Redes sociais

Cultura

Crônica: A tentativa de Ivanildo Lima curtir o carnaval de Juazeiro

Publicado

em

Por muitos anos Juazeiro deteve o título de “melhor carnaval do interior da Bahia”.

A proximidade era o forte argumento para alguns jovens de Curaçá não perderem as alegrias e as liberdades comuns a essa folia. Como a maioria não possuía renda própria, era o período em que os pais sofriam forte pressão para garantirem o dinheiro que garantiria a folia.

O jovem Ivanildo Torres Lima, ou Nido de Inácio, era um desses notáveis foliões. Os pais sempre atendiam aos seus apelos e garantiam o recurso, verdadeiro passaporte para as alegrias daquele súdito do Rei Momo. Teve um ano que Nido se excedeu nos gastos e isso nos meses que antecederam o carnaval. Seus pais decidiram não liberar o dinheiro da festa. Ele se aperriou. Pensou, pensou…. e não via a possibilidade de conseguir o dinheiro. Já no desespero, lembrou que a família tinha bom rebanho caprino na Fazenda Boa Esperança. Na certa, teria algumas suas também. Vou vender – pensou.

Como a Fazenda era muito distante da cidade, teve de fretar um jipe para levá-lo. Depois de algumas horas de viagem, ele ficou bem animado quando chegou e viu da calçada da casa no alto, lá embaixo, na várzea próxima de um riacho, grande quantidade de criação pastando. Rapidamente fez as contas e imaginou que dava pra vender umas dez cabeças. Já sentia garantida a sua participação no desejado carnaval de Juazeiro.
Para receber a visita e com visível cara de surpresa, apareceu João, o vaqueiro. Nido foi direto ao assunto:

– João, preciso vender com urgência, umas criações das minhas que tiver ai.

De pronto, João respondeu:

– Você não soube Nido?
Deu uma chuva pras cabeceiras do riacho grande, a enchente chegou aqui de madrugada e a criação que tava na “varge” foi toda carregada.
Apontando para o magote que pastava na várzea, Nido perguntou:

– E aquelas alí? Não são nossas?
João retrucou:
– Não. Aquelas são as minhas que escaparam.
Olhando bem dentro dos olhos de João, Nido contra atacou:
-Vixe, João. E você só ensinou as suas a nadar?

Fez-se o silêncio de uma eternidade e ele teve de voltar com uma grande preocupação a mais: onde arranjar dinheiro pra pagar o frete do jipe.

Por Omar Torres, popular Babá

Administrador e memorialista curaçaense

Cultura

Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora

Publicado

em

A tradição junina vai tomar conta do distrito de Poço de Fora nos dias 6 e 7 de junho com a realização da Festa do Sagrado Coração de Jesus, dentro do Circuito Curaçá Junino. O evento promete muita animação, forró e valorização da cultura nordestina, reunindo grandes atrações para movimentar a comunidade.

Na sexta-feira, dia 6, sobem ao palco David Kauã, Tinho do Acordeon, Ferro na Muleka e William do Valle. Já no sábado, dia 7, será a vez de Júlio do Acordeon, Rodrigão e Forrozão Classe A.

O evento é promovido pela gestão municipal e faz parte do calendário oficial das festas juninas do município.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

Bahia

Curaçá se prepara para a 5ª Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia no dia 31 de maio

Publicado

em

A comunidade agropecuária de Curaçá já vive a expectativa para a 5ª edição da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia, que será realizada no próximo dia 31 de maio (sábado), na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA).

O evento, que já se tornou tradição na região, celebra a fé, a cultura sertaneja e a valorização do homem do campo, reunindo vaqueiros, famílias e representantes das comunidades rurais em um momento de confraternização, devoção e alegria.

A programação começa logo cedo, às 7h da manhã, com um café da manhã especial para os vaqueiros no povoado de Angico Grande. Em seguida, às 8h30, acontece a tradicional cavalgada com desfile dos vaqueiros, que sairão de Angico Grande em direção à sede da AAMA, onde será realizada a missa.

A Missa dos Vaqueiros está marcada para as 9h, com celebração do Padre Valdevam Correia, conhecido como o “Padre Vaqueiro”, que costuma emocionar os fiéis com sua linguagem próxima do sertanejo e do homem do campo.

Após a missa, a programação segue com momentos culturais e de valorização dos vaqueiros:

  • 11h – Aboios

  • 11h30 – Homenagens aos vaqueiros mais antigos e às mães de vaqueiros e agropecuaristas da comunidade

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – Sorteio de brindes para os vaqueiros

  • 15h – Bingo de um carneiro

  • 16h – Festa dançante com muito forró ao som de Renildo do Vale, Forró Pareado e atrações musicais surpresa

O evento é uma realização da AAMA e conta com o apoio de diversas instituições e lideranças, entre elas:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, IRPAA, FETAG-BA, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Programa Mensageiro Rural (com os professores e apresentadores José Humberto e Rubens Carvalho), Prefeitura Municipal de Curaçá, Comunidade Católica e Terço da Melancia, Paróquia de São Benedito e Bom Jesus, vereador Anselmo Filho, deputado estadual Marcelino Gallo, e o COMDISC – Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e das Bacias dos Rios Macururé e Curaçá.

A 5ª Missa dos Vaqueiros promete mais uma vez ser um marco de fé, cultura e integração das comunidades do sertão de Curaçá.

Texto: Alinne Torres

Foto: Curaçá Oficial

Continuar lendo

DESTAQUE