Redes sociais

Bahia

Deputados estaduais do PT Bahia tomam posse com o desafio de reconstruir o Brasil

Publicado

em

Nove deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores da Bahia foram empossados na tarde desta quarta-feira, 1º, para mais um mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Com pautas de defesa que vão desde o fortalecimento da agricultura familiar, da educação, segurança pública, o combate à fome e à pobreza a mais investimentos em saúde e segurança pública, Euclides Fernandes, Fátima Nunes, Júnior Muniz, Maria Del Carmen, Paulo Rangel, Robinson Almeida, Rosemberg Pinto e Zé Raimundo tomaram posse de seus mandatos com o compromisso de promover mais desenvolvimento para o estado e melhorias na qualidade de vida da população. Osni Cardoso, que também foi empossado nesta quarta-feira, será licenciado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e Neusa Cadore, primeira suplente, ocupará o cargo de deputada.

Eleito para o seu quinto mandato, Euclides Fernandes destacou que sua intenção é dar continuidade aos trabalhos já prestados nas legislaturas anteriores, inclusive com o impulsionamento dos projetos que estão em andamento com prioridades nas áreas de educação, segurança pública e combate à fome, dentre outras. “Sempre em prol do avanço socioeconômico da Bahia, tendo como prioridade as ações que gerem uma sociedade mais justa e igualitária para nossa gente”, afirmou o parlamentar.

Nova líder do PT na Alba e entrado no quinto mandato consecutivo e sexto na história do parlamento baiano, Fátima Nunes falou sobre a urgência do combate à fome. “O pão em todas as mesas é prioridade e, com o trabalho realizado pelo Governo Federal, com o presidente Lula, e Estadual, com o governador Jerônimo Rodrigues, faremos muito mais por nosso povo, enfatizando os projetos sociais, amenizando o sofrimento dos baianos e baianas, que foram prejudicados pelo desgoverno da última gestão”.

Já Júnior Muniz, que é protagonista na bandeira municipalista e vem contribuindo para o fortalecimento dos municípios baianos através das entregas de equipamentos e grandes obras, defende que para a promoção do desenvolvimento social e do estado é preciso propor ações que possam tirar projetos do papel para que sejam transformados em realidade. “Saúde e educação também são bandeiras de defesa prioritárias para a transformação social. Dessa forma, o mandato seguirá dialogando com a base para construir e apoiar proposições que visem otimizar essas áreas, contribuindo com a constante melhora dos índices”.

Maria Del Carmen, por sua vez, tem como missão continuar avançando ainda mais nas pautas que já trabalha ao longo desses anos, como desenvolvimento urbano, agricultura familiar, defesa dos direitos das mulheres, principalmente nas questões de combate à violência e saúde feminina, dentre outras. “Acredito que, agora, tendo o apoio do governo federal com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues vamos ter melhores condições para cuidar dos baianos e baianas. Vamos ter de volta os programas de políticas públicas que vão trazer a dignidade e qualidade de vida para o nosso povo. E no meu caso, como eu gosto de viajar, estar sempre próximo ao povo, acompanhando e dialogando, o desafio vai ser conseguir estar em todos os lugares ao mesmo tempo”.

Historicamente, o mandato de Neusa Cadore tem atuado em diversas frentes de lutas em que se destacam a defesa dos direitos das mulheres, o combate à violência, a promoção da autonomia econômica e ampliação da participação feminina nos espaços de poder e decisão, assim como apoio à juventude, através do fortalecimento do esporte, da cultura, da comunicação e da educação. Para esta legislatura, Neusa pretende contribuir no combate à fome e na inclusão socioprodutiva para gerar emprego e renda, fortalecendo a agricultura familiar e a economia solidária.

Paulo Rangel assume seu sexto mandato como deputado estadual tendo como principais bandeiras a defesa da agricultura familiar, dos recursos hídricos, do ensino de qualidade para todos, universalização do atendimento à saúde e defesa de negros, mulheres, índios e LGBTQIAP+ e destaca que será um grande parceiro dos governos estadual e federal na legislatura que se inicia. “Neste mandato estarei focado, principalmente, em ajudar o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues a construírem, no Brasil e na Bahia, uma perspectiva de vida que tenha como questões centrais a ampliação do espaço democrático e o resgate da cidadania, com a incorporação de políticas públicas que assegurem, a todos os cidadãos e cidadãs, acesso aos serviços básicos de saúde, educação e segurança.”

Elencando como prioridades os temas de interesse da Bahia, Robinson Almeida também vai trabalhar para aprovar iniciativas que ajudem o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula na missão de defender a democracia e promover o desenvolvimento, com geração de trabalho e renda para os baianos. “A defesa da democracia, em seu sentido etimológico mais amplo, com uma sociedade mais justa, igualitária, e dada as circunstâncias recentes do Brasil, certamente é um desafio imperativo ao nosso país que nosso mandato, democrático e popular, também tem incorporado em nossa plataforma política. Na Assembleia Legislativa vamos ter esse compromisso que nos encoraja em nossa luta política”, afirmou o parlamentar.

Já o líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto, continuará a atuar em defesa da qualidade da educação pública, que considera ponto fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Outro ponto ressaltado por Rosemberg é o estímulo à agricultura familiar, que, para ele, tem o papel de manter o trabalhador no campo, evitando assim o deslocamento para as grandes cidades e a formação de bolsões de pobreza, como ocorreu em diversas cidades brasileiras.

Fonte: Ascom PT Bahia

Bahia

Missa com os Vaqueiros de Curaçá será realizada no domingo (07)

Publicado

em

Fé, tradição e cultura no sertão. Assim será a Missa dos Vaqueiros de Curaçá que será realizada no próximo domingo (7), às 9h, na Praça do Teatro Raul Coelho, centro da cidade.

A celebração Alusiva será presidida pelo padre Josemar Mota e pelo pároco de Curaçá Frei Valdevan Correia, o padre vaqueiro.

A comissão organizadora da missa vem há meses preparando os momentos da celebração que promete trazer à tona a labuta do vaqueiro na caatinga e a sua religiosidade.

Em entrevista ao Curaçá Oficial, nesta segunda-feira (01), o Frei Valdevan Correia explicou algumas novidades que serão apresentadas aos vaqueiros e aos fiéis durante a Missa, como as apresentações culturais que antecederão a celebração.

Confira a entrevista do padre completa clicando aqui

No card a seguir confira a programação completa da Missa com os Vaqueiros deste ano.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Correios anunciam concurso para contratar 3,2 mil carteiros

Publicado

em

Os Correios anunciaram um concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas, prioritariamente para o nível operacional de carteiro. Além disso, também foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, desde 2011 a empresa não realiza concurso público. “Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas no primeiro momento as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”.

O edital do concurso deve ser publicado em agosto e o objetivo é fortalecer os pontos de entrega da empresa. A expectativa é de que os novos contratados sejam chamados ainda neste ano, em dezembro. Dentre as mais de 3 mil vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.

PDV

Segundo Silva dos Santos, o PDV é uma demanda dos servidores da estatal. “Esse pedido é feito pelos próprios funcionários da ECT [Empresa de Correios e Telégrafos] que já estão há bastante tempo na empresa.” O programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

A proposta prevê que sejam elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio dos Correios que estejam na situação de ativo na data do desligamento e que atendam, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao da data de encerramento das inscrições, aos seguintes requisitos: ter idade maior ou igual a 55 anos e menor que 75 anos; ter tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 25 anos; e pelo menos 36 meses de remuneração, nos últimos 60 meses.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

Bahia

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

DESTAQUE