Redes sociais

Bahia

A Comunidade do Wolmar faz campanha contra Lixão em Curaçá

Publicado

em

Na sexta (15), a Comunidade Wolmar Dias Torres (WDT), em Curaçá-BA, iniciou uma campanha, coordenada pela associação comunitária Aprisco, que busca barrar a iniciativa de instalação de um lixão dentro do território onde está o WDT. De acordo com a Presidenta da Aprisco, Socorro Silva, a Associação optou por fazer uma campanha nas redes sociais. “Quando soubemos do caso, fomos até o local escolhido pela Prefeitura para servir de lixão e constatamos que há uma obra em curso. Fizemos ofício para o Governo e estamos aguardando resposta de mais esclarecimentos. Mesmo assim, diante do impacto da notícia que entristeceu todo mundo, resolvemos, por hora, fazer uma campanha nas redes sociais, por recomendação do Conselho Fiscal, mostrando que não aceitaremos isso, pois é ilegal”, explicou Socorro.
A Lei nº 12.305/2010 estabelece que todos os rejeitos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada, dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos no País, a qual determina a desativação dos lixões a céu aberto. O Governo de Curaçá está fazendo justamente o contrário ao criar um lixão, evidenciou o Secretário da Aprisco, Maurizio Bim. “Ainda precisamos de confirmação, mas sabemos que o lixão usado atualmente vai ser desativado, então vão ter que dar destinação ao lixo da Cidade e, caso seja este o local pretendido, não aceitaremos. Já fizemos denúncia ao Instituto de Meio Ambiente da Bahia (Inema) e vamos acionar outras autoridades e buscar parceiros. Foi uma decisão que nossa comunidade tomou”, falou o Secretário.
O Wolmar Dias Torres fica na área urbana de Curaçá, embora haja mais de 120 propriedades de características campestres, como chácaras. No seu território há dois loteamentos, e são aproximadamente 50 casas com moradores. “Quando chegamos, no início da década passada, escolhemos este local porque nos foi dito que não funcionaria um aterro sanitário que foi desativado. Então compramos nossas propriedades. Aí agora vem essa notícia que pegou todos de surpresa. Todos seremos prejudicados e também o meio ambiente”, relatou Afonso Coelho, Tesoureiro da Aprisco. A campanha já começou com o compartilhamento em massa de uma peça gráfica que marca a posição dos comunitários. Diretores e conselheiros fiscais da Aprisco revelaram, por fim, que outras ações serão executadas logo mais e que a Comunidade manter-se-á mobilizada.
Texto: Ascom/Aprisco

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE