Bahia
ExpoApoc é realizada com sucesso em Poço de Fora
Imagens: Jhon Cruz
Nos dias 05,06 e 07 de agosto foi realizada em Poço de Fora, distrito de Curaçá, a 3ª ExpoApoc. A exposição foi organizada pela Associação de Produtores de Poço de Fora (APOC). Durante a visita encontramos, além de animais, diversos produtos expostos oriundos da agricultura familiar, do artesanato e da caprinocultura.
Para o morador de Poço de Fora e expositor de produtos feitos com palites, Heric Abreu, a ExpoApoc foi uma grande oportunidade de dá visibilidade aos seus produtos.
“Nossa barraca esta composta de itens de decoração, produtos para bebida, para bar. Essa é uma atividade secundária e que faço para preencher o tempo. A feira é muito importante para a divulgação do nosso trabalho. Como moramos em um lugar pequeno essa feira dá uma visibilidade muito grande a nós”.
Marivaldo Moreira também reside em Poço de Fora e levou para a exposição o composto orgânico produzido em sua propriedade rural. Marivaldo nos contou como acontece a produção do adubo a base de plantas nativas da Caatinga.
“Nós produzimos o nosso composto orgânico a base de plantas nativas da caatinga. Grandes desafios tivemos com a quipá, pois ela não é uma planta que os animais comem devido os espinhos. A gente tritura o material todinho para ficar no menor tamanho possível para o processo de decomposição ser mais rápido. Utilizamos até 22 alimentos. Esse adubo pode ser usado em todos os plantios. A nossa política é voltada para a sustentabilidade porque é possível, é viável se produzir no sertão com tudo que ele tem para oferecer”.
Uma das atrações da ExpoApoc foi a disputa de animais onde jurados analisam o potencial genético dos animais.
“Aqui é onde encontramos os melhores criadores da região, onde se reúnem as melhores genéticas da região. As cidades de Curaçá, Uauá, Casa Nova são os maiores produtores de caprinos do país. E quando se faz um evento desse a gente mostra o potencial que temos. Acaba abrangendo a questão da cultura, do turismo também. Temos as associações que são capacitadas para premiarem os animais e existem alguns critérios. Disso fazem os julgamentos baseados nas características de cada raça. Aqui temos os melhores jurados. Aqui hoje tem os melhores jurados do país julgando nossos animais”, comentou Rubens Souza proprietário do Capril Santa Clara em Poço de Fora.
Curaçá através da marca Capribéee, uma junção dos laticínios Sabor do Sertão e Mãos do Campo, tem se destacado na produção de queijos e iogurtes com base no leite de cabra.
“Nós vendemos o queijo e o iogurte. O queijo temos o coalho, o capela, o queijo ao vinho, temos o chevrotin que é o nosso queijo campeão. Ele concorreu com mais de 200 queijos do Nordeste e recebeu a medalha de bronze. Fazemos iogurte de morango e de abacaxi”, explicou Vanderleia Ribeiro cooperada do laticínio Sabor do Sertão.
A organizadora do evento Eugenia Félix comentou sobre a importância da realização da ExpoApoc.
“É um evento grandioso para o município como para toda a região. Contamos com diversos produtos, nosso foco é que os produtores tenham destaques A gente espera que os produtores saiam satisfeitos e esse ano surpreendeu, estamos contando também com muitos artesãos”.
Texto: Alinne Torres
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.
Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.
O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:
O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.
O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.
A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.
A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.
Por Maria Eduarda Morais
Agência Multiciência
Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela
Bahia
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).
Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.
No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.
Texto: João Pedro Tínel
Agência Multiciência
Foto Divulgação: Urias Feitosa
-
Bahia5 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia2 dias atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Bahia5 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Bahia2 dias atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Curaçá5 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Bahia2 dias atrás
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
-
Bahia2 dias atrás
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Canal YouTube5 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá