Durante toda a semana na sede de Curaçá, aproximadamente entre às 21h30 e 22h30, foi constatada a oscilação de energia elétrica nos bairros da cidade.
Segundo leitores que enviaram a sua indignação ao site Curaçá Oficial, a energia falta e retorna rotineiramente causando desconforto e prejuízo aos consumidores.
Alguns dos leitores relataram que já perderam ventiladores, geladeiras, aparelhos de TV, entre outros. Como a temperatura está alta nesta época do ano, muitos leitores também reclamaram do calor quando ocorre a falta de energia.
Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica vale lembrar que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa). Conforme a entidade de defesa do consumidor, após receber o contato do dono do equipamento danificado, a empresa tem 10 dias corridos para realizar a inspeção in loco ou retirar o equipamento para análise.
Ainda não se sabe os motivos que levam a oscilação de energia elétrica todos os dias em Curaçá. A nossa redação está buscando uma resposta junto a concessionária COELBA, que é a empresa responsável pelo fornecimento.
Texto: Alinne Torres
Foto: Ilustrativa