Redes sociais

Eleições

Vereador César Mendonça anuncia saída do Partido PSD e mantém suspense sobre nova legenda

Publicado

em

Nesta segunda-feira (18), o vereador César Mendonça anunciou a sua saída do Partido Social Democrático (PSD). Mendonça não revelou, entretanto, para qual partido está se dirigindo em vista das eleições municipais de 2024.

O vereador declarou sua intenção de concorrer ao quinto mandato como vereador, mantendo seu foco na representação do distrito de Riacho Seco.

O prazo para trocas de partidos visando as eleições municipais de 2024 é até o dia 6 de abril, o que significa que Mendonça ainda possui alguns dias para definir seu novo rumo político. Enquanto isso, a saída do PSD e a expectativa em torno de sua próxima movimentação continuam a ser temas de discussão nos bastidores da política local.

“Até a próxima semana pretendo dizer aos meus eleitores e eleitoras a legenda que estarei me filiando. Estou pensando no melhor para o desenvolvimento de Curaçá”, disse o vereador.

Texto: Alinne Torres

Curaçá

TRE-BA faz plantão no sábado (17) para atender eleitores e evitar cancelamento de títulos eleitorais

Publicado

em

Com o objetivo de ampliar o atendimento eleitoral e evitar o cancelamento de títulos por pendências nas últimas eleições, os cartórios eleitorais da capital e do interior funcionarão em regime de plantão, neste sábado (17), das 8h às 12h. A ação segue o que determina a Portaria nº 308, de 5 de maio de 2025, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A iniciativa é voltada a eleitores e eleitoras que deixaram de votar, justificar a ausência ou quitar multas em três eleições consecutivas. Na Bahia, 260.262 pessoas estão em risco de ter o título cancelado.

Como consultar a situação eleitoral

Eleitoras e eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelos seguintes canais: site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral. Confira aqui a lista completa de locais de atendimento na capital e no interior.

Se for identificada a ausência às urnas, o(a) eleitor(a) deverá quitar os débitos. As multas podem ser pagas pelo Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral. Os pagamentos podem ser feitos por boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), PIX ou cartão de crédito.

Consequências do cancelamento

De acordo com o Art. 7º da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), quem tiver o título cancelado não poderá: inscrever-se em concurso público; tomar posse em cargo ou função pública; receber salários ou proventos de emprego público; participar de licitação ou concorrência pública; obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou que tenham participação do governo; emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil); renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo; além de realizar atos que exijam quitação com o serviço militar ou com a Receita Federal.

Fonte: TRE-BA

Continuar lendo

Bahia

Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia

Publicado

em

Na Bahia, mais de 260 mil pessoas estão com risco de ter a inscrição eleitoral cancelada por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. O número está disponível no portal de estatísticas do TSE.  Os eleitores que estão nessas condições devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio de 2025 e, assim, evitar o cancelamento do título.

Como consultar a situação eleitoral

Eleitoras e eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelos seguintes canais: site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral.

Como regularizar a situação

Após consultar a situação eleitoral e identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.

Outra opção é buscar atendimento presencial no TRE-BA. Em Salvador e no interior do estado, o serviço está disponível nos Cartórios Eleitorais, nos postos descentralizados da Justiça Eleitoral e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Na capital, também é possível ser atendido na Central de Atendimento ao Público – sede do TRE-BA- localizada no CAB. Confira aqui a lista completa de locais de atendimento na capital e no interior.

Consequências do cancelamento

Os eleitores que tiverem o título cancelado não poderão: inscrever-se em concurso público, tomar posse em cargo ou função pública, receber salários ou proventos de emprego público, participar de licitação ou concorrência pública, obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou que tenham participação do governo, emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil), renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo, além de realizar atos que exijam quitação com o serviço militar ou com a Receita Federal (art. 7º, §1º, do Código Eleitoral).

Fonte e foto: TRE-BA

Continuar lendo

Bahia

Eleição da 2ª Câmara Mirim de Curaçá acontece nesta quinta-feira (24)

Publicado

em

Nesta quinta-feira, dia 24 de abril, os estudantes dos anos finais do Colégio Municipal Professor Ivo Braga e da Escola Municipal Thereza Cristina irão às urnas para eleger os novos representantes da 2ª Câmara Mirim de Curaçá. A votação será realizada das 8h às 17h, nas próprias unidades escolares.

Ao todo, 19 alunos se candidataram para disputar uma das 13 cadeiras de vereador mirim. A apuração dos votos será feita logo após o encerramento da votação, na sede da Câmara Municipal de Curaçá.

O projeto da Câmara Mirim foi idealizado pelo vereador Rogério Bahia e tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pela política, promover a cidadania e fortalecer a participação estudantil nas decisões que impactam o município.

A iniciativa já se consolidou como uma importante ferramenta de educação política e cidadã, proporcionando aos estudantes uma vivência prática do processo democrático e do funcionamento do Poder Legislativo.

Texto: Alinne Torres

Foto: Arquivo Curaçá Oficial

Continuar lendo

DESTAQUE