Bahia
Artigo: Doenças do Carrapato o que é? Quais são e o que fazer?
Por Drº Ruan Abreu / Médico Veterinário
Carrapatos são animais parasitas, invertebrados, vetores de várias doenças para os Animais e para o Homem, os do gênero Amblyomma. O A. sculptum possui ampla distribuição por todo território nacional e é popularmente conhecido como “carrapato estrela”, “carrapato do cavalo” ou “rodoleiro”, suas ninfas por “vermelhinhos” e as larvas por “carrapatinhos” ou “micuins”.
Os carrapatos são vetores de várias bactérias que provocam doenças tanto em Animais quanto em Humanos. A esse respeito pode-se mencionar as seguintes:
- Os carrapatos da espécie O sculptum são os principais vetores da bactéria Rickettsia rickettsii causadora da FEBRE MACULOSA BRASILEIRA.
- DOENÇA DE LYME: é transmitida pelo carrapato do gênero Ixodes, que pode transmitir a bactéria Borrelia burgdorferi para as pessoas.
- DOENÇA DE POWASSAN: é uma doença rara que também pode ser transmitida pela mordida do carrapato do gênero Ixodes, infectado pelo vírus Powassan.
- A BABESIOSE é uma doença infecciosa que também pode acontecer nas pessoas através da mordida do carrapato infectado pelo protozoário do gênero Babesia spp. Sendo esta também comum em cães e bovinos sendo nestas duas últimas espécies (ESPÉCIES-ESPECÍFICAS – Ou seja babesia humana, babesia canina, babesia bovina).
- ERLIQUIOSE – A erliquiose é uma doença que acomete o HOMEM e os CÃES, nos primeiros é chamada de ERLIQUIOSE HUMANA MONOCÍTICA, é uma doença que também pode ser transmitida pelo carrapato infectado pela bactéria Ehrlichia chaffeensis. Nos cães também existe uma ERLIQUIOSE CANINA – provocada pela bactéria Ehrlichia canis, Neste caso assim como na BABESIOSE são ESPÉCIE/ESPECÍFICA.
- ANAPLASMOSE CANINA:
A anaplasmose canina é uma outra doença do carrapato e tem como agente etiológico o Anaplasma platys, que é responsável por casos de trombocitopenia e parasitemia das plaquetas em cães.
Dentre as Doenças transmitidas pelo Carrapato citadas que acometem o HOMEM e apresentam maior RISCO e PROBABILIDADE de ocorrência no Brasil que podem ser transmitidas por Bactérias que infectam CÃES está a Febre Maculosa. Os canídeos são suscetíveis e sentinelas na cadeia de transmissão da doença, pois possuem acesso a fragmentos de matas, caracterizando áreas de interface doméstico–silvestre, consequentemente promovendo a veiculação do carrapato infectado da mata às residências, infectando assim humanos. A doença em cães é rara.
De 2003 a 2018, foram registrados mais de 2.000 casos de Febre Maculosa Brasileira, com maior frequência na região Sudeste com 1.554 casos registrados de 2003 a 2018, seguida da região Sul com 529 casos registrados no mesmo período. Na região Norte, apenas Rondônia apresentou casos entre 2015 a 2018, totalizando seis casos. Na região Nordeste, o estado do Ceará apresentou 12 casos entre 2010 e 2018, e Alagoas apresentou um (01) caso em 2015. Na região Centro – Oeste, Goiás e Mato Grosso do Sul apresentaram 11 e sete (07) casos respectivamente, no período entre 2010 e 2018. A letalidade da doença é em média de 40%, podendo chegar a 80% nos casos graves, no período de 2003 a 2018.
As doenças do carrapato não existem vacinas tanto em Humanos quanto em animais, mas há formas de prevenção.
- Dê sempre uma boa olhada nos pelos do cachorro – especialmente após ser exposto a outros lugares, como em passeios na rua;
- Limpe o ambiente onde ele vive rotineiramente;
- Procure usar produtos carrapaticidas para o animal e para o ambiente como sabonetes, xampus, etc., desde que indicados por um veterinário;
- Corte a grama (se houver em seu quintal) e plantas do jardim e mantenha paredes limpas;
- Se for viajar, confira as condições de onde vai deixar seu cachorro. O mesmo vale se ele for com você.
Já quanto as medidas de prevenção das Doenças do Carrapato nos Humanos pode-se citar além daquelas relacionadas anteriormente que visam a proteção do cão estão:
- Ações educativas – alertar a profissionais de diferentes áreas que tenham potencial de risco de transmissão maior como médicos veterinários, profissionais de saúde, turismo e agropecuária.
- Alertar a população a respeito dos sinais clínicos, presença próximo a locais de florestas, matas, lagoas e contato com animais silvestres.
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.
Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.
O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:
O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.
O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.
A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.
A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.
Por Maria Eduarda Morais
Agência Multiciência
Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela
Bahia
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).
Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.
No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.
Texto: João Pedro Tínel
Agência Multiciência
Foto Divulgação: Urias Feitosa
-
Bahia3 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia3 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Canal YouTube3 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia3 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
-
Curaçá3 dias atrás
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá
-
Bahia55 minutos atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros