Curaçá
Urgente: Murilo Bomfim decreta anulação do processo seletivo simplificado e anuncia novas providências

O Prefeito Municipal de Curaçá, no Estado da Bahia, Murilo Bomfim, por manifesta ilegalidade do Processo Seletivo Simplificado 001/2023/SEDUC, decretou a anulação do certame, destinado ao provimento de vagas temporárias na Rede Municipal de Ensino, e determinou a Secretária Municipal de Educação a imediata organização de um novo processo seletivo, com rigorosa observância dos requisitos estabelecidos em lei.
A medida foi tomada em razão da não observância pela Gestão Municipal anterior do que dispõe a Lei Municipal nº 546/2010, que ao autorizar a realização de seleção para contratação temporária de profissionais da educação, estabelece que essas contratações devem ser precedidas de aprovação em exame de provas e títulos. O que não ocorreu no Processo Seletivo agora anulado, em qual não foi realizada a etapa de provas.
Como compromisso com a garantia da legalidade em todos os atos e a transparência e eficiência na gestão pública, o Prefeito Municipal determinou à Secretaria Municipal de Educação de Curaçá a organização de um novo Processo Seletivo Simplificado, dessa vez, incluindo a avaliação por provas e títulos, conforme preconiza a legislação municipal e a Resolução TCM/BA 1420/2020.
A administração municipal de Curaçá, reafirma seu compromisso com a legalidade e a lisura de todos os atos administrativos, assegurando que os próximos passos serão conduzidos com responsabilidade e observância integral à legislação.
O novo processo seletivo será anunciado em breve, e todos os interessados poderão acompanhar as atualizações por meio dos canais oficiais da Prefeitura.
Ascom/Murilo Bomfim
Curaçá
Câmara de Curaçá realiza Sessão Itinerante e Audiência Pública em Riacho Seco

A Câmara Municipal de Curaçá-BA realiza na próxima segunda-feira (28) uma Sessão Itinerante e Audiência Pública no distrito de Riacho Seco.
A programação começa às 17h, com a sessão itinerante, seguida da audiência pública às 18h, na Escola Municipal Luís da Costa Mendonça. Os temas em destaque serão a Segurança Pública e o Tratamento da Água no distrito.
O encontro, presidido por Rogério Quintino Bahia, visa aproximar a população das discussões e decisões legislativas.
Texto: Alinne Torres
Foto: Curaçá Oficial
Bahia
Artigo: Liberdade X Igualdade

Liberdade, igualdade e fraternidade foi o lema da Revolução Francesa de 1789. Mas devemos se questionar: liberdade para quem? Para o livre comércio ou para a classe trabalhadora se emancipar? Eu fico com a primeira opção. No campo do Direito, a gente discute os direitos de primeira dimensão e segunda dimensão. A liberdade se inclui na primeira e a igualdade na segunda. Segundo Dirley da Cunha Jr., enquanto os direitos de defesa asseguram as liberdades, os direitos as prestações procuram obter do Estado as condições jurídicas e materiais favoráveis e indispensáveis ao exercício efetivo e concreto dessas liberdades.
Daí a constatação de que os direitos as prestações notadamente os direitos sociais prestacionais, manifestam-se como “barreiras defensivas do indivíduo perante a dominação econômica de outros indivíduos”, Quando eu aprendi matemática com meus queridos e amados Professores (aqui quero deixar registrado que fui educado a ver os professores como uma autoridade e que merecem total respeito), explicitado pela fórmula seguinte: a1/b2 = a2/b1, percebi que existem as grandezas inversamente proporcionais. Pois bem, se prestarmos atenção quanto mais liberdade menos igualdade, quanto mais igualdade, menos liberdade.
Vou exemplificar. Quando o Mestre diz: alunos, que dia vocês querem a prova? Perceba que cada um vai querer um dia diferente. A liberdade foi ao ápice, mas a igualdade findou. Mas se o mestre chegar com o dia determinado, a igualdade vai lá pra cima e a liberdade fica em detrimento.
Cabe a cada um de nós fazer a escolha entre liberdade ou igualdade e arcar com todas as suas consequências. Eu já fiz minha escolha. Eu escolho ficar com a igualdade. Eu cedo minha liberdade em prol da igualdade. E eu? Para finalizar, eu gosto de música, vai um trecho de uma de Gilberto Gil: Ó, mundo tão desigual, tudo é tão desigual, Uoh-oh-oh-oh-oh-oh, Ó, de um lado esse carnaval, do outro, a fome total, Uoh-oh-oh-oh-oh-oh.
Por Netinho de Elzeneide
Bel. em Direito
Bahia
PM-BA erradica 26 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá

-
Bahia5 horas atrás
Curaçá celebra o Dia Nacional da Caatinga com encontros e debates sobre sustentabilidade
-
Bahia2 dias atrás
Eleição da 2ª Câmara Mirim de Curaçá acontece nesta quinta-feira (24)
-
Bahia4 horas atrás
Artigo: Liberdade X Igualdade
-
Bahia5 horas atrás
Blue Sky e Colégio CETEP Curaçá renovam parceria e abrem 10 vagas de estágio para jovens em formação técnica
-
Canal YouTube5 horas atrás
Curaçá Oficial entrevista equipe da Blue Sky Caatinga
-
Curaçá4 horas atrás
Câmara de Curaçá realiza Sessão Itinerante e Audiência Pública em Riacho Seco
-
Bahia5 horas atrás
PM-BA erradica 26 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá
-
Canal YouTube5 horas atrás
Presidentes da Seleção Curaçaense participam de entrevista no Curaçá Oficial