Notícia
Polícia investiga caso de sequestro de menina de 12 anos em Santa Maria da Boa Vista-PE

De acordo com o site G1 Petrolina, a Polícia Civil de Pernambuco está investigando o caso de sequestro de Ingrid Vitória, de 12 anos, próximo ao povoado de Caraíbas, na zona rural de Santa Maria da Boa Vista -Pernambuco. O crime aconteceu na manhã desta terça-feira (25), quando a criança voltava de Curaçá (BA) com o irmão de três anos e a mãe que havia pegado carona com um conhecido da família. Em determinado momento, o homem agrediu e amarrou a mulher e levou a menina no porta-malas do carro.
Ainda de acordo com familiares da vítima, o homem acusado de sequestro é vizinho do pai de Ingrid no distrito de Curaçá (BA). A família vivia na Bahia e havia se mudado recentemente para o município de Floresta (PE). No caminho para a casa, Adriana e as duas crianças sempre passavam para visitar os parentes no povoado de Caraíbas.
“Ela tem costume de andar de carona com ele, ele tem costume de levar a família toda para lá, para cá, já foram para Lagoa Grande, já saíram em diversas vezes, já vinham para cá várias vezes, nunca aconteceu nada”, relata a esposa do primo de Adriana Gomes.
A Polícia Civil de Pernambuco se pronunciou sobre o caso e informou que está investigando o sequestro da criança, além de reforçar os canais de denúncia para quem possa ter visto Ingrid Vitória, confira:
“A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Santa Maria da Boa Vista, está investigando o caso de sequestro de uma adolescente, que aconteceu nesta terça-feira (25), no município. As diligências iniciaram assim que as forças policiais tomaram conhecimento do fato. Outras informações não podem ser fornecidas para não atrapalhar as investigações.
Destacamos, ainda, que a população pode ajudar nas investigações fazendo denúncias por meio do telefone (87) 9.8877.2249 ou pelos números da Ouvidoria: 181 ou 0800.081.5001. Todo crime informado pelo cidadão é apurado pelos órgãos policiais competentes. A ligação é gratuita, pode ser feita de qualquer município do Estado, o número não é identificado e o sigilo absoluto é garantido”.
Fonte: G1 Petrolina
Foto: WhatsApp/divulgação
Bahia
Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça importância do diagnóstico e do suporte multidisciplinar

No dia 2 de abril, o mundo volta os olhos para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento cognitivo e comportamental de milhões de pessoas.
Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, essa data tem como objetivo disseminar informações, combater preconceitos e promover maior inclusão na sociedade. Para reforçar essa causa, a campanha Abril Azul é realizada ao longo do mês, buscando ampliar o debate sobre os desafios enfrentados por pessoas autistas e suas famílias.
O TEA se manifesta de diferentes formas e graus, impactando habilidades de comunicação, interação social e comportamento. Apesar dos avanços científicos, o diagnóstico do autismo ainda representa um desafio. Para identificar o TEA, são utilizados critérios clínicos baseados na observação do comportamento e na aplicação e avaliação de instrumentos padronizados, quando necessários.
Esses métodos avaliam aspectos como comunicação, interação social e padrões repetitivos de comportamento, auxiliando os profissionais na confirmação do transtorno. Não há um exame laboratorial específico para identificar o TEA; a avaliação depende de uma análise detalhada do histórico e do comportamento do paciente por uma equipe multiprofissional, processo que pode levar meses ou até anos.
Para as famílias, receber o diagnóstico de autismo pode gerar diversas emoções, desde incerteza até alívio por compreender melhor as necessidades da criança. Especialistas reforçam que o acompanhamento psicológico é essencial tanto para a pessoa diagnosticada quanto para seus familiares, auxiliando na compreensão das particularidades do TEA e na construção de estratégias de acolhimento e desenvolvimento.
Marcela Lopes de Almeida, médica neuropediatra e docente no IDOMED (Instituto de Educação Médica), destaca a importância da detecção precoce e do suporte profissional. “Um diagnóstico bem estruturado permite que a intervenção ocorra o quanto antes, aumentando as chances de um desenvolvimento mais equilibrado para a criança autista. A atuação conjunta dos pais e familiares, médicos, psicólogos e terapeutas é essencial para garantir um melhor prognóstico”, explica Marcela.
Acompanhamento psicológico e multidisciplinar é essencial para famílias e indivíduos com TEA
Segundo o psicólogo e docente de Psicologia na Wyden, Fabrício Otoboni, o suporte emocional é uma etapa fundamental no processo de aceitação e adaptação ao diagnóstico. “O impacto da confirmação do TEA em uma família pode ser profundo. O apoio psicológico auxilia na compreensão das necessidades do indivíduo e ajuda os pais a lidarem com suas próprias emoções, criando um ambiente mais acolhedor para todos”, destaca Otoboni.
O especialista ressalta ainda que a terapia psicológica pode ser decisiva na construção da autonomia e bem-estar de pessoas autistas. “Com um acompanhamento adequado, é possível desenvolver estratégias que favorecem a qualidade de vida e a inclusão social do indivíduo, respeitando sempre suas particularidades e potencialidades”, completa.
Além do acompanhamento psicológico, é fundamental que o tratamento envolva terapias ocupacionais, fonoaudiologia e, em alguns casos, suporte médico especializado. Esse conjunto de abordagens garante um desenvolvimento mais completo e um maior bem-estar para a pessoa autista e sua família.
Texto: EduSaúde
Foto: iStock
Bahia
Nova rampa de acesso entre Juazeiro e Petrolina é liberada

Na manhã desta terça-feira (01), após uma reunião com a empresa responsável pelas obras da Travessia Urbana, a nova rampa de acesso da Ponte Presidente Dutra foi liberada. O trecho liga a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ao Centro de Juazeiro, no norte da Bahia.
Além da empresa responsável pela obra, também estiveram presentes representantes da Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil.
A medida visa melhorar o tráfego e a mobilidade entre os dois municípios, enquanto as obras de infraestrutura da Travessia Urbana seguem em andamento.
Fonte: G1 Petrolina/Foto: RedeGN
Curaçá
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, na manhã desta quarta-feira (02), mais uma operação de combate ao plantio ilícito de entorpecentes.
Durante a ação, policiais da 45ª CIPM, comprometidos com a repressão ao cultivo e à circulação de drogas, localizaram duas roças de maconha nas proximidades da localidade de Matinha, contendo, respectivamente, 3.500 e 2.000 pés da erva.
Todo o material foi erradicado e incinerado no local, sendo uma amostra encaminhada à Polícia Judiciária para adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a operação.
Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
• 2022: 821.708
• 2023: 425.420
• 2024: 200.760
• 2025: 149.900
Fonte: 45ª CIPM / ASCOM
-
Curaçá3 dias atrás
Torneio de caça de tatu é desarticulado duas horas da manhã no distrito de Riacho Seco
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA apreende menor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Curaçá
-
Curaçá1 dia atrás
PM-BA prende homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Adolfo Viana, em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Curaçá10 horas atrás
Policia Militar erradica mais uma plantação de maconha na zona rural de Curaçá
-
Curaçá6 horas atrás
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá
-
Cultura2 dias atrás
Kombi do Ze Livrório chega a Curaçá com música e literatura para as crianças
-
Bahia6 horas atrás
Nova rampa de acesso entre Juazeiro e Petrolina é liberada