Redes sociais

Curaçá

Comunitário volta a cobrar iluminação pública no Projeto Pedra Branca

Publicado

em

Nesta terça-feira (20) a redação do Curaçá Oficial recebeu o desabafo do leitor e comunitário Anderson Varjão sobre a falta de iluminação pública no Projeto Pedra Branca.

Acompanhe:

Cerca de um mês atrás recebemos de diversos moradores do projeto Pedra Branca fotos e vídeos a respeito da iluminação pública. Mostramos a situação caótica que se encontravam todas as Agrovilas do município, recebemos também a informação que os vereadores procuraram o senhor Marciano (responsável pela empresa que faz a manutenção) e o mesmo garantiu resolver o problema, disse ainda que o prefeito havia destinado o recurso e estava esperando a reposição de material, inclusive foi procurado pela redação do Curaçá Oficial e deu uma resposta positiva.

Hoje mais de um mês após vermos que tudo em Curaçá se resolve com desculpas e esperam que caia no esquecimento, “Marciano da Escuridão” como já vem sendo chamado pela população, nem satisfação e muito menos o serviço apresentou. A situação que já era caótica um mês após tornou-se ainda pior, a população pede uma explicação, pois as taxas não deixaram de ser cobradas.

Vale salientar que na maioria das casas a taxa gira em torno de 18 reais. Fazendo um cálculo rápido cada residência está pagando 236 reais anuais, sendo assim observando que existe um poste a cada 3 casas são 718 reais pagos de contribuição para que no ano não se faça a reposição de uma única lâmpada. Algo de errado não está certo.

A população quer saber a verdade, pois o senhor Marciano deveria no mínimo esclarecer o que acontece, pois se procurado ele diz que o prefeito fez o repasse, mas a iluminação nunca chega, o que será que acontece? Será que o mesmo está servindo de escudo para o prefeito que não liberou o recurso? Ou será que há outro entrave? Prefeito Pedro Oliveira e companhia lembrem-se que as Agrovilas existem e que a população paga por esse serviço que infelizmente sua gestão não tem ofertado.

Anderson Varjão

Bahia

Missa com os Vaqueiros de Curaçá será realizada no domingo (07)

Publicado

em

Fé, tradição e cultura no sertão. Assim será a Missa dos Vaqueiros de Curaçá que será realizada no próximo domingo (7), às 9h, na Praça do Teatro Raul Coelho, centro da cidade.

A celebração Alusiva será presidida pelo padre Josemar Mota e pelo pároco de Curaçá Frei Valdevan Correia, o padre vaqueiro.

A comissão organizadora da missa vem há meses preparando os momentos da celebração que promete trazer à tona a labuta do vaqueiro na caatinga e a sua religiosidade.

Em entrevista ao Curaçá Oficial, nesta segunda-feira (01), o Frei Valdevan Correia explicou algumas novidades que serão apresentadas aos vaqueiros e aos fiéis durante a Missa, como as apresentações culturais que antecederão a celebração.

Confira a entrevista do padre completa clicando aqui

No card a seguir confira a programação completa da Missa com os Vaqueiros deste ano.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Confira como vai ficar a previsão do tempo nesta semana em Curaçá

Publicado

em

A tão esperada Festa dos Vaqueiros de Curaçá está chegando! E para alegria do público, o Instituto Climatempo prevê tempo firme e ensolarado durante todo o evento, que acontece no próximo sábado e domingo (07 e 08 de julho).

De acordo com o instituto, não há previsão de chuva até o próximo domingo (07). As temperaturas também estarão agradáveis, com mínimas de 18°C e máximas que podem chegar a 33°C.

O clima seco e ensolarado é perfeito para aproveitar ao máximo a programação da festa, que inclui apresentações culturais, Desfile dos Vaqueiros, apresentações musicais, Missa dos Vaqueiros, corrida de prado, além de muita animação.

Então, prepare o chapéu, a bota e o protetor solar, porque a Festa dos Vaqueiros de Curaçá promete ser de Sol, calor e muita alegria.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

PM Bahia erradica mais de 31 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, realizou no sábado (29), a erradicação de mais um plantio de cannabis sativa (maconha) no município de Curaçá.

A ação, em continuidade à Operação Terra Limpa, que visa o combate ao plantio e ao tráfico de drogas nas ilhas do Rio São Francisco, policiais militares pertencentes à 45ª CIPM, por meio de uma análise estratégica, localizaram 26.000 (vinte e seis mil) pés de cannabis sativa (maconha) na localidade conhecida como “Ilha Redonda”, área rural do município de Curaçá.

Em seguida, já em uma ilha próxima à captação de abastecimento de água, outra plantação foi encontrada, contendo 5.200 (cinco mil e duzentos) pés de cannabis sativa (maconha), totalizando, portanto, 31.200 (trinta e um mil e duzentos) pés de cannabis sativa (maconha).

Todo o material apreendido foi incinerado, com exceção de uma amostra que foi colhida e encaminhada para as providências cabíveis à Polícia Judiciária. Ninguém foi encontrado no local.

A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, sob o comando do Major PM Leonel, atua alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA e segue desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate às ações criminosas na região norte-baiana.

Foram erradicados, neste ano de 2024, 159.100 (cento e cinquenta e nove mil e cem) pés de maconha durante a Operação Terra Limpa na região de Curaçá.

Quantitativo de pés de maconha erradicados na Região:

2022: 821.708

2023: 425.420

2024: 159.100

Fonte: 45ª CIPM

Continuar lendo

DESTAQUE