Redes sociais

Bahia

Agosto: como será o clima no Brasil?

Publicado

em

Em agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volume de chuva próximo ou ligeiramente abaixo da climatologia (média histórica) do mês no Norte e Nordeste do País, com valores abaixo de 100 milímetros (mm) no noroeste da Região Norte e costa leste do Nordeste.

No oeste da Região Nordeste, o tempo é seco nesta época do ano, portanto, a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades. Em áreas do Pará e Amapá, a chuva pode ficar ligeiramente acima da média, podendo ultrapassar 60 mm.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, devem predominar volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média, porém, não se descarta chuva localizada no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode causar instabilidades. Neste período, a redução de chuva na parte central do País é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas ao longo dos dias.

Na Região Sul, a previsão é de volumes próximos ou acima da média no leste dos três estados, com valores que podem superar 150 mm.

Já no noroeste e oeste do Paraná, a previsão é de chuva abaixo da média histórica, com volumes inferiores a 70 mm.

Agricultura

O prognóstico climático do Inmet para o mês de agosto de 2023 e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras indica que, em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva manterá baixos níveis de água no solo e poderá favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra. No entanto, persistirá a restrição hídrica aos cultivos em fases reprodutivas, principalmente, em áreas do oeste da Bahia.

Já em áreas do Sealba (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia), os acumulados de chuva poderão ajudar na manutenção da umidade no solo e favorecer as lavouras de terceira safra, como o feijão e o milho.

Em grande parte do Brasil Central, a seca é responsável pela redução do armazenamento de água no solo, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

A condição de baixa umidade no solo pode favorecer os cultivos de segunda safra em maturação e colheita, assim como as safras de cana-de-açúcar e café, porém, causará restrição hídrica nas lavouras em estágios reprodutivos ou sob deficiência hídrica.

Já em áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a umidade no solo será suficiente para atender a demanda hídrica dos cultivos de segunda safra e de inverno.

Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar o desenvolvimento reprodutivo do milho segunda safra, além do desenvolvimento dos cultivos de inverno, principalmente, em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, atenção para as áreas que ainda estão sendo semeadas por conta do excesso de chuva.

Já em áreas do norte do Paraná, as chuvas irregulares poderão reduzir os níveis de água no solo e afetar os cultivos em fases fenológicas mais sensíveis.

Temperatura

Ainda em agosto, as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do País , principalmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC.

Em parte da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 25ºC.

Além disso, valores inferiores a 10ºC também podem ocorrer em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido às massas de ar frio.

Fonte: IMMET

Continuar lendo
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Artigo: Liberdade X Igualdade

Publicado

em

Liberdade, igualdade e fraternidade foi o lema da Revolução Francesa de 1789. Mas devemos se questionar: liberdade para quem? Para o livre comércio ou para a classe trabalhadora se emancipar? Eu fico com a primeira opção. No campo do Direito, a gente discute os direitos de primeira dimensão e segunda dimensão. A liberdade se inclui na primeira e a igualdade na segunda. Segundo Dirley da Cunha Jr., enquanto os direitos de defesa asseguram as liberdades, os direitos as prestações procuram obter do Estado as condições jurídicas e materiais favoráveis e indispensáveis ao exercício efetivo e concreto dessas liberdades.

Daí a constatação de que os direitos as prestações notadamente os direitos sociais prestacionais, manifestam-se como “barreiras defensivas do indivíduo perante a dominação econômica de outros indivíduos”, Quando eu aprendi matemática com meus queridos e amados Professores (aqui quero deixar registrado que fui educado a ver os professores como uma autoridade e que merecem total respeito), explicitado pela fórmula seguinte: a1/b2 = a2/b1, percebi que existem as grandezas inversamente proporcionais. Pois bem, se prestarmos atenção quanto mais liberdade menos igualdade, quanto mais igualdade, menos liberdade.

Vou exemplificar. Quando o Mestre diz: alunos, que dia vocês querem a prova? Perceba que cada um vai querer um dia diferente. A liberdade foi ao ápice, mas a igualdade findou. Mas se o mestre chegar com o dia determinado, a igualdade vai lá pra cima e a liberdade fica em detrimento.

Cabe a cada um de nós fazer a escolha entre liberdade ou igualdade e arcar com todas as suas consequências. Eu já fiz minha escolha. Eu escolho ficar com a igualdade. Eu cedo minha liberdade em prol da igualdade. E eu? Para finalizar, eu gosto de música, vai um trecho de uma de Gilberto Gil: Ó, mundo tão desigual, tudo é tão desigual, Uoh-oh-oh-oh-oh-oh, Ó, de um lado esse carnaval, do outro, a fome total, Uoh-oh-oh-oh-oh-oh.

Por Netinho de Elzeneide
Bel. em Direito

Continuar lendo

Bahia

PM-BA erradica 26 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Curaçá, realizou, nesta quinta-feira (24), mais uma edição da Operação Força Total, com foco no combate ao plantio ilícito de entorpecentes.
Durante a ação, policiais da 45ª CIPM, comprometidos com a repressão ao cultivo e à circulação de drogas, localizaram uma roça de maconha nas proximidades da Ilha Porto da Vila, totalizando 26.500 pés da erva.
Todo o material foi erradicado e incinerado no local, sendo uma amostra encaminhada à Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a operação.
Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
•2022: 821.708
•2023: 425.420
•2024: 200.760
•2025: 200.346
Ascom: 45ª CIPM
Continuar lendo

Bahia

Blue Sky e Colégio CETEP Curaçá renovam parceria e abrem 10 vagas de estágio para jovens em formação técnica

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, a Blue Sky firma parceria com o Colégio CETEP Curaçá, dando continuidade ao programa de estágio que visa promover a qualificação profissional de jovens de diferentes áreas de formação técnica. A parceria entre a empresa e a unidade de ensino oferece 10 vagas de estágio para alunos dos cursos Técnicos de Agropecuária Nível Médio e PROEJA, com o intuito de desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho local e contribuir com o crescimento sustentável de Curaçá.

As vagas disponibilizadas estão distribuídas em áreas fundamentais para o desenvolvimento do município, como Operação e Plantio, Relacionamento com a Comunidade, Sistema de Criação Intensivo de Ovinocaprinocultura e Comunicação e Mídias Sociais. O programa tem como objetivo capacitar os estudantes para que adquiram uma experiência prática, alinhada com as necessidades do mercado, e assim contribuam para o fortalecimento das práticas agrícolas, ambientais e sociais em Curaçá.

Com essa ação, a Blue Sky reafirma seu compromisso com a capacitação da mão de obra local e com o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a inclusão e criando novas oportunidades de emprego para a comunidade. A parceria também reforça o papel do Colégio CETEP Curaçá na formação de profissionais qualificados, preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e contribuir para o avanço econômico e social do município.

A seleção dos candidatos será realizada com base em critérios específicos para cada área de estágio, e os interessados poderão se inscrever diretamente na instituição de ensino. A Blue Sky, por sua vez, garante que os estagiários terão uma imersão prática com acompanhamento contínuo, favorecendo seu aprendizado e inserção no mercado de trabalho.

Com essa iniciativa, a Blue Sky e o Colégio CETEP Curaçá estão, mais uma vez, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de uma geração de profissionais capacitados e engajados com as necessidades do município e do meio ambiente.

Texto e Foto: Blue Sky

Continuar lendo

DESTAQUE