Bahia
Fé no Sertão: Tradicional Missa dos Vaqueiros de Curaçá acontecerá no domingo (2)

Fé, tradição e cultura. Assim será a Missa dos Vaqueiros de Curaçá que será realizada no próximo domingo (2), às 9h, na Praça do Teatro Raul Coelho, um dos teatros mais antigos em funcionamento no sertão da Bahia.
A celebração Alusiva será presidida pelo Bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, e pelo pároco de Curaçá Frei Valdevan Correia.
A comissão organizadora da missa vem há meses preparando os momentos da celebração que prometem trazer à tona a labuta do vaqueiro na caatinga e a sua religiosidade.
“A missa será toda feita com as características do sertão e das famílias vaqueiras. Teremos os aboiadores e cantadores, poetas, como Cícero Mendes e Chico Justino com a Banda Gibão Surrado e Luciano Aboiador, a poetiza Ana Lara, sanfoneiro Julio do Arcodeon, coral galeotas das artes, entre outros abrilhantando a celebração, e o ofertório promete chamar a atenção dos fiéis, pois iremos fazer uma apresentação do tema “A Luz que Ilumina os Vaqueiros”. Também teremos a entrada de Nossa Senhora Aparecida que é a protetora dos vaqueiros”, afirmou Paulo Cezar, um dos integrantes da comissão.
A expectativa já é grande na comunidade curaçaense e entre os vaqueiros que todos os anos vem agradecer, pedir e refletir a Palavra de Deus.
“A missa é o ponto alto da festa para os vaqueiros. Primeiro os vaqueiros vêm celebrar a missa para agradecer a Deus pelas bençãos e graças recebidas durante o ano. Segundo vem para suplicar para pedir graças diante do Senhor Deus e terceiro ponto, os vaqueiros vem para se alimentarem do Jesus Eucarístico e da Palavra de Deus”, frisou o frei Valdevan Correia.
Histórico:
Neste ano de 2023 a Festa dos Vaqueiros de Curaçá exalta os seus 70 anos. A festividade teve início no ano e 1953 quando se comemorou o centenário de Curaçá. Na década de 1960 iniciou-se a realização da Missa Campal dos Vaqueiros e a tradição permaneceu na comunidade curaçaense.
Curaçá é considerada a Capital dos Vaqueiros por respirar a cultura do couro. Com isso, a Festa dos Vaqueiros é também considerada a maior festa de vaqueiros do sertão da Bahia, atraindo milhares de participantes e turistas.
A celebração conta com total apoio do governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Irpaa Semiarido em parceria com Paróquia São Benedito
Texto: Alinne Torres
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Bahia
Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.
A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.
A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.
Texto: Alinne Torres
Foto: Rede Social
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada