Democracia é o cidadão ter direito as três refeições do dia garantidas, sem precisar de programas de transferência (distribuição é outra coisa) de renda, dependendo de governos mais sensíveis outros não. É o cidadão da zona rural ter água potável para si e para dar aos seus animais. Pergunto: Por que Israel, encravado no meio do deserto é uma potência mundial, Flávio Leandro deixa isso bem claro na música “chuva de honestidade”, e o Brasil com tantas riquezas é tão pobre socialmente? Não dá para entender. O Brasil tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do mundo!! Gente, tem cidadão morando ainda, pasmem, em pleno século XXI, em casa de taipa, tudo que o
barbeiro quer. Isso não é democracia!
Democracia é o filho do pobre ter condições iguais de disputar com o filho do rico uma vaga em uma universidade federal ou na USP. Por qual motivo o pobre tem que estudar em uma faculdade particular e não em uma pública? Quer dizer que tá certo o pobre estudar a vida toda na rede pública de ensino e pagar uma faculdade particular, enquanto o rico estuda na rede particular e quando vai para o ensino superior quer ir para UNEB, UNIVASF? Alguém sabe me dizer quem faz medicina na UNIVASF? O rico tem que ser engenheiro agrônomo e o pobre técnico agrícola (com todo respeito aos técnicos agrícolas). Que democracia é essa? É democrático pagar de mensalidade R$10.000,00 em um colégio por mês, enquanto tem escolas que nem merenda escolar tem??! Eu não acho isso democrático. Democracia é a gente partir do mesmo ponto de largada.
Penso que democrático seria o filho do político, seja de esquerda ou direita, estudar na mesma escola do eleitor, e quando adoecesse, ir para os mesmos hospitais ou pelo menos frequentarem padrões de dignidade humana, seja na escola ou nos hospitais, como prever nossa Constituição Federal. Será que é democrático o Supremo Tribunal Federal não ter um (a) ministro (a) negro (a) em uma composição de 11 ministr@s? Ter só duas mulheres? E ser natural a população carcerária ter como sua clientela preferida analfabetos, pobres, negros e periféricos? Acredito que não!
Devemos acabar de uma vez por todas com a ideia de confundir democracia com eleição. Eleição pode ser um ato democrático, mas democracia não se resume a eleição de dois em dois anos. Democracia é um conceito bem amplo e um pressuposto da democracia é a igualdade material e não formal. Democracia pra mim é a gente partir, hoje, dos bairros para o centro e não mais do centro para os bairros.
Por Netinho de Elzeneide
Estudante de Direito