Redes sociais

Cultura

Crônica: Antônio Lopes, o hippie de Curaçá

Publicado

em

Na década de 60, surgiu na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos da América, o movimento Hippie que como uma grande onda se alastrou por todo o mundo.

Foi um movimento onde os jovens contestavam valores e costumes das sociedades de então e exibia como uma das suas principais bandeiras o desapego aos bens materiais e ao conforto e pregava a valorização da vida natural e o amor livre.

Quando o mundo tomou conhecimento da existência desse movimento, Curaçá tinha um hippie, a décadas, e já nem era mais tão jovem: Antônio Lopes.

Ele jamais se prendeu em uma estrutura famíliar, em um lar, mesmo tendo filho, e menos ainda a bens materiais. Viveu livre e solto e fez da vastidão do mundo a sua casa até morrer idoso, creio que na década de 80.

Ia a São Paulo, Paraná ou outros lugares distantes com a naturalidade como ia ali na Barra Grande ou na Faz. Riacho do Gato. Uma ocasião, conversava com conterrâneos em São Paulo e lembrou que precisava voltar porque tinha deixado apertado um “lático” de um chocalho. Levantou e viajou de volta para Curaçá para salvar o seu animal.

Outra vez, por ocasião da Semana Santa, indo para Juazeiro, a sua tia Domingas deu-lhe um dinheiro para trazer uns cocos. Em Juazeiro Antônio Lopes resolveu seguir adiante. Cerca de dois anos, depois de andanças por São Paulo e Paraná, passou de volta em Juazeiro, comprou os cocos encomendados e chegou com eles em Curaçá. Os entregou à D. Domingas dizendo:

– Taí seus cocos, minha tia. Pra Senhora não pensar que eu queria ficar com o seu dinheiro.

Por Omar Torres, popular Babá

Memorialista e Adminsitrador

Cultura

Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora

Publicado

em

A tradição junina vai tomar conta do distrito de Poço de Fora nos dias 6 e 7 de junho com a realização da Festa do Sagrado Coração de Jesus, dentro do Circuito Curaçá Junino. O evento promete muita animação, forró e valorização da cultura nordestina, reunindo grandes atrações para movimentar a comunidade.

Na sexta-feira, dia 6, sobem ao palco David Kauã, Tinho do Acordeon, Ferro na Muleka e William do Valle. Já no sábado, dia 7, será a vez de Júlio do Acordeon, Rodrigão e Forrozão Classe A.

O evento é promovido pela gestão municipal e faz parte do calendário oficial das festas juninas do município.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

Bahia

Curaçá se prepara para a 5ª Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia no dia 31 de maio

Publicado

em

A comunidade agropecuária de Curaçá já vive a expectativa para a 5ª edição da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia, que será realizada no próximo dia 31 de maio (sábado), na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA).

O evento, que já se tornou tradição na região, celebra a fé, a cultura sertaneja e a valorização do homem do campo, reunindo vaqueiros, famílias e representantes das comunidades rurais em um momento de confraternização, devoção e alegria.

A programação começa logo cedo, às 7h da manhã, com um café da manhã especial para os vaqueiros no povoado de Angico Grande. Em seguida, às 8h30, acontece a tradicional cavalgada com desfile dos vaqueiros, que sairão de Angico Grande em direção à sede da AAMA, onde será realizada a missa.

A Missa dos Vaqueiros está marcada para as 9h, com celebração do Padre Valdevam Correia, conhecido como o “Padre Vaqueiro”, que costuma emocionar os fiéis com sua linguagem próxima do sertanejo e do homem do campo.

Após a missa, a programação segue com momentos culturais e de valorização dos vaqueiros:

  • 11h – Aboios

  • 11h30 – Homenagens aos vaqueiros mais antigos e às mães de vaqueiros e agropecuaristas da comunidade

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – Sorteio de brindes para os vaqueiros

  • 15h – Bingo de um carneiro

  • 16h – Festa dançante com muito forró ao som de Renildo do Vale, Forró Pareado e atrações musicais surpresa

O evento é uma realização da AAMA e conta com o apoio de diversas instituições e lideranças, entre elas:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, IRPAA, FETAG-BA, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Programa Mensageiro Rural (com os professores e apresentadores José Humberto e Rubens Carvalho), Prefeitura Municipal de Curaçá, Comunidade Católica e Terço da Melancia, Paróquia de São Benedito e Bom Jesus, vereador Anselmo Filho, deputado estadual Marcelino Gallo, e o COMDISC – Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e das Bacias dos Rios Macururé e Curaçá.

A 5ª Missa dos Vaqueiros promete mais uma vez ser um marco de fé, cultura e integração das comunidades do sertão de Curaçá.

Texto: Alinne Torres

Foto: Curaçá Oficial

Continuar lendo

DESTAQUE