Bahia
Programação do aniversário de Juazeiro vai contar com o tradicional “Chá das 5”
Em comemoração aos 145 anos de Juazeiro, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), vai reviver uma tradição que foi sucesso na década de 1980. O famoso, “Chá das 5” foi incluído na programação de aniversário da cidade e com tema “Juazeiro, nossa terra, nossa gente, nossa arte”, vai reunir grupos de artistas locais, na sexta-feira (14), às 18h no Vaporzinho, na Orla II.
“Trazer novamente o Chá das 5 é seguirmos firmes no propósito do resgate cultural de Juazeiro. Em 2021 realizamos uma edição do evento, encerrando a programação do aniversário da cidade e esse ano vamos realizar novamente esse festival de artistas locais, com poesia, performances e participação de vários outros segmentos culturais. Vamos reviver este momento que foi tão importante para Juazeiro”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.
Homenageados
Este ano, o Chá das 5 irá homenagear os poetas Jurandy, Manuca Almeida, o locutor Zé Alberto Show e o ativista cultural Naldinho. Haverá programação artístico cultural com a participação de artistas da música, teatro, performances, drags, poetas, dançarinos e bailarinos de Juazeiro e região.
“O Chá das 5 foi um movimento que agitava a cidade culturalmente. A música ‘Chá de Erva Doce’ de Mauriçola, se tornou um hino e o evento reunia diversos artistas. A orientação da nossa prefeita Suzana Ramos é que o evento seja realizado mantendo a sua essência original e com a cara do nosso povo”, destacou o analista de projetos culturais e de turismo da Prefeitura de Juazeiro, Edivaldo Franciolli.
Programação Copa Fest 2023:
Quinta-feira, 13 de julho
18h- Beach tennis
Puxada (percurso do carnaval) da Av. Adolfo Viana – Orla I
20h- Pagodança
21h- Psirico
Sexta-feira, 14 de julho
14h- Beach tennis com crianças do CRAS
18h- Competição Beach tennis
18h- Chá das 5- Vaporzinho
20h- Trio parado na Orla 1 -Banda Mirage, Mari Ribeiro e Rayane e Thiago Carvalho
Sábado, 15 de julho
5h – Alvorada festiva (saindo do Marco Zero até o Vaporzinho)
7h- Beach tennis
8h- Programação cívica
9h- Futebol dos Veteranos (Estádio Adauto Moraes)
14h- Maratona Aquática
15h- Futebol Feminino
16:30h- Aula show fitdance
17h- Jiu-jítsu
18:00h- Apresentação de Hip Hop
Shows musicais a partir das 12h no Parque Fluvial (parte baixa da Orla II)
Tenda da educação (Espaço Kids)
Social Até Você
Saúde em Movimento
Saae Presente
Sesp
Educação Ambiental – Semaurb
Puxada (percurso do carnaval) da Av. Adolfo Viana – Orla I
20h- Matheus Torres
21h- Banda Afrodisíaco
Domingo, 16 de julho
7h – Beach tennis
8h- Vôlei de areia
8h- Competição de Caiaque
Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.
Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.
O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:
O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.
O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.
A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.
A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.
Por Maria Eduarda Morais
Agência Multiciência
Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela
Bahia
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).
Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.
No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.
Texto: João Pedro Tínel
Agência Multiciência
Foto Divulgação: Urias Feitosa
-
Bahia4 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia4 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Bahia1 dia atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Canal YouTube4 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia1 dia atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia4 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia4 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa