
O vereador Rogério Bahia foi eleito presidente da Câmara Municipal de Curaçá para o biênio 2023/2024.
Advogado com 46 anos e aproximadas duas décadas de exercício da profissão, Dr. Rogério Bahia se sustenta nas tradições curaçaenses amparadas em núcleo familiar de conhecida contribuição para a história do município.
Neto de Gilberto da Silveira Bahia, prefeito do município no período de 1959-1963 e filho de Gilberto Bahia Filho (Gilbertinho), que também foi prefeito no período de 1993 a 1996, o advogado Rogério Bahia tem considerável e louvável folha de serviços prestados ao município.
O homem começou cedo. Exerce a advocacia desde jovem e já foi advogado da Câmara Municipal e vice-prefeito do município.
Patrocinou causas de associações rurais e urbanas. Sempre fez um trabalho de esclarecimento à população no que concerne aos direitos previdenciários e se preocupou sobremaneira com os problemas fundiários.
Levou suas ideias ao interior do município, expandindo-as além da sede, cresceu junto à comunidade como um todo e se consolidou como político atuante e bem avaliado.
Em recente esforço na área da cultura, o vereador Rogério Bahia propôs e aprovou projeto de lei, já sancionado pelo prefeito, com vistas à proteção do patrimônio histórico do município de Curaçá, incluída aí, por óbvio, a Gruta de Patamuté, elevada à condição de Santuário Popular Sagrado Coração de Jesus e importante ponto turístico e de devoção e fé.
Noticiou-se que a eleição para a presidência da Câmara Municipal se deu em chapa única, o que autoriza a entender que o vereador Rogério Bahia está consolidando sua liderança no município, construindo unanimidade e robustecendo a tradição política local.
Por: Walter Costa
Advogado
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Brasil
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, realizou, no sábado (17), uma prisão em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreendeu 47 papelotes de substância análoga à cocaína no município de Curaçá.
Por volta das 15h30, durante a intensificação do policiamento no centro da cidade, a guarnição foi informada via Central sobre uma ocorrência de violência doméstica no bairro Nova Aliança. De imediato, os policiais militares se deslocaram até o local informado, onde confirmaram a veracidade das denúncias. A vítima apresentava sinais visíveis de agressão física e relatou ter sido agredida por seu companheiro, que ainda se encontrava no interior do imóvel.
Durante a contenção do autor, a vítima informou que seu companheiro era traficante e que, na residência, havia certa quantidade de drogas. Após autorização para busca domiciliar, foram localizados 47 papelotes de substância análoga à cocaína.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante, e o homem, juntamente com a vítima, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Texto e foto: Ascom/45ª CIPM
Curaçá
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

A assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá enviou uma nota ao Curaçá Oficial explicando sobre o andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município. Acompanhe!
A Prefeitura de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que o processo de aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), encontra-se em andamento.
A etapa técnica, conduzida pela equipe de nutricionistas responsável, já foi concluída, com a definição dos itens a serem adquiridos e seus respectivos quantitativos, conforme as necessidades nutricionais dos alunos da rede pública municipal de ensino.
Atualmente, o processo segue em fase de cotação e negociação de preços com fornecedores habilitados, etapa necessária para garantir a economicidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Após a conclusão dessa etapa, será elaborado e publicado o edital correspondente, que será amplamente divulgado, assegurando a ampla concorrência e o cumprimento dos princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade e eficiência que regem a administração pública.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência dos processos e com a oferta de uma alimentação escolar segura, equilibrada e de qualidade para todos os estudantes da rede municipal.
Atenciosamente,
Elias Fonseca Martins
Secretário Municipal de Comunicação
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada