Redes sociais

Eleições

Vereador César Mendonça anuncia saída do Partido PSD e mantém suspense sobre nova legenda

Publicado

em

Nesta segunda-feira (18), o vereador César Mendonça anunciou a sua saída do Partido Social Democrático (PSD). Mendonça não revelou, entretanto, para qual partido está se dirigindo em vista das eleições municipais de 2024.

O vereador declarou sua intenção de concorrer ao quinto mandato como vereador, mantendo seu foco na representação do distrito de Riacho Seco.

O prazo para trocas de partidos visando as eleições municipais de 2024 é até o dia 6 de abril, o que significa que Mendonça ainda possui alguns dias para definir seu novo rumo político. Enquanto isso, a saída do PSD e a expectativa em torno de sua próxima movimentação continuam a ser temas de discussão nos bastidores da política local.

“Até a próxima semana pretendo dizer aos meus eleitores e eleitoras a legenda que estarei me filiando. Estou pensando no melhor para o desenvolvimento de Curaçá”, disse o vereador.

Texto: Alinne Torres

Bahia

Você sabe o que é diploma e diplomação na área eleitoral?

Publicado

em

Finalizadas as votações do 1º e do 2º turno das Eleições Municipais de 2024, algumas etapas devem ser cumpridas até que a Justiça Eleitoral possa emitir o diploma à candidata ou ao candidato eleito para o cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador. O diploma é o documento que atesta que a candidata ou o candidato foi eleito e está apto a tomar posse no cargo.

A emissão dos diplomas das eleitas e dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador é feita pela junta eleitoral do município. O diploma será assinado pelo presidente do órgão responsável pela emissão e será entregue a todos os eleitos, inclusive aos suplentes.

Informações do diploma

De acordo com o artigo 215 do Código Eleitoral, no diploma deve constar o nome da pessoa eleita, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual se elegeu ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados a critério do juízo ou do Tribunal Eleitoral.

O que é a diplomação?

A diplomação é o ato de entrega dos diplomas devidamente assinados às pessoas eleitas e aos suplentes. Isso só ocorre após a totalização dos votos, verificação das pessoas eleitas e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

A partir da diplomação, a candidata ou o candidato eleito passa a estar apto a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foi eleito. A diplomação dos eleitos será feita também pelas juntas eleitorais de cada cidade.

No caso das eleições presidenciais, a assinatura do diploma e a diplomação são feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promove a assinatura dos diplomas e realiza a diplomação dos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital (DF).

Até quando a diplomação deve ocorrer?

A diplomação das candidatas e candidatos eleitos no pleito de 2024 deve ocorrer até o dia 19 de dezembro deste ano, conforme o calendário eleitoral.

Fonte: TSE

Continuar lendo

Canal YouTube

Prefeito eleito Murilo Bomfim e vice-prefeita Paizinha concedem entrevista ao Curaçá Oficial

Publicado

em

Nesta quarta-feira (30) o programa Curaçá Oficial entrevistou o prefeito eleito Murilo Bomfim (PT) e vice-prefeita eleita Paizinha (PSD).

Murilo agradeceu os mais de 12 mil votos que o levaram a vitória nas urnas e revelou algumas ações que pretende realizar nos primeiros 100 dias do seu mandato.

Confira a entrevista na íntegra!

Continuar lendo

Bahia

Vereadora eleita Flavinha participa do programa Curaçá Oficial

Publicado

em

Nesta terça-feira (29) o programa Curaçá Oficial ao Vivo contou com a participação da vereadora eleita Flavinha (PP) e do ex-vereador de Curaçá Flambinho.

Assista na íntegra a entrevista!

 

Continuar lendo

DESTAQUE