Cultura
Crônica: A valentia de Elias de Fortunato
A história de Curaçá é enriquecida pela presença de admiráveis personagens populares que resistem ao esquecimento, mesmo após muitos deles terem nos deixado há décadas. As segundas-feiras, dia da feira da cidade, eram especiais porque era o dia de encontra-los no mercado, nas ruas, armazéns ou bares da cidade. Quem é do meu tempo sabe que avistar pelas ruas, Apriginho do Caboclo Aprígio Julinho da Melancia, Zé Pintor, Quizinho, Conceição, Coruja, João de Mãe Sérgia e Elias de Fortunato, por exemplo, era a certeza de um acontecimento inesperado ou, no mínimo, de boas gargalhadas.
Hoje quero lembrar especialmente de um deles: Elias de Fortunato.
Criado por Fortunato Lopes, Elias era um homem de forte compleição física, dotado de admirável coragem para todos os enfrentamentos da vida. Por onde andou se destacou com ações viris e desassombradas. Desde a extenuante tarefa de transportar pesados toros de madeira pelo Rio, cuidar de um eito de roça ou mesmo enfrentar um valentão, era, para o destemido Elias, motivo da mesma disposição e alegria.
Certa vez, no meio de uma sombria madrugada, Elias atravessava a escura e perigosa ponte que liga Juazeiro a Petrolina. Três bandidos lhe abordaram dizendo para ele lhes entregar o dinheiro e o que de mais valor tivesse. Ele os desafiou dizendo:
– O que tenho ganhei com o meu suor. Não foi roubado, não. Se vocês quiserem venham buscar.
Os bandidos o cercaram, sendo que dois deles empunhavam grandes peixeiras e o terceiro, um porrete de madeira. Elias os enfrentou de mãos limpas.
No amanhecer do dia, ele chegou na casa da sua irmã de criação e madrinha, Nilza Lopes, com profundos cortes nas mãos e na cabeça e a roupa toda suja de sangue. Para a madrinha assustada ele detalhou o acontecido.
– Eu até tava me divertindo com a brincadeira minha madrinha. Mas quando vi o mel (sangue) descer nas mãos, ai fiquei com raiva. O primeiro que peguei com jeito, eu joguei dentro d’água. (Cerca de 5 metros de altura)
E gargalhando sonoramente concluiu a narrativa:
-Se não sabia nadar, eu acho que ele morreu, minha madrinha! Os outros dois covardes fugiram!
Das cenas mais marcantes gravadas na minha memória, estão as imagens de Elias, nos dias de feira, esforçando para se equilibrar bêbado em cima de um burro, entrando em armazéns e bares de Curaçá, batendo com força o chicote nos balcões de madeira e gritando:
– Eu tô desmantelando o mundo. Deus que fez e que é o dono dele, amanhã que conserte!
Jamais vi afirmação tão convicta e convincente.
Por Omar Torres, popular Babá
Memorialista curaçaense e Administrador
Bahia
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Cultura
Confira a programação da Romaria da Gruta de Patamuté 2024
A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá, estará celebrando, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.
O tema da Romaria nesse ano é “Sagrado Coração de Jeses, somos o teu povo e a Deus pertencemos.
Os ritos eucarísticos terão início no dia 30, às 19h, com a Missa de Acolhida dos Romeiros em Patamuté.
No dia 31, às 19h, acontecerá às 18h o Terço Mariano na Base do Romeiro, às 19h Missa de abertura da Romaria e às 20h procissão luminosa até o Santuário. Às 21h acontecerão apresentações culturais na Base do Romeiro.
No dia 1 de novembro logo nas primeiras horas, às 5h, haverá o Ofício da Imaculada Conceição no Santuário. Os romeiros poderão assistir as missas às 6h, 8h, e 10h no Santuário.
Para encerrar a romaria, ainda no dia 1 de novembro, às 12h será realizada despedida dos peregrinos e a benção dos objetos sagrados.
Texto: Alinne Torres
Bahia
Premiado “Saudade fez Morada aqui Dentro” estreia nos cinemas nacionais e ganha sessão especial gratuita em Poço de Fora, Curaçá
O longa-metragem baiano “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, com direção de Haroldo Borges e produção do coletivo Plano 3 Filmes, está na terceira semana em cartaz no circuito de salas nacional, após uma trajetória de premiações em festivais como o Festival de Mar del Plata (Melhor Filme e Prêmio do Público), Festival de Málaga (Melhor Montagem), Festival do Rio (Melhor Filme na Competição Novos Rumos) e Mostra de São Paulo (Prêmio Netflix e Prêmio Paradiso). Além da vasta premiação, a obra foi uma das seis candidatas brasileiras selecionadas para disputar uma vaga no Oscar 2025. Na cidade de Curaçá, o filme será exibido em sessão especial gratuita e aberta ao púbico, no dia 11 de outubro, às 18:30h, na Praça do Coração em Poço de Fora.
“Saudade fez Morada aqui Dentro” conta a história de Bruno (Bruno Jeferson), um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.
A ideia de abordar a perda da visão surgiu após as eleições de 2018. “Após mergulharmos no período onde a política brasileira tomou o rumo para a escuridão, o mais impressionante foi encontrar amigos e familiares que estavam torcendo pelo governo fascista. Parecia uma verdadeira epidemia de cegueira que se espalhava por todo o país. Precisávamos de uma história sobre a cegueira. E a história de Bruno parecia ser a metáfora perfeita para o que estávamos vivendo. Mas não queríamos uma cheia de desesperança, porque já estávamos todos mergulhados naquele cenário apocalíptico. “, explica o diretor e roteirista Haroldo Borges. “Queríamos contar uma história que apontasse para a luz, que mesmo dentro dessa escuridão, houvesse a possibilidade de luz”.
O filme, além de levar as paisagens do interior da Bahia para a tela, também buscou incorporar representantes da comunidade local ao elenco e à equipe. Os atores, Bruno Jeferson, Ronaldy Gomes, Angela Maria e Terena França, foram escolhidos após um processo de seleção que envolveu 1.300 jovens de escolas públicas do sertão baiano. A direção optou por não revelar o roteiro para os atores. “Toda a história foi transmitida oralmente, cena a cena”, explica Haroldo Borges. “Os atores entendem a situação e defendem seus personagens com vocabulário próprio.”
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022. O filme também conta com o apoio do Projeto Paradiso para sua distribuição em salas de cinema.
Ficha Técnica:
Direção: Haroldo Borges / Roteiro: Haroldo Borges, Paula Gomes / Diretor Assistente: Ernesto Molinero / Produção: Paula Gomes, Ernesto Molinero, Marcos Bautista / Direção de Fotografia: Haroldo Borges / Direção de Arte: Marcos Bautista / Montagem: Haroldo Borges, Juliano Castro / Som: Pedro Garcia, Victor Coroa / Elenco: Bruno Jefferson, Ângela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França, Wilma Macêdo, Heraldo de Deus, Vinicius Bustani.
Texto: Assessoria de Imprensa M2 Comunicação
-
Bahia2 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia2 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Canal YouTube2 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Bahia2 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia2 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
-
Curaçá2 dias atrás
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá