Redes sociais

Notícia

Bahia tem 1.196 farmácias populares credenciadas para a entrega gratuita de absorventes higiênicos

Publicado

em

O Estado da Bahia tem 1.196 farmácias populares, em 339 municípios, cadastradas para o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que vem sendo executado pelo Governo Federal. Isso significa que cerca de 2,5 milhões de pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, na faixa etária entre 10 e 49 anos, podem retirar os absorventes gratuitamente nos estabelecimentos habilitados no Estado.

A secretária de Política para as Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, destaca que muitas beneficiárias ainda desconhecem esse programa. “Infelizmente, muitas mulheres, meninas e pessoas que menstruam ainda não têm acesso a esta informação, de que têm o direito a receber gratuitamente os absorventes. Existe uma rede consolidada na Bahia, com mais de 1.100 farmácias credenciadas e é preciso que as beneficiárias tomem pertencimento disso e possam usufruir com toda dignidade que merecem”, afirmou, ao acrescentar que, na Bahia, o programa Dignidade Menstrual também alcança, com recursos próprios do governo do Estado, estudantes da rede estadual de ensino e a população recolhida em unidades do sistema prisional.

O programa tem o objetivo de promover a equidade de gênero e o acesso aos absorventes, combatendo as desigualdades causadas pela pobreza menstrual. A implantação do programa ocorre de forma conjunta entre os ministérios da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação.

Para garantir o benefício, dentre outros critérios, é preciso ter inscrição no Cadúnico; ter renda mensal de até R$ 218,00; ser estudante de baixa renda da rede pública; ou esteja em situação de rua. As pessoas que se encaixam nestes critérios precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’– a nova versão do Conecte SUS já disponível para download.

O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a opção para fazer o download do aplicativo “Meu SUS Digital”. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.

Fonte: Ascom/SPM

Curaçá

PM-BA prende homem com base na Lei Maria da Penha no centro de Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, nesta sexta-feira (11), a prisão em flagrante de um homem, com base na Lei Maria da Penha, no município de Curaçá.

Por volta das 22h30, durante rondas no centro da cidade, a guarnição avistou um homem forçando o portão da casa de sua ex-companheira, tentando agredi-la e praticando violência verbal contra ela. A guarnição tentou abordá-lo, mas o homem resistiu à busca pessoal e passou a desacatar os policiais com diversos xingamentos. Após intensa resistência, foi possível imobilizá-lo e conduzi-lo à delegacia.

A vítima, visivelmente abalada, optou por não acompanhá-lo até a unidade policial, alegando medo de ser perseguida futuramente.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão, e o homem foi apresentado à Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis pela autoridade competente.

Fonte: 45ª CIPM / ASCOM

Continuar lendo

Bahia

Projeto AMAres entre Rios leva capacitação e oportunidades internacionais para artesãs de Curaçá

Publicado

em

O sertão baiano está ganhando destaque internacional graças a um projeto inovador que une tradição, capacitação e empoderamento feminino. Trata-se do AMAres entre Rios, iniciativa patrocinada pela Blue Sky, em parceria com a Amares do Brasil, o Grupo Mulheres do Brasil e o Instituto Parceiros Caatinga. O projeto tem como principal objetivo capacitar artesãs do município de Curaçá, na Bahia, para a criação de produtos artesanais com alto valor agregado e voltados ao mercado internacional.

Por meio de oficinas práticas e consultorias especializadas, o AMAres entre Rios busca não apenas aprimorar técnicas artesanais, mas também orientar as participantes sobre tendências de mercado, branding, sustentabilidade e estratégias de comercialização. O projeto fortalece os grupos locais, promovendo a brasilidade através do design e da identidade cultural do sertão.

“Nosso foco é mostrar que o saber tradicional, quando bem valorizado e conectado com o mercado certo, pode transformar realidades. Estamos oferecendo ferramentas para que essas mulheres se tornem protagonistas de suas histórias, com independência econômica e reconhecimento internacional”, afirma Amanda Medrado, Diretora Criativa da Amares.

Além do impacto econômico, o projeto também tem forte viés social. A maioria das participantes são mulheres que, até então, não tinham acesso a redes de apoio ou capacitação formal. Com o AMAres entre Rios, elas encontram um espaço de aprendizado, troca e valorização de suas histórias e talentos.

A primeira fase do projeto, que acontece ao longo dos próximos meses, já mobiliza dezenas de artesãs em Curaçá. Ao final do ciclo de oficinas, os produtos desenvolvidos serão apresentados em eventos e feiras internacionais, abrindo portas para exportação e parcerias comerciais.

Com essa ação, o AMAres entre Rios reforça o papel transformador do artesanato e da arte como caminhos para inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável, mostrando que o talento brasileiro — especialmente o feminino — tem espaço e valor em qualquer lugar do mundo.

Fonte e Foto: Ascom/ Blue Sky

Continuar lendo

Curaçá

Policiais Militares prendem homem e apreendem arma de fogo na zona rural de Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou, nesta quinta-feira(10), a prisão em flagrante de um homem e a apreensão de uma arma de fogo, no município de Curaçá.

Por volta das 14h30, durante intensificação do policiamento na zona rural, a guarnição foi informada pela central sobre uma ocorrência na localidade da Fazenda do Meio. Populares relataram que, no último domingo, ocorreu uma confusão entre dois homens, ocasião em que um deles teria efetuado dois disparos de arma de fogo para o alto.

Diante das informações, a guarnição deslocou-se até a residência do suspeito. Ao ser abordado, o homem admitiu ter realizado os disparos e informou que havia enterrado a arma no quintal da própria casa. Com a devida autorização, os policiais realizaram buscas no local indicado e localizaram a arma de fogo. O homem o recebeu voz de prisão em flagrante.

Texto: Ascom/45ªCIPM

Continuar lendo

DESTAQUE