Redes sociais

Publicado

em

Vídeo: Jhon Cruz


Em sessão solene realizada no último sábado, 26 de novembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Curaçá concedeu o Título de Cidadão Honorário Curaçaense a 60 pessoas indicadas pelos vereadores durante o mandado da presidente Gressiany Soares e do ex-presidente da Câmara Januário Brandao.

O título de Cidadania Honorária é concedido exclusivamente a pessoas que não tenham nascido no Município de Curaca, mas que tenham devida importância ou serviços prestados à cidade. O agraciado passa a ser considerado um conterrâneo com essa honraria.

“A homenagem se dá a essas pessoas que prestaram serviço em nosso município com qualidade e com amor. A Casa vê a necessidade de mostrar a eles que Curaçá abraça-os por eles abraçarem nossa cidade”, disse Gressiany.

O vereador Januário Brandão comentou da sua alegria de poder realizar a entregar as honrarias aprovadas quando presidia a câmara durante a pandemia da covid-19. “Fico muito feliz em poder está vivendo esta homenagem e de está prestigiando quem de fato contribuiu com essa terra e se inseriu contribuindo com seu conhecimento, com o seu trabalho”, afirmou o vereador.

O senhor Ludgero Neto, popular Duneto, um dos primeiros moradores e produtores das Agrovilas foi agraciado com a honraria. O mesmo não escondeu a emoção ao receber a homenagem. “Estou muito feliz, estou muito orgulhoso. Eu antes me sentia filho de Curaçá, mas hoje com esse título é como se tivesse registrando-me hoje”, enfatizou o produtor.

Texto: Alinne Torres

Fotos: Jhon Cruz

Bahia

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Publicado

em

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.

Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a  vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Agência Brasil/Arquivo/Agência Brasil

Continuar lendo

Bahia

Diplomação dos Eleitos em 2024 Acontecerá em 19 de Dezembro

Publicado

em

A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em 2024 para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito está marcada para o dia 19 de dezembro, às 10h, no Teatro Miguel Torres, localizado no CETEP – Maria de Almeida Araújo, em Curaçá.

O evento será conduzido pelo Juiz Eleitoral da 085ª Zona, Dr. Wanderley Andrade de Lacerda, que presidirá o ato formal de entrega dos diplomas aos eleitos.

A diplomação representa a última etapa do processo eleitoral, oficializando os resultados das urnas e habilitando os eleitos para a posse em seus respectivos cargos a partir de 2025.

Texto: Alinne Torres

 

Continuar lendo

Bahia

Procon-BA e Decon deflagram operação Black Friday 2024 em vários pontos comerciais

Publicado

em

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) vão intensificar, até sexta-feira (29), a operação Black Friday 2024. A ação, que visa prevenir e reprimir abusos e crimes nas relações de consumo, está acontecendo em vários pontos comerciais e tem o objetivo de inspecionar práticas que possam causar prejuízos à/aos consumidoras/es, principalmente, com relação às publicidades enganosas e abusivas.

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), vai fiscalizar, junto com a Decon, lojas localizadas nos grandes centros comerciais e no comércio de rua, para garantir os direitos das/os consumidoras/es. Os fornecedores que forem flagrados cometendo infrações, responderão a procedimentos administrativos e criminais, de acordo com a infração constatada.

A Black Friday, tradicional dia de liquidações, que anualmente atrai uma multidão para as compras, já integra o calendário das cidades brasileiras e de outros países. Realizada na última sexta do mês de novembro, a ação promocional é aguardada com grande expectativa por consumidoras/es de diferentes níveis e lugares. O evento é compreendido como uma boa oportunidade de adquirir produtos por preços mais em conta, com descontos significativos e ofertas variadas, tanto em lojas físicas quanto virtuais.

Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, no final do século XX, e é realizada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. A data se tornou popular entre os norte-americanos e foi adotada por outros países, como o Brasil, para marcar o início da temporada de compras de Natal. Trata-se de uma data de liquidações e promoções em que lojas e varejistas oferecem grandes descontos em uma ampla variedade de produtos. Para aproveitar os benefícios do evento, é importante ter um planejamento financeiro sobre o que deseja comprar, quanto custa, e avaliar se pode pagar sem se endividar.

Fonte: Ascom/SJDH

Continuar lendo

DESTAQUE