Quem passa pela Avenida Gilberto da Silveira Bahia, em Curaçá, não consegue tirar os olhos da unidade de ensino estadual que está sendo construída para atender os estudantes do ensino médio.
A obra deverá ser entregue a comunidade nas próximas semanas com a presença do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e atenderá os estudantes oriundos do Colégio Estadual Manoel Novaes e do CETEP José Amâncio Filho.
Segundo informações que chegaram ao Curaçá Oficial o colégio receberá o nome de CETEP MARIA DE ALMEIDA ARAÚJO, em homenagem a saudosa professora Nenzinha.
Dona Nenzinha foi uma das professoras que mais contribuíram na Educação curaçaense. Por muitos anos lecionou no Grupo Escolar Dr. Scipião Torres e chegou a ser nomeada para o cargo de delegada escolar, o que corresponde, hoje, ao título de Secretária Municipal de Educação. Se dedicou a educação durante 30 anos e ensinou a ler e a escrever centenas de curaçaenses. Sendo assim, é justíssima a homenagem a esta mulher que também venceu barreiras machistas em Curaçá. Dona Nenzinha faleceu em 24 de abril de 2013 quase completando 97 anos.
No livro Herdeiras de Feliciana: Perfis de Mulheres de Curaçá, redigido pela jornalista Alinne Torres, é possível conhecer a trajetória histórica e profissional de Dona Nenzinha.
Vale ressaltar que a indicação do nome de Dona Nenzinha para a nova escola é oriunda de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia pelo Deputado Estadual Zó.
Texto: Curaçá Oficial
Fotos: Erick Pionório