Redes sociais

Curaçá

Crise no PSB: ex-vereador Adelson Félix ameaça desfiliação e presidente do partido emite nota

Publicado

em

Os bastidores da política de Curaçá esquentaram nesta quarta-feira (23). O ex-vereador de Curaçá Adelson Félix usou as redes sociais e a imprensa regional para ameaçar sua possível saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em nota, Adelson declarou o seu apoio político ao pré-candidato a prefeito Murilo Bonfim e disse ainda que está insatisfeito com a posição da presidência do PSB municipal, já que ainda a sigla não se posicionou diante do cenário das eleições de 2024.

“Ao anunciar o meu apoio politico ao pré-candidato a prefeito Murilo Bomfim para 2024, procurei a provisória do Partido Socialista Brasileiro (PSB), os seus filiados, simpatizantes em nosso município para que  tomássemos uma diretriz no caminho da vitória do time de Lula e Jerônimo. Covardemente a referida presidência nunca se manifestou de fato a favor de acompanhar o projeto que estamos construindo junto com seguimentos sociais à favor de Murilo. Portanto, na hora certa a nossa desfiliação do PSB de Curaçá vai acontecer por falta de coordenação da base local e estadual”, disse o ex-vereador.

Em contato com o Curaçá Oficial, o presidente do PSB, Hélio Santos enviou uma nota afirmando que o partido está aguardando as decisões da direção estadual sobre os apoios que serão ofertados na eleição municipal de Curaçá e que nenhuma possibilidade de apoio foi descartada a qualquer candidato a prefeito.

Confira a nota a seguir:

 

Boa tarde meus amigos, amigas curaçaenses e filiados do Partido Socialista Brasileiro.

Trata se de decisão do 1° Suplente de vereador, por conta própria, não aceitar as orientações partidárias, articulando para obrigar o partido a seguir decisão adotada pelo próprio filiado, pensado exclusivamente em seus interesses pessoais em detrimento do coletivo partidário, o que não será permitido.

Em nenhum momento foi descartada a possibilidade de apoio à qualquer candidato a prefeito, porém, seguiremos com rigor as orientações partidária adotada pela direção estadual, assim, somente apoiaremos qualquer candidato com a determinação partidária e, principalmente, após ouvir com responsabilidade cívica e institucional as propostas de governo dos pré-candidatos que disputarão o sufrágio eleitoral.

O partido Socialista Brasileiro tem ética e não vai ceder a nenhuma pressão individual do filiado Adelson Felix.

Afirmamos o compromisso do PSB com os seus princípios democráticos e todos os nossos correligionários,  buscando sempre o melhor para todos os filiados e pre candidatos a vereador do PSB, de forma coletiva sem nenhum favorecimento individual.

Não se trata de ditadura, pelo contrário, o que se discute é fidelidade partidária e respeito coletivo.

O nosso partido trata todos os seus membros de forma igualitária,  pensando no bem coletivo, afirmando que qualquer decisão partidária será tomada por nossa executiva municipal, após as diretrizes estaduais,  em janeiro do ano de 2024.

Siga em paz grande Adelson Felix, paz e sorte em sua vida.

Hélio Santos

Presidente do PSB Curaçá

Bahia

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Publicado

em

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.

Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).

As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!

Por Luiz Rodrigues

 Agência Multiciência

Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena

Continuar lendo

Bahia

Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.

Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.

O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:

O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.

O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.

A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.

A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.

Por Maria Eduarda Morais

Agência Multiciência

Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela

Continuar lendo

Bahia

FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros

Publicado

em

Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).

Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.

No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.

Texto: João Pedro Tínel

Agência Multiciência

Foto Divulgação: Urias Feitosa

Continuar lendo

DESTAQUE