Redes sociais

Bahia

Eleições: Fala Aí Curaçá com Murilo Bomfim chega ao interior

Publicado

em

Na noite dessa quarta (22), foi realizada, no Povoado de São Bento, a segunda escuta do FALA AÍ, CURAÇÁ. A reunião foi aberta às 19h pelo pré-candidato a prefeito Murilo Bomfim (PT), acompanhado de sua Esposa Cláudia Regina. Ele agradeceu a Deus pelo momento, falou da satisfação em começar a escuta do Interior naquele povoado e discursou: “venho rodando todo o Curaçá durante 7 anos, pelos quatro cantos, vendo e ouvindo a situação do nosso Município. Mas preciso escutar mais. Deixar o povo propor. O “Fala Aí” é para isso. Temos que fazer como o nosso Presidente e nosso Govenador: ouvir o povo”, resumiu Murilo que também agradeceu à presença de todos, a recepção de José Ivan, Laudicer e família e ainda evidenciou positivamente todas as contribuições e pontuou cada uma. Falou que acredita na mudança de Curaçá para um governo participativo com acesso das pessoas ao prefeito.
Após, teve a formação da mesa: Socorro Ferreira, Gestora da unidade local de beneficiamento de umbu, falou que precisa de mais apoio para ampliar a produção e integrar mais pessoas; Maria José, da Associação do Jaquinicó, demonstrou apoio ao projeto de Murilo. José Ivan, da Associação do São Bento, fez boa referência ao “Fala aí, Curaçá”. O Ex-Prefeito Salvador Lopes fez breve apanhado de conquistas do Povoado na época de sua gestão, a exemplo de atendimento em água e educação, e ainda fez boa referência à construção do plano de governo participativo e evidenciou a boa participação dos presentes que lotaram o espaço. O Vereador Januário fez breve histórico de sua luta política e comparou Murilo, que ouve o povo, e o grupo do Prefeito que não ouve a população. Depois falaram três pretendentes a uma vaga no legislativo: Júlia Oliveira comentou sobre sua família no Povoado e evidenciou o protagonismo das mulheres nas associações locais. Genivaldo Pequeno expressou sua vontade de lutar pelas associações. Jamily Martins evidenciou a importância do “Fala aí” no que se refere a ouvir o povo e pediu um minuto de silêncio pela recente perda de Adylla Lucas e também da Professora Anita que faleceu neste dia.
Vários pré-candidatos e pré-candidatas também participaram do Evento que contou com a recepção de propostas por microfone aberto, formulários e captação de vídeos. As sugestões foram registradas pelos organizadores que fizeram ótima avaliação do Evento. “Bom demais esse início pelo Interior e com esta grandeza que foi em São Bento. Em nome de todo o pessoal que apoiou, trabalhou, contribuiu de alguma forma para esse ‘Fala aí’, eu agradeço a participação de todos e todas. Vocês foram formidáveis. A caminhada na construção do plano participativo está só começando, mas estou muito feliz porque o povo está abraçando isso como uma oportunidade, uma esperança”, sintetizou Júlio Cézar, Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Curaçá. A próxima edição será na Comunidade de Ferrete, domingo (26).
Ascom/Murilo Bomfim

Bahia

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Publicado

em

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.

Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).

As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!

Por Luiz Rodrigues

 Agência Multiciência

Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena

Continuar lendo

Bahia

Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.

Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.

O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:

O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.

O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.

A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.

A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.

Por Maria Eduarda Morais

Agência Multiciência

Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela

Continuar lendo

Bahia

FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros

Publicado

em

Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).

Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.

No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.

Texto: João Pedro Tínel

Agência Multiciência

Foto Divulgação: Urias Feitosa

Continuar lendo

DESTAQUE