Redes sociais

Curaçá

Artigo: É possível em uma defesa a alegação de desconhecimento da Lei?

Publicado

em

Olá meus amigos! Tudo em paz com vocês?

Formamos parceria com o site Curaçá Oficial para, semanalmente, escrever sobre algum tema relacionado ao direito brasileiro.

Confesso aos amigos e amigas que sempre fui melhor pensador do que escriba, porém, impossível recusar ao convite que, com sinceridade, me deixou lisonjeado.

Dito isso iniciaremos com um tema jurídico que costuma intrigar as pessoas: “é possível em uma defesa a alegação de desconhecimento da Lei”?

Sobre esse princípio Geral do Direito que é bastante antigo, sendo aplicado desde o Império Romano até os dias atuais, no Brasil é destacar que, ninguém pode, com relação à lei, alegar desconhecimento, de acordo com o art. 3º da Introdução ao Código Civil, que assim preceitua: “Ninguém se escusa de cumprir a Lei alegando que não conhecê-la”.

Esse princípio faz total sentido quando a legislação é inspirada no certo e no errado intuitivos, naquilo que pode ser chamado de direito natural.

Ninguém pode alegar em sua defesa ou “justificativa” que desconhece a proibição do homicídio, do latrocínio, do estupro, do roubo, em via de regra, quem pratica ilícitos sempre sabe que faz algo proibido.

Entretanto, na sociedade contemporânea, existem normas que não são intuitivas nem tão pouco são de amplo conhecimento.

Deste modo, quando não se conhece o Direito, o agente de fato não sabendo o que é certo ou errado, o Código Penal Brasileiro isenta de pena quem pratica uma conduta criminosa quando lhe era simplesmente impossível conhecer a ilicitude de seu ato.

Existe então exceção à regra, mesmo que em remotas possibilidades, de que ninguém pode alegar desconhecimento de Lei.

No direito meus amigos o bom senso será sempre utilizado pelos operadores do direito em suas decisões e definições.

Forte abraço a todos vocês, graça e paz aos homens e mulheres de boa fé.

 

Por Rogério Bahia

Advogado e vereador de Curaçá

Continuar lendo
3 Comments

3 Comments

  1. Wellington Cordeiro Lima

    26 de julho de 2022 at 23:21

    Parabéns Alinne e Jhon pelo portal de notícias! Parabéns ao meu amigo e colega Dr. Rogério Bahia pelos conhecimentos compartilhados! Tenho certeza que teremos, como este, vários artigos jurídicos que serão importantes para o fortalecimento do conhecimento do direito e da cidadania, aperfeiçoando, assim, a nossa democracia.

    • Curacá Oficial

      26 de julho de 2022 at 22:19

      Obrigado amigo pelo seu comentário!

  2. Álef Costa

    27 de julho de 2022 at 12:37

    Parabenizo Aline e Jhon pela brilhante iniciativa. Certamente o portal será de suma importância para a comunidade. Parabéns Dr Rogério pelo esclarecimento jurídico, além do incentivo ao projeto “CURAÇÁ OFICIAL”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal YouTube

A fibromialgia foi tema do programa Curaçá Oficial ao Vivo desta semana

Publicado

em

Assista a seguir a entrevista com a representante da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AfibroVasf), Lucineide Ramos, nesta terça-feira (o1.04) no programa Curaçá Oficial ao Vivo transmitido no canal do YouTube.

Durante o programa abordamos a doença fibromialgia, luta da associação e também dos pacientes curaçaences por melhorias no atendimento público.

Confira no vídeo!

Texto: Alinne Torres

Foto: Ana Laura Campos

Continuar lendo

Bahia

Onda de Calor Continua em Curaçá: Termômetros Devem Ultrapassar os 35°C

Publicado

em

Os moradores de Curaçá seguem enfrentando dias de calor intenso, e a previsão para os próximos dias não traz alívio. De acordo com o Instituto Climatempo, entre sexta-feira (04) e domingo (06), o tempo continuará seco e quente, sem previsão de chuva para a região.

As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 23°C e a máxima de 36°C, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a exposição ao sol. Acompanhe mais atualizações sobre o clima em nosso site.

Texto: Alinne Torres

Foto: Arquivo Curaçá Oficial

Continuar lendo

Curaçá

PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, na manhã desta quarta-feira (02), mais uma operação de combate ao plantio ilícito de entorpecentes.

Durante a ação, policiais da 45ª CIPM, comprometidos com a repressão ao cultivo e à circulação de drogas, localizaram duas roças de maconha nas proximidades da localidade de Matinha, contendo, respectivamente, 3.500 e 2.000 pés da erva.

Todo o material foi erradicado e incinerado no local, sendo uma amostra encaminhada à Polícia Judiciária para adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a operação.

Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
• 2022: 821.708
• 2023: 425.420
• 2024: 200.760
• 2025: 149.900

Fonte: 45ª CIPM / ASCOM

Continuar lendo

DESTAQUE