Bahia
Programa Linha Direta, temporada 2024, destaca o Caso Beatriz nesta quinta-feira (18)

A segunda temporada de Linha Direta estreia nesta quinta-feira (18), na Globo, após ‘Os Outros’. Novamente no comando, Pedro Bial apresenta crimes marcantes da sociedade brasileira, com episódios que misturam reportagens, entrevistas e simulações.
Mais uma vez o Caso Beatriz ganhará repercussão nacional. A TV Globo lança a nova temporada do Linha Direta, comandado por Pedro Bial. Relembrando crimes reais, o primeiro episódio da temporada de 2024 retratará um caso conhecido em solo brasileiro.
Conforme anunciado pela TV Globo através da programação na televisão, o caso Beatriz abre a nova temporada. Ela era uma menina de 7 anos que foi assassinada a facadas na formatura da irmã em Petrolina, Pernambuco, no final de 2015.
Hoje, o acusado pelo crime é conhecido: Marcelo da Silva, que já está preso e indiciado por homicídio qualificado. Logo, este não será um caso que o programa pode ajudar a solucionar, como já ocorreu em outras ocasiões.
CASO BEATRIZ- Era noite de 10 de dezembro de 2015, quando a pequena Beatriz Angélica Mota, com apenas 7 anos, prestigiava a formatura de sua irmã mais velha no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. No entanto, a noite, que deveria ser de comemorações, se tornou um pesadelo para a família.
Por volta das 21h, ela saiu de perto de sua família para beber água, marcando a última vez que foi vista com vida. A criança foi encontrada num depósito de material esportivo do colégio, com uma faca do tipo peixeira cravada no abdômen. Além disso, também tinha ferimentos no tórax e nos membros superiores e inferiores, totalizando dez facadas.
Embora muitas pessoas tenham se mobilizado para tentar identificar o autor do crime, ele não foi encontrado logo de cara. Desde o assassinato, sete perícias ocorreram, em um inquérito que acumulou 24 volumes, 442 depoimentos e cerca de 900 horas de imagens realizadas, além de oito delegados terem assumido a responsabilidade do caso.
Porém, pouco mais de seis anos depois do episódio, em janeiro de 2022, a Polícia Científica divulgou em nota um inquérito no qual afirmava que um homem chamado Marcelo da Silva, preso por outros crimes, havia confessado o assassinato.
Segundo sua advogada de defesa, Niedja Mônica da Silva, ele teria confessado para “aliviar o coração da mãe da menina”.
Uma reviravolta no caso ocorreu algum tempo depois, quando o advogado Rafael Nunes apresentou uma carta de Marcelo na qual ele dizia ser inocente, e que teria “sido pressionado” a admitir a culpa. O caso só foi solucionado definitivamente no meio de 2022.
INQUÉRITO: Em meio às reviravoltas, exames de DNA foram realizados na faca utilizada no assassinato. A amostra genética foi comparada com dados de 124 pessoas consideradas suspeitas do crime nos seis anos de investigação, o que confirmou o envolvimento de Marcelo no caso.
Agora, o julgamento do criminoso segue em andamento e ele, preso, segue na espera da condenação.
Fonte: RedeGN
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Bahia
Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.
A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.
A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.
Texto: Alinne Torres
Foto: Rede Social
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada