Redes sociais

Notícia

Pais reclamam de atraso em obra de unidade escolar no Curralinho. Secretário de Educação de Curaçá responde

Publicado

em

A redação do Curaçá Oficial recebeu nesta quarta-feira (21) de pais de alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, situada na comunidade de Curralinho, distrito de Riacho Seco, reclamações sobre o atraso do início das obras de construção de uma unidade escolar para atender os alunos da localidade e vizinhança.

Segundo os pais, devido a péssima estrutura do prédio uma nova unidade seria construída pela gestão municipal no Curralinho. Os pais relataram ainda que estão inconformados, pois não foram informados sobre a construção da nova unidade escolar na localidade de Fagundes, gerando assim um desconforto entre os moradores.

O Curaçá Oficial fez um contato com o secretário de Educação Daniel Torres que esclareceu sobre o assunto. Segundo o secretário, a referida escola está desativada desde o início de 2020, pois entrou na nucleação do Saco da Canoa, que fica bem próxima.

Por uma questão de diferenças de costumes e de melhor atenção aos alunos dessa microrregião, entre Fagundes e Curralinho, a gestão municipal optou por construir uma escola própria para atender essas duas comunidades.

Ainda segundo Daniel, o projeto foi finalizado, licitado e contratado em 2022, logo no retorno presencial, e ficou para as comunidades decidirem sobre a melhor localização para o atendimento aos alunos.

Daniel disse ainda que “infelizmente os moradores não chegaram a um bom senso. Tentamos iniciar onde ainda funciona a Escola Perpétuo Socorro (Fagundes) e onde tem o maior quantitativo de crianças. Infelizmente iniciou mais uma forte disputa entre membros das comunidades pelo local da construção”.

O secretário em nota afirmou ainda que “entendemos que nossa obrigação é pensar no melhor para o coletivo, para o bem estar das crianças. O prefeito ainda está no aguardo da decisão de bom senso das comunidades e está tentando viabilizar também uma conversa com todos para ver se chega a uma definição”.

Os recursos para a construção da escola se trata de um projeto com recursos próprios do município e que é previsto um investimento de R$ 1 milhão.

“Esperamos a compreensão e bom senso de todos. A parte mais difícil fizemos que foi projetar e viabilizar o recurso. Estamos prontos para iniciarmos. Estamos dois anos de espera com contrato pronto”, finalizou o secretário.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social/ Enviada pelos pais

Curaçá

PM-BA prende homem foragido da justiça em Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou, na segunda-feira (30), a prisão em flagrante de um homem foragido da justiça, no município de Curaçá.

A ação ocorreu quando os policiais militares efetuavam rondas na área central do município e, mais precisamente na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, avistaram um homem que, conforme informações, possuía mandado de prisão em aberto.

Diante dos fatos, ao procederem com buscas nos sistemas de informações, foi possível verificar a veracidade das informações. Com isso, foi dada voz de prisão em flagrante e o homem foi conduzido à delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis a polícia judiciária.

Fonte: 45ª CIPM

Continuar lendo

Bahia

Confira a programação atualizada das linhas de transportes para os eleitores curaçaenses no dia da votação

Publicado

em

Os leitores do site Curaçá Oficial que vão precisar de transporte para votar no primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 06 de outubro, devem ficar atentos ao cronograma enviado pelo Cartório Eleitoral do município. Confira a seguir:

Clique aqui

Regulamentação

O transporte de eleitoras e eleitores no dia da votação é regulado tanto pela Lei nº 6.091/1974 quanto pela Resolução do TSE nº 23.736/2024, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais deste ano.

De acordo com as normas, nenhum veículo e nenhuma embarcação poderão fazer transporte de eleitoras e eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo se:

  • a serviço da Justiça Eleitoral;
  • coletivos de linhas regulares e não fretados;
  • de uso individual da proprietária ou do proprietário, para o exercício do próprio voto e de sua família; ou
  • serviço de transporte público ou privado como táxis, aplicativos de transporte e assemelhados.

Os normativos destacam que a garantia de transporte público gratuito proporciona o acesso ao voto a parte significativa do eleitorado e combate ilegalidades, evitando que o transporte sirva como instrumento de interferência no resultado eleitoral, bem como garantindo que todas as cidadãs e todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica, tenham a oportunidade de exercer o direito ao voto.

Assim, a legislação prevê ainda que, em comum acordo com a Justiça Eleitoral, o poder público poderá criar linhas especiais para regiões distantes dos locais de votação e utilizar veículos públicos ou requisitar aqueles adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares, dando-se preferência, sempre que possível, à requisição de veículos de transporte coletivo adaptados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Contudo, é imprescindível que não haja distinção entre os eleitores, nem veiculação de propaganda partidária ou eleitoral.

Com informações do Cartório Eleitoral de Curaçá e do site do TRE-BA

Continuar lendo

Bahia

SSP reúne Forças da Segurança e ajusta últimos pontos da Operação Eleições 2024

Publicado

em

Combater os crimes eleitorais, com reforço das equipes da Inteligência foi o tema central de reunião promovida pela Secretaria da Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Operações e Inteligência (COI).

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o coordenador executivo da SSP, Olinto Marcelo, o superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Dourado, representantes da Polícia Militar e das Corregedorias ajustaram os últimos pontos do planejamento.

A Operação Eleições 2024 contará com 34 mil policiais e bombeiros, cerca de quatro mil câmeras em locais de votação, além das ativações dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e de Inteligência de Segurança Pública (CIISP).

“Às vésperas da votação, redobramos o monitoramentos e as ações preventivas em regiões mapeadas pela Inteligência. A população pode ajudar. Qualquer indicativo de crime eleitoral pode ser repassado para o Disque Denúncia da SSP, através do telefone 181”, destacou Werner.

Fonte: Ascom/SSP

Foto: Jorge Cordeiro

Continuar lendo

DESTAQUE