Redes sociais

Bahia

Crônica: Indiscrição na Igreja

Publicado

em

Por Omar Torres Babá

Administrador de Empresas e Memorialista Curaçaense


Pelo que se tem registro, ao longo das muitas décadas de existência de Curaçá, o seu povo sempre cultuou boas tiradas de humor, às vezes com pitadas de sarcasmos ferinos ou com apelidos desconcertantes.

Algumas pessoas chegavam a ser temidas pelos comentários ferinos, em forma de humor, que desconcertavam e envergonhavam. O Sr. Salvador, era um desses temidos gozadores.

Certa vez, ele estava na missa de São Benedito, com a igreja totalmente lotada. Muita gente estava de pé e o reduzido espaço obrigava as pessoas a estarem tão próximas que era impossível evitar contatos físicos. Uma devota senhora procurava se manter impassivelmente concentrada na cerimônia.

Mas, eis que na hora da consagração, momento de profundo silêncio, ela sentiu inadiável necessidade de soltar um pum. Ajeitou o corpo de uma perna pra outra e cuidadosamente se espremeu para que o pum fosse absolutamente silencioso. A isso, chamavam “capar o peido”. Cuidadosamente ela se aliviou e produziu apenas um baixíssimo e quase imperceptível piiiiiim!

Desconfiada se alguém próximo ouvira o seu discretíssimo e inconveniente som, passou o peso do corpo de uma perna pra outra, ajeitou a saia e pigarreou:
– Hã, hã, hã!!!

Seu Salvador que estava bem atrás dela, bateu-lhe suavemente no ombro. Ela se virou e ele olhando bem dentro dos seus olhos arrematou:

– Nem imita….! Não engana não.

A coitada, envergonhada saiu da igreja e perdeu o resto da missa.

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE