Redes sociais

Bahia

Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil

Publicado

em

O Pix, serviço de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Após quatro anos do seu lançamento, a modalidade superou as transações com dinheiro em espécie, segundo dados da pesquisa O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo BC.

A ferramenta é usada por 76,4% da população, além de ser aquela utilizada com maior frequência para 46% dos entrevistados. Na última edição da pesquisa, em 2021, o Pix havia entrado em operação havia poucos meses e, na época, já era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, entretanto, seu percentual era de apenas 17%.

Em segundo lugar, no atual levantamento, aparece o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população, sendo o meio pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.

Já o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) aparece em terceiro lugar na pesquisa deste ano, usado por 68,9% da população, sendo o meio mais frequente para 22%. No levantamento de 2021, o dinheiro era utilizado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.

Na sequência da atual pesquisa aparece o cartão de crédito, utilizado por 51,6% da população, o mais frequente para 11,5%. Por outro lado, o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, 42% do total, contra 25,7% de uso de Pix.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 de maio e 1º de julho, sendo que mil compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais, em todas as capitais e em amostras de cidades com mais de 100 mil habitantes. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,1%.

Dinheiro vivo

Segundo o BC, o objetivo da pesquisa é o “aprimoramento contínuo da gestão do meio circulante brasileiro e das ações de divulgação sobre características das cédulas e moedas do Real”.  “Mesmo com o PIX e toda a evolução tecnológica, o dinheiro em espécie ainda se faz bastante presente na vida dos brasileiros”, destaca a autarquia. A pesquisa também traz dados sobre a conservação de cédulas, o uso de moedas e reconhecimento de itens de segurança.

De acordo com o estudo, o uso de cédulas e moedas é mais intenso entre aqueles com menor renda: 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos e 69% entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos. Quando a renda aumenta um pouco, o uso do dinheiro em espécie se torna menos frequente: 59,4% daqueles que ganham entre cinco e dez salários mínimos e 58,3% das pessoas que recebem mais de dez salários utilizam notas e moedas de Real.

O uso do dinheiro físico também é ligeiramente maior entre os idosos. De acordo com o levantamento, 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais utilizam o meio; esse percentual cai para 68,6% entre aqueles com idade entre 16 e 24 anos.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr Agência Brasil

Bahia

Ex-Prefeito de Curaçá Gera Revolta ao Exonerar Servidores Temporários Três Dias Após Renovação de Contratos

Publicado

em

O ex-prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, em um ato ilegal e meramente político, renovou contratos de servidores temporários por meio do Decreto 166/2024 em 26 de dezembro de 2024. No entanto, apenas três dias depois, publicou o Decreto 169/2024, exonerando todos os servidores contratados, fazendo ressalva apenas para as gestantes. Essa decisão gerou confusão e incerteza entre os funcionários.

Motivação por trás da decisão

Sabendo que não podia criar despesas para o futuro Prefeito e renovar contratos temporários em fim de mandato, acredita-se que o objetivo do ex-Prefeito era gerar revolta entre os funcionários contra o novo prefeito, considerando que não houve um processo de transição governamental. O novo prefeito encontrou computadores sem informações, prédios abandonados, veículos sucateados e folhas de pagamento de pessoal abertas e sem recursos em caixa para quitação.

Impacto nos funcionários

Os servidores selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado 001/2023/SEDUC tiveram suas esperanças inicialmente erguidas, apenas para serem frustradas pelo próprio ex-Gestor no decreto subsequente. Isso levanta questões sobre a gestão e responsabilidade do ex-prefeito.

Consequências

A decisão do ex-prefeito Pedro Oliveira pode ter consequências legais e políticas. A transparência e a legalidade são essenciais na administração pública.

ASCOM Murilo Bomfim

Foto : Arquivo – Curaçá Oficial

Continuar lendo

Bahia

Policiais militares erradicam 65 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá

Publicado

em

Na manhã deste domingo (5), foi realizada mais uma ação da Operação Terra Limpa. Policiais da 45ª CIPM localizaram, nas proximidades da localidade de Missão Velha, duas roças de maconha: uma com 15 mil pés e a outra com 50 mil, totalizando 65 mil pés da erva, além de uma sementeira em uma das roças.

Todo o material foi erradicado e incinerado, e uma amostra foi encaminhada para as providências cabíveis pela Polícia Judiciária. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a ação.

Fonte: 45ª CIPM / ASCOM

Continuar lendo

Bahia

Curta-metragem “HERDEIRAS DE FELICIANA” no Youtube do Curaçá Oficial

Publicado

em

O curta-metragem “Herdeiras de Feliciana: a história de Curaçá contada por mulheres” está oficialmente disponível no canal do Curaçá Oficial no YouTube. Produzido na cidade de Curaçá, o projeto é resultado do edital de cultura João de Borrega, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Curaçá e Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude.

O nome do curta-metragem faz referência à fundadora da cidade, Dona Feliciana Maria de Santa Thereza de Jesus, uma figura histórica que carrega grande significado para a identidade local.

O curta traz uma narrativa poderosa sobre quatro mulheres notáveis que marcaram a cultura local com seus legados e histórias de vida:

  • Alinne Torres: jornalista do Curaçá Oficial;
  • Professora Bernadeth França (popularmente conhecida como Detinha);
  • Marilene Sobral: a vaqueira;
  • Juvina Vieira: associativista.

Com sensibilidade e autenticidade, o filme explora como essas mulheres fomentaram as tradições, memórias e a identidade cultural da cidade de Curaçá, perpetuando valores e inspirações para gerações futuras.

A produção ficou a cargo de Alinne Torres e Anne Gabrielle, com imagens e edição de Erick Pionório. A narrativa ganhou ainda mais força com a interpretação de José Uelison e a transcrição detalhada que garante acessibilidade ao conteúdo.

O curta é um convite para conhecer as histórias de coragem e dedicação dessas mulheres que moldaram e continuam a inspirar a cidade de Curaçá. Assista agora no canal do Curaçá Oficial e deixe-se emocionar por essa bela homenagem às Herdeiras de Feliciana.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

DESTAQUE