Redes sociais

Bahia

Artigo: Janeiro Branco, uma campanha dedicada a Saúde Mental

Publicado

em

O mês de Janeiro é um momento em que é comum as pessoas fazerem reflexões sobre acerca da própria vida. Por isso, a cor branca foi escolhida por, simbolicamente representar folhas ou telas em branco, que podem ser usadas para projetar mudanças, novos projetos, metas a serem alcançadas, sonhos e objetivos.

Eu, como terapeuta, especialista em Saúde Mental, sempre costumo falar para os meus pacientes, sobre a importância de se manter o equilíbrio em todas as relações. E esse ano, para a minha surpresa, a campanha do movimento social Janeiro Branco, que em 2023 completa dez anos, trouxe como tema “A vida pede equilíbrio”.

O objetivo dessa campanha é justamente, chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental, bem como, combater o estigma e preconceito em torno dos transtornos mentais e reinvidicar respeito à condição psicológica de cada um.

Sabemos que diante da pandemia, houve um aumento expressivo do número de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. Segundo estamos vivendo uma segunda pandemia de Saúde Mental; e o janeiro branco vem esclarecer e desmistificar os mitos sobre tais doenças, além de trazer novas informações sobre promoção e prevenção da saúde mental.

Tendo em vista que, de acordo com o Datasus, os suicídios sobem sem parar no Brasil, é perceptível que muitas pessoas, ainda não sabem como procurar ajuda.

É cada vez mais importante, que haja políticas públicas destinadas a Saúde Mental e estratégias para se suprir as necessidades das pessoas, que sofrem por falta de suporte e orientação emocional.

Por Alline Ramos

Terapeuta e Especialista em Saúde Mental.

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE