Bahia
Artigo: Doenças do Carrapato o que é? Quais são e o que fazer?

Por Drº Ruan Abreu / Médico Veterinário
Carrapatos são animais parasitas, invertebrados, vetores de várias doenças para os Animais e para o Homem, os do gênero Amblyomma. O A. sculptum possui ampla distribuição por todo território nacional e é popularmente conhecido como “carrapato estrela”, “carrapato do cavalo” ou “rodoleiro”, suas ninfas por “vermelhinhos” e as larvas por “carrapatinhos” ou “micuins”.
Os carrapatos são vetores de várias bactérias que provocam doenças tanto em Animais quanto em Humanos. A esse respeito pode-se mencionar as seguintes:
- Os carrapatos da espécie O sculptum são os principais vetores da bactéria Rickettsia rickettsii causadora da FEBRE MACULOSA BRASILEIRA.
- DOENÇA DE LYME: é transmitida pelo carrapato do gênero Ixodes, que pode transmitir a bactéria Borrelia burgdorferi para as pessoas.
- DOENÇA DE POWASSAN: é uma doença rara que também pode ser transmitida pela mordida do carrapato do gênero Ixodes, infectado pelo vírus Powassan.
- A BABESIOSE é uma doença infecciosa que também pode acontecer nas pessoas através da mordida do carrapato infectado pelo protozoário do gênero Babesia spp. Sendo esta também comum em cães e bovinos sendo nestas duas últimas espécies (ESPÉCIES-ESPECÍFICAS – Ou seja babesia humana, babesia canina, babesia bovina).
- ERLIQUIOSE – A erliquiose é uma doença que acomete o HOMEM e os CÃES, nos primeiros é chamada de ERLIQUIOSE HUMANA MONOCÍTICA, é uma doença que também pode ser transmitida pelo carrapato infectado pela bactéria Ehrlichia chaffeensis. Nos cães também existe uma ERLIQUIOSE CANINA – provocada pela bactéria Ehrlichia canis, Neste caso assim como na BABESIOSE são ESPÉCIE/ESPECÍFICA.
- ANAPLASMOSE CANINA:
A anaplasmose canina é uma outra doença do carrapato e tem como agente etiológico o Anaplasma platys, que é responsável por casos de trombocitopenia e parasitemia das plaquetas em cães.
Dentre as Doenças transmitidas pelo Carrapato citadas que acometem o HOMEM e apresentam maior RISCO e PROBABILIDADE de ocorrência no Brasil que podem ser transmitidas por Bactérias que infectam CÃES está a Febre Maculosa. Os canídeos são suscetíveis e sentinelas na cadeia de transmissão da doença, pois possuem acesso a fragmentos de matas, caracterizando áreas de interface doméstico–silvestre, consequentemente promovendo a veiculação do carrapato infectado da mata às residências, infectando assim humanos. A doença em cães é rara.
De 2003 a 2018, foram registrados mais de 2.000 casos de Febre Maculosa Brasileira, com maior frequência na região Sudeste com 1.554 casos registrados de 2003 a 2018, seguida da região Sul com 529 casos registrados no mesmo período. Na região Norte, apenas Rondônia apresentou casos entre 2015 a 2018, totalizando seis casos. Na região Nordeste, o estado do Ceará apresentou 12 casos entre 2010 e 2018, e Alagoas apresentou um (01) caso em 2015. Na região Centro – Oeste, Goiás e Mato Grosso do Sul apresentaram 11 e sete (07) casos respectivamente, no período entre 2010 e 2018. A letalidade da doença é em média de 40%, podendo chegar a 80% nos casos graves, no período de 2003 a 2018.
As doenças do carrapato não existem vacinas tanto em Humanos quanto em animais, mas há formas de prevenção.
- Dê sempre uma boa olhada nos pelos do cachorro – especialmente após ser exposto a outros lugares, como em passeios na rua;
- Limpe o ambiente onde ele vive rotineiramente;
- Procure usar produtos carrapaticidas para o animal e para o ambiente como sabonetes, xampus, etc., desde que indicados por um veterinário;
- Corte a grama (se houver em seu quintal) e plantas do jardim e mantenha paredes limpas;
- Se for viajar, confira as condições de onde vai deixar seu cachorro. O mesmo vale se ele for com você.
Já quanto as medidas de prevenção das Doenças do Carrapato nos Humanos pode-se citar além daquelas relacionadas anteriormente que visam a proteção do cão estão:
- Ações educativas – alertar a profissionais de diferentes áreas que tenham potencial de risco de transmissão maior como médicos veterinários, profissionais de saúde, turismo e agropecuária.
- Alertar a população a respeito dos sinais clínicos, presença próximo a locais de florestas, matas, lagoas e contato com animais silvestres.
Bahia
Cartório Eleitoral de Curaçá chama atenção de jovens entre 16 e 18 anos para emissão do Título de Eleitor

Se você tem entre 16 e 18 anos, procure o Cartório Eleitoral de Curaçá para emitir seu título de eleitor. É necessário apresentar um documento de identidade (RG ou equivalente) e um comprovante de residência.
Endereço: Rua Hermes Duarte, nº 95, Centro, Curaçá-BA
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 14h
As informações são fornecidas pelo Cartório Eleitoral de Curaçá. Contribua para a democracia exercendo seu direito ao voto.
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação
Bahia
45ª CIPM erradica plantações de maconha na zona rural de Curaçá

Na sexta-feira (04), a Polícia Militar da Bahia, por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Curaçá, intensificou as ações de combate ao cultivo ilícito de entorpecentes na região de Ilha Redonda de Cima. Em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, foram deflagradas duas operações que resultaram na erradicação de significativos plantios de Cannabis sativa.
Em uma das ações, os policiais localizaram uma roça com 3.200 pés de maconha, os quais foram imediatamente erradicados e incinerados no local. Em outra operação, realizadas quase simultaneamente, duas roças foram encontradas: uma com 7.500 pés e outra com 3.500 pés, totalizando 11.000 pés da erva. Assim, as equipes garantiram a destruição completa do material, tendo sido encaminhada uma amostra à Polícia Judiciária para a adoção das providências legais cabíveis. Em ambas as ocorrências, nenhum suspeito foi encontrado nas proximidades.
Com informações da 45ª CIPM
Foto: 45ª CIPM
Bahia
Onda de Calor Continua em Curaçá: Termômetros Devem Ultrapassar os 35°C

Os moradores de Curaçá seguem enfrentando dias de calor intenso, e a previsão para os próximos dias não traz alívio. De acordo com o Instituto Climatempo, entre sexta-feira (04) e domingo (06), o tempo continuará seco e quente, sem previsão de chuva para a região.
As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 23°C e a máxima de 36°C, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a exposição ao sol. Acompanhe mais atualizações sobre o clima em nosso site.
Texto: Alinne Torres
Foto: Arquivo Curaçá Oficial
-
Bahia3 dias atrás
45ª CIPM erradica plantações de maconha na zona rural de Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Policiais militares cumprem mandado de prisão no Projeto Pedra Branca
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA apreende arma de fogo usada em caça ilegal na zona rural de Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Cartório Eleitoral de Curaçá chama atenção de jovens entre 16 e 18 anos para emissão do Título de Eleitor