Curaçá
Leitores questionam falta de energia todas as noites em Curaçá
Durante toda a semana na sede de Curaçá, aproximadamente entre às 21h30 e 22h30, foi constatada a oscilação de energia elétrica nos bairros da cidade.
Segundo leitores que enviaram a sua indignação ao site Curaçá Oficial, a energia falta e retorna rotineiramente causando desconforto e prejuízo aos consumidores.
Alguns dos leitores relataram que já perderam ventiladores, geladeiras, aparelhos de TV, entre outros. Como a temperatura está alta nesta época do ano, muitos leitores também reclamaram do calor quando ocorre a falta de energia.
Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica vale lembrar que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ao ter um equipamento danificado, o consumidor deve procurar a concessionária de energia elétrica, conforme orientação do Idec, pelos canais de comunicação (telefone, SAC, aplicativo, postos de atendimento ou site da empresa). Conforme a entidade de defesa do consumidor, após receber o contato do dono do equipamento danificado, a empresa tem 10 dias corridos para realizar a inspeção in loco ou retirar o equipamento para análise.
Ainda não se sabe os motivos que levam a oscilação de energia elétrica todos os dias em Curaçá. A nossa redação está buscando uma resposta junto a concessionária COELBA, que é a empresa responsável pelo fornecimento.
Texto: Alinne Torres
Foto: Ilustrativa
Bahia
A Cooperativa Capribéee recepciona delegação de empreendedores angolanos no distrito de Poço de Fora
A Cooperativa Capribéee, união de produtores da ex-cooperativa da Sabor do Sertão, do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, e da ex-cooperativa Mãos do Campo do município de Jaguarari, na Bahia, em Curaçá, recepcionou na última semana uma delegação composta por empreendedores angolanos e especialistas do setor agropecuário.
O objetivo da visita era para conhecer o processo de produção de queijos e derivados de leite de cabra do Laticínio Sabor do Sertão.
Durante a visita, foram apresentados o ciclo produtivo, boas práticas sustentáveis, certificados e prêmios dos produtos reconhecidos em esfera nacional e internacional.
O encontro proporcionou uma troca de experiências entre as partes, destacando o uso de tecnologia aliado ao saber tradicional no Sertão brasileiro e o potencial do mercado angolano. Os visitantes demonstraram interesse em replicar iniciativas semelhantes em Angola, visando desenvolver a caprinocultura leiteira local.
A experiência foi encerrada com uma degustação de queijos premiados, fortalecendo os laços entre Brasil e Angola e abrindo possibilidades de colaboração futura no setor.
Com informações de Eugência Félix ( Coordenadora da Capribéee).
Bahia
45ª CIPM erradica cinco mil pés de maconha na zona rural de Curaçá
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou na semana passada a erradicação de cinco mil pés maconha no município de Curaçá.
As ações, que foram realizadas de terça (19) a quinta-feira (21), tiveram como objetivo o combate ao plantio e ao tráfico de drogas nas ilhas do Rio São Francisco, e contou com a participação de policiais pertencentes à 45ª CIPM.
Por meio de uma análise estratégica, foram localizadas três plantações totalizando cinco mil pés de maconha na localidade conhecida como Porto da Vila, na área rural do município de Curaçá.
Todo o material encontrado foi incinerado, exceto uma amostra, que foi colhida e encaminhada para as providências cabíveis pela Polícia Judiciária. Ninguém foi encontrado no local.
A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, sob o comando do Major PM Leonel, atua alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA, desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate às atividades criminosas na região norte da Bahia.
Neste ano de 2024, já foram erradicados 198.260 (cento e noventa e oito mil, duzentos e sessenta) pés de maconha durante a Operação Terra Limpa na região de Curaçá.
Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
* 2022: 821.708
* 2023: 425.420
* 2024: 198.260
Fonte: 45ª CIPM
Foto: Arquivo 45ª CIPM
Bahia
PM-BA realiza prisão em flagrante de foragido da justiça em Curaçá
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, realizou, na sexta-feira (22), a prisão em flagrante de um homem foragido da Justiça, no município de Curaçá.
A ação ocorreu, quando policiais militares realizavam rondas na Avenida da Pista, bairro Bambuí, e avistaram um homem que, segundo informações, possuía um mandado de prisão em aberto.
Diante da situação, foram realizadas consultas nos sistemas de informações, confirmando-se a veracidade dos dados. Assim, foi dada voz de prisão em flagrante, e o homem foi conduzido à delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis pela Polícia Judiciária.
A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Curaçá e comandada pelo Major PM Leonel, segue alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA, desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate às atividades criminosas na região norte da Bahia.
Fonte: 45ª CIPM
-
Bahia5 dias atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia5 dias atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Bahia5 dias atrás
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
-
Bahia5 dias atrás
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia15 horas atrás
PM-BA realiza prisão em flagrante de foragido da justiça em Curaçá
-
Bahia15 horas atrás
45ª CIPM erradica cinco mil pés de maconha na zona rural de Curaçá
-
Bahia14 horas atrás
A Cooperativa Capribéee recepciona delegação de empreendedores angolanos no distrito de Poço de Fora
-
Bahia15 horas atrás
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta