Redes sociais

Bahia

Artigo: O que é Democracia?

Publicado

em

Democracia é o cidadão ter direito as três refeições do dia garantidas, sem precisar de programas de transferência (distribuição é outra coisa) de renda, dependendo de governos mais sensíveis outros não. É o cidadão da zona rural ter água potável para si e para dar aos seus animais. Pergunto: Por que Israel, encravado no meio do deserto é uma potência mundial, Flávio Leandro deixa isso bem claro na música “chuva de honestidade”, e o Brasil com tantas riquezas é tão pobre socialmente? Não dá para entender. O Brasil tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do mundo!! Gente, tem cidadão morando ainda, pasmem, em pleno século XXI, em casa de taipa, tudo que o
barbeiro quer. Isso não é democracia!

Democracia é o filho do pobre ter condições iguais de disputar com o filho do rico uma vaga em uma universidade federal ou na USP. Por qual motivo o pobre tem que estudar em uma faculdade particular e não em uma pública? Quer dizer que tá certo o pobre estudar a vida toda na rede pública de ensino e pagar uma faculdade particular, enquanto o rico estuda na rede particular e quando vai para o ensino superior quer ir para UNEB, UNIVASF? Alguém sabe me dizer quem faz medicina na UNIVASF? O rico tem que ser engenheiro agrônomo e o pobre técnico agrícola (com todo respeito aos técnicos agrícolas). Que democracia é essa? É democrático pagar de mensalidade R$10.000,00 em um colégio por mês, enquanto tem escolas que nem merenda escolar tem??! Eu não acho isso democrático. Democracia é a gente partir do mesmo ponto de largada.

Penso que democrático seria o filho do político, seja de esquerda ou direita, estudar na mesma escola do eleitor, e quando adoecesse, ir para os mesmos hospitais ou pelo menos frequentarem padrões de dignidade humana, seja na escola ou nos hospitais, como prever nossa Constituição Federal. Será que é democrático o Supremo Tribunal Federal não ter um (a) ministro (a) negro (a) em uma composição de 11 ministr@s? Ter só duas mulheres? E ser natural a população carcerária ter como sua clientela preferida analfabetos, pobres, negros e periféricos? Acredito que não!

Devemos acabar de uma vez por todas com a ideia de confundir democracia com eleição. Eleição pode ser um ato democrático, mas democracia não se resume a eleição de dois em dois anos. Democracia é um conceito bem amplo e um pressuposto da democracia é a igualdade material e não formal. Democracia pra mim é a gente partir, hoje, dos bairros para o centro e não mais do centro para os bairros.

Por Netinho de Elzeneide
Estudante de Direito

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE