Curaçá
Crônica: O dia que Lampião fez Dominguinhos beijar o santo em Curaçá
Desde que entrou na Bahia em agosto de 1928, até o fim da sua vida na Grota de Angico em Sergipe, em julho 1938, Lampião transitou pelo município de Curaçá como se estivesse em casa. Ao longo desse tempo ele se divertiu e assombrou, fez caridades e atrocidades, foi justo e injusto, afável e violento, enfim, foi verdadeiramente o homem e as suas circunstâncias. O estado de espírito e as conveniências do momento ditavam o seu comportamento a cada dia, parecendo, às vezes, que era vários homens num só.
Um episódio em particular fez com que fosse lembrado pelos curaçaenses, mesmo décadas depois da sua morte. A bem da verdade, foi menos pelo que fez, do que pela maldade do povo de Curaçá com o drama de um conterrâneo.
Estava acontecendo umas Rodas de São Gonçalo na Fazenda Riacho do Boi quando Lampião chegou com o seu grupo. Respeitosamente tirou o chapéu e postou-se contrito ao lado do altar do Santo festejado até o ato final das Rodas, quando os tocadores e os dançadores entoaram o canto de despedida: “adeus, adeus São Gonçalo, até o ano que vem. Se a morte não me matar, se Deus quiser e eu também”. Ainda cantando, beijaram respeitosamente os pés da imagem de São Gonçalo que estava nas mãos do dono da promessa.
Entre os presentes naquelas Rodas de São Gonçalo estava um jovem de pouca estatura e grande animação. O baixinho Domingos dos Santos ou Dominguinho, por uma inexplicável razão até dançava, mas jamais beijava os pés do santo no final. Alguém informou esse fato a Lampião que logo fez valer a sua autoridade.
– Chame ele aqui – ordenou. Ato continuo Dominguinho chegou sem demonstrar assombro.
– Eu soube que você não “beja” os pé do Santo, cabra? – disse muito sério o Capitão Cangaceiro.
– “Bejo” não, seu Capitão.
– Por quê? – inquiriu Lampião.
– Porque não quero – foi a resposta seca de Dominguinho.
– Pois hoje você vai ” “bejar” – disse Lampião com firmeza na voz.
– Num “bejo” – desafiou Dominguinho.
Lampião puxou o longo punhal da cintura, encostou a ponta no pescoço de Dominguinho e foi empurrando ele pra junto da imagem do santo, até parar a poucos centímetros dela.
– “Beje” o Santo, Dominguinho – ordenou.
– Num disse que num “bejo”- retrucou o baixinho.
O temido cangaceiro foi pressionando o punhal e falando com firmeza:
-“Beje” o Santo Dominguinho.
-Num ” bejo”.
Alguns centímetros de lâmina já tinham penetrado no pescoço do teimoso e ele a responder com firmeza:
– Num “bejo”.
Já sem paciência, Lampião empurrou o punhal com mais vigor.
Sentindo a lâmina penetrar e com ela a aproximação da morte, Dominguinho olhou para o Santo e disse:
– Tá danado! “Bejo” já!
Outra pressão mais forte do punhal e finalmente o beijo nos pés do Santo.
Lampião sorriu e Dominguinho carregou com revolta, a partir daquele momento e até o último dia da sua vida o injusto nome de: Dominguinho Beija Santo.
Por Omar Torres, popular Babá
Administrador e Memorialista curaçaense
Canal YouTube
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
O município de Curaçá, no sertão baiano, se prepara para viver a sua tão esperada 1ª Festa Literária, que tem como tema “Os Paus Trançados das Letras: nossos modos de escrita da história”, onde será discutido temas que envolvem, sobretudo, o capital literário de Curaçá.
A FLIC será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro e suas atividades acontecerão no CETEP Maria de Almeida Araújo e na Praça do Teatro Raul Coelho, centro histórico da cidade.
Confira a entrevista completa com o Curador da FLIC 2024, Professor Dr. Josemar Martins, Pinzoh, que é o Curador do evento, e com os integrantes do grupo Galeota das Artes que apoia a FLIC e é uma das atrações do eventos.
Curaçá
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá
Os moradores de Curaçá devem se preparar para uma semana de calor intenso. Segundo informações do instituto Climatempo, entre esta terça-feira (19) e sexta-feira (22), não há previsão de chuvas para a região, e as temperaturas devem variar entre a mínima de 23ºC e a máxima de 38ºC.
No entanto, o clima pode mudar no fim de semana. Para sábado (23) e domingo (24), há previsão de pancadas de chuva na cidade, o que pode trazer um alívio para o calorão.
Até esta terça-feira, Curaçá já registrou 21 mm de chuva em novembro de 2024, correspondendo a 88% da média histórica do mês.
Texto: Alinne Torres
Bahia
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
-
Bahia2 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Bahia2 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Canal YouTube2 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Bahia2 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia2 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
-
Curaçá2 dias atrás
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá