Bahia
Sistema de vigilância da Adab atua na prevenção da Peste Suína

O Plano visa a manutenção da certificação internacional do estado como área livre de Peste Suína Clássica (PSC), com reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde animal – OMSA. Suas ações visam detectar sinais, diretos ou indiretos, da presença do agente patogênico em uma população suína susceptível, de forma precoce, permitindo uma reação rápida do serviço veterinário estadual.
A expectativa é colher, durante as visitas técnicas, aproximadamente, 1.500 amostras de soro sanguíneo, em 121 propriedades, e realizar a vigilância clínica em mais de 60 mil animais, em mais 122 propriedades, para avaliação de sinais clínicos compatíveis com a PSC e outras patologias como a Peste Suína Africana (PSA) e Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS).
“Estaremos atuando com mais de 70 servidores, entre médicos veterinários, técnicos em fiscalização e auxiliares, que têm o compromisso com a sanidade animal e a sustentabilidade do agronegócio baiano. A colaboração dos criadores e de toda a cadeia produtiva é fundamental para o sucesso desta ação”, declara o coordenador do Programa Estadual de Sanidade dos Suínos, Rui Leal.
As amostras sorológicas, após colhidas, serão enviadas ao laboratório da Adab (LADESA) para triagem e encaminhadas para realização de testes sorológicos em laboratórios credenciados pelo MAPA, com apoio do Fundo de Pecuária do Estado da Bahia – Fundap.
O Programa
O Programa Estadual de Sanidade dos Suínos estabelece medidas de controle da sanidade do rebanho suíno da Bahia, em consonância com Programa Nacional de Sanidade de Suínos – PNSS do Ministério da Agricultura e Pecuária, e concentra seus esforços na manutenção do Estado
A Bahia possui um rebanho superior a 1 milhão de cabeças, distribuídas mais de 60 mil propriedades e integra a Zona Livre de PSC sem vacinação, fazendo parte de um bloco sanitário que atende aos requisitos estabelecidos pela OMSA.
Fonte: Ascom/Adab
Bahia
SAAE EXECUTA SERVIÇO PREVENTIVO NA CAPTAÇÃO DA CIDADE

Nessa sexta (14), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Curaçá executou uma manutenção na base flutuante da captação da cidade. Foram promovidas diversas melhorias na estrutura para melhor desempenho e segurança na área onde é captada a água.
De acordo com Maurízio Bim, Chefe do setor de tratamento de água do Saae, “havia um desnível que sobrecarregava o motor. Inclusive, um queimou, recentemente, com grande prejuízo para a Empresa. Então decidimos fazer essa importante intervenção”. Funcionários da Autarquia Municipal e prestadores de serviço, a exemplo de José Neudes Dias, técnico mecânico, promoveram os serviços. “Nivelamos a base e alinhamos o conjunto motor e bomba; assim, diminuímos os ruídos e regulamos o problema do superaquecimento, após correção na base da bomba e motor elétrico, que se encontrava com inclinação muito elevada, causando desalinhamento, travamento do conjunto e consequentemente queima do motor elétrico e quebra dos pés da bomba. Fabricamos também e instalamos dois suportes para fixação das tubulações de sucção e descarga, pois as mesmas estavam causando peso excessivo no conjunto moto-bomba”.
Os investimentos realizados em manutenção são de grande relevância . “Estamos promovendo reparos importantes no sentido de evitar problemas futuros, especialmente as queimas de motores que, além do alto custo financeiro, ainda gera muitos distúrbios e falta de água. Queremos minimizar isso”, reiterou o diretor do Saae, Josué Araújo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curaçá
Bahia
Governo regulamenta lei que restringe uso de celular na escola

As regras sobre a restrição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica foram estabelecidas nesta quarta-feira (19). Entre as normas estão estratégias de orientação aos estudantes e capacitação dos profissionais de educação sobre o tema.
A regulamentação da Lei 15.100/2025 foi estabelecida por um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União. O documento observa a gestão democrática do ensino e garante a participação da comunidade escolar na adequação das regras ao contexto local.
O detalhamento sobre as exceções para uso dos eletrônicos traz a necessidade de atestado, laudo médico ou outro documento assinado por profissional de saúde para casos em que o estudante necessite do celular para tecnologia assistiva no processo de ensino. Também nos casos de monitoramento e cuidado de condições de saúde. A regra pode ser adaptada a outras formas de comprovação a critério dos sistemas de ensino.
O decreto define ainda a inclusão de estratégias de orientação dos estudantes e formação dos professores nos regimentos internos escolares e nas propostas pedagógicas. Foram definidos como obrigatórias as ofertas de educação digital para o uso seguro, responsável e equilibrado de aparelhos eletrônicos aos professores, que também deverão ser capacitados a identificar sinais de sofrimento psíquico em estudantes, decorrente do uso imoderado dos celulares.
Nos mesmos documentos das instituições de ensino, também deverão constar a forma como os celulares serão usados de forma pedagógica e como os aparelhos serão guardados durante a aula, o recreio ou os intervalos.
As instituições de ensino também serão responsáveis por estabelecer as consequências do descumprimento da lei, considerando o que já foi estabelecido pelas normas federais e as orientações emitidas pelo Conselho Nacional de Educação.
Por fim, o governo reforçou a obrigação dos estabelecimentos públicos e privados de promoverem ações de conscientização sobre os riscos de uso excessivo de celulares e outros eletrônicos portáteis pessoais. Inclusive, de promover espaços de escuta e garantir acolhimento aos estudantes, professores e profissionais dos estabelecimento de ensino que apresentem sinais de sofrimento psíquico relacionados ao tema.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Rede Social
Bahia
Semana será ensolarada em Curaçá

De acordo com o Instituto Climatempo, não há previsão de chuvas em Curaçá até o próximo sábado, dia 22 de fevereiro. As temperaturas máximas devem atingir 36°C na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20), enquanto as mínimas devem ser de 23°C.
Até o momento, foram registrados apenas 4 mm de chuva em fevereiro de 2025 em Curaçá, representando 5% da média histórica de 74 mm para o mês.
Texto: Alinne Torres
Foto: Curaçá Oficial
-
Canal YouTube3 dias atrás
PM-BA completa 200 anos de atuação e o Comandante da 45ª CIPM comenta sobre a data
-
Curaçá5 dias atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Curaçá4 dias atrás
45° CIPM recupera motocicleta furtada em Curaçá
-
Bahia4 dias atrás
Barragem de Sobradinho ultrapassa 80% da sua capacidade de volume útil
-
Bahia2 dias atrás
Associação de bancos dá dicas para evitar golpe financeiro no Carnaval
-
Curaçá22 horas atrás
Homem com mandado de prisão em aberto é preso em operação conjunta entre as polícias civis da Bahia e Pernambuco na zona rural de Juazeiro
-
Curaçá2 dias atrás
Vem aí o Bloco Pitú Fest 2025 em Curaçá
-
Bahia2 dias atrás
Semana será ensolarada em Curaçá