Redes sociais

Bahia

Artigo: O que é Democracia?

Publicado

em

Democracia é o cidadão ter direito as três refeições do dia garantidas, sem precisar de programas de transferência (distribuição é outra coisa) de renda, dependendo de governos mais sensíveis outros não. É o cidadão da zona rural ter água potável para si e para dar aos seus animais. Pergunto: Por que Israel, encravado no meio do deserto é uma potência mundial, Flávio Leandro deixa isso bem claro na música “chuva de honestidade”, e o Brasil com tantas riquezas é tão pobre socialmente? Não dá para entender. O Brasil tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do mundo!! Gente, tem cidadão morando ainda, pasmem, em pleno século XXI, em casa de taipa, tudo que o
barbeiro quer. Isso não é democracia!

Democracia é o filho do pobre ter condições iguais de disputar com o filho do rico uma vaga em uma universidade federal ou na USP. Por qual motivo o pobre tem que estudar em uma faculdade particular e não em uma pública? Quer dizer que tá certo o pobre estudar a vida toda na rede pública de ensino e pagar uma faculdade particular, enquanto o rico estuda na rede particular e quando vai para o ensino superior quer ir para UNEB, UNIVASF? Alguém sabe me dizer quem faz medicina na UNIVASF? O rico tem que ser engenheiro agrônomo e o pobre técnico agrícola (com todo respeito aos técnicos agrícolas). Que democracia é essa? É democrático pagar de mensalidade R$10.000,00 em um colégio por mês, enquanto tem escolas que nem merenda escolar tem??! Eu não acho isso democrático. Democracia é a gente partir do mesmo ponto de largada.

Penso que democrático seria o filho do político, seja de esquerda ou direita, estudar na mesma escola do eleitor, e quando adoecesse, ir para os mesmos hospitais ou pelo menos frequentarem padrões de dignidade humana, seja na escola ou nos hospitais, como prever nossa Constituição Federal. Será que é democrático o Supremo Tribunal Federal não ter um (a) ministro (a) negro (a) em uma composição de 11 ministr@s? Ter só duas mulheres? E ser natural a população carcerária ter como sua clientela preferida analfabetos, pobres, negros e periféricos? Acredito que não!

Devemos acabar de uma vez por todas com a ideia de confundir democracia com eleição. Eleição pode ser um ato democrático, mas democracia não se resume a eleição de dois em dois anos. Democracia é um conceito bem amplo e um pressuposto da democracia é a igualdade material e não formal. Democracia pra mim é a gente partir, hoje, dos bairros para o centro e não mais do centro para os bairros.

Por Netinho de Elzeneide
Estudante de Direito

Bahia

Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.

Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.

O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:

O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.

O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.

A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.

A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.

Por Maria Eduarda Morais

Agência Multiciência

Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela

Continuar lendo

Bahia

FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros

Publicado

em

Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).

Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.

No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.

Texto: João Pedro Tínel

Agência Multiciência

Foto Divulgação: Urias Feitosa

Continuar lendo

Bahia

Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão

Publicado

em

A Delegacia Territorial (DT) de Curaçá, em parceria com o CATTI Norte, realizou nesta quinta-feira (21) uma operação que resultou no cumprimento de mandados de prisão temporária e busca e apreensão em desdobramento de investigações sobre o homicídio de Jonatan Gomes da Silva, ocorrido em 23 de fevereiro deste ano.

Os investigados, identificados como O. C. da C., de 22 anos, e J. R. G. F., de 23 anos, tiveram suas prisões decretadas pela Justiça. Durante as diligências, realizadas em três endereços relacionados aos suspeitos, foram apreendidas três armas de fogo — duas delas revólveres calibre .38, ambos da marca Taurus, e uma espingarda calibre .36 — além de oito munições de calibre .38.

O investigado O. C. da C. foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Ambos os suspeitos foram interrogados, e as investigações seguem para a conclusão do inquérito policial.

Com informações da PC de Curaçá

Continuar lendo

DESTAQUE