Curaçá Oficial

Artigo: Doenças do Carrapato o que é? Quais são e o que fazer?

Por Drº Ruan Abreu / Médico Veterinário

Carrapatos são animais parasitas, invertebrados, vetores de várias doenças para os Animais e para o Homem, os do gênero Amblyomma. O A. sculptum possui ampla distribuição por todo território nacional e é popularmente conhecido como “carrapato estrela”, “carrapato do cavalo” ou “rodoleiro”, suas ninfas por “vermelhinhos” e as larvas por “carrapatinhos” ou “micuins”.

Os carrapatos são vetores de várias bactérias que provocam doenças tanto em Animais quanto em Humanos. A esse respeito pode-se mencionar as seguintes:

A anaplasmose canina é uma outra doença do carrapato e tem como agente etiológico o Anaplasma platys, que é responsável por casos de trombocitopenia e parasitemia das plaquetas em cães.

Dentre as Doenças transmitidas pelo Carrapato citadas que acometem o HOMEM e apresentam maior RISCO e PROBABILIDADE de ocorrência no Brasil que podem ser transmitidas por Bactérias que infectam CÃES está a Febre Maculosa. Os canídeos são suscetíveis e sentinelas na cadeia de transmissão da doença, pois possuem acesso a fragmentos de matas, caracterizando áreas de interface doméstico–silvestre, consequentemente promovendo a veiculação do carrapato infectado da mata às residências, infectando assim humanos. A doença em cães é rara.

De 2003 a 2018, foram registrados mais de 2.000 casos de Febre Maculosa Brasileira, com maior frequência na região Sudeste com 1.554 casos registrados de 2003 a 2018, seguida da região Sul com 529 casos registrados no mesmo período. Na região Norte, apenas Rondônia apresentou casos entre 2015 a 2018, totalizando seis casos. Na região Nordeste, o estado do Ceará apresentou 12 casos entre 2010 e 2018, e Alagoas apresentou um (01) caso em 2015. Na região Centro – Oeste, Goiás e Mato Grosso do Sul apresentaram 11 e sete (07) casos respectivamente, no período entre 2010 e 2018. A letalidade da doença é em média de 40%, podendo chegar a 80% nos casos graves, no período de 2003 a 2018.

As doenças do carrapato não existem vacinas tanto em Humanos quanto em animais, mas há formas de prevenção.

Já quanto as medidas de prevenção das Doenças do Carrapato nos Humanos pode-se citar além daquelas relacionadas anteriormente que visam a proteção do cão estão:

Sair da versão mobile