Tradicional Festa dos Vaqueiros de Mundo Novo fortalece a cultura do couro em Curaçá
Vídeo: Jhon Cruz
No sábado (13) foi realizada no povoado de Mundo Novo, em Curaçá, mais uma edição da Festa dos Vaqueiros. O evento aconteceu paralelo aos festejos da padroeira da localidade Nossa Senhora da Assunção.
A programação começou durante o dia com a realização da missa pelo padre vaqueiro Valdevan Correia. Em entrevista ao site Curaçá Oficial o padre Valdevan comentou como foi celebrar para os vaqueiros e suas famílias.
Durante a tarde a programação continuou com o desfile dos vaqueiros pelas ruas de Mundo Novo. Logo após foram feitas homenagens a vaqueirama e suas famílias.
Mazinho França, um dos organizadores da festa dos vaqueiros de Mundo Novo, contou um pouco da história do surgimento do festejo e falou da sua satisfação em organizar este evento tão grandioso para a sua comunidade.
A vaqueira Teresinha Varjão, uma das fundadoras da Festa dos Vaqueiros de Mundo Novo, disse que se sente muito realizada em poder vivenciar a tradição do vaqueiro na sua terra natal.
George Oliveira, um dos participantes do evento, não escondeu a sua emoção de poder estar em mais um ano presente na Festa dos Vaqueiros de Mundo Novo.
Ainda durante a programação foi realizada a corrida de argolinhas. Este tipo de competição é baseada nas disputas medievais e foi trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI. Na corrida de argolinhas homens montados à cavalo saem em disparada para retirarem com uma lança pequenas argolas penduradas numa estrutura de madeira.
O competidor Abiel Dias, natural de Uauá, disse que participa de Corridas de Argolinhas desde os 12 anos e contou que tem que ter técnica e habilidade para sair vencedor da prova.
Nós agradecemos a parceria do vereador Rogério Bahia e o apoio de Tacisio Neves nesta cobertura.
Texto: Alinne Torres
Foto: Jhon Cruz
Canal YouTube
A fibromialgia foi tema do programa Curaçá Oficial ao Vivo desta semana
Assista a seguir a entrevista com a representante da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AfibroVasf), Lucineide Ramos, nesta terça-feira (o1.04) no programa Curaçá Oficial ao Vivo transmitido no canal do YouTube.
Durante o programa abordamos a doença fibromialgia, luta da associação e também dos pacientes curaçaences por melhorias no atendimento público.
Confira no vídeo!
Texto: Alinne Torres
Foto: Ana Laura Campos
Canal YouTube
Presidente do SAAE de Curaçá concede entrevista ao Curaçá Oficial

Confira no vídeo a seguir a entrevista completa com o Presidente do Saae de Curaçá, Josué Araújo. Na pauta as denúncias da comunidade quanto as recorrentes faltas de água na cidade, bem como esgotos estourados, projetos de ampliação da rede de água para as comunidades do interior e os obstáculos financeiros da instituição.
Texto: Alinne Torres
Foto: Ana Laura Campos
Canal YouTube
PM-BA completa 200 anos de atuação e o Comandante da 45ª CIPM comenta sobre a data
Nesta segunda-feira (17) a PM-BA completa 200 anos de atuação na Bahia e o Curaçá Oficial entrevistou o Major PM Lisandro que é o Comandante da 45ª CIPM em Curaçá. Além de comentar sobre a data, o Major destacou os trabalhos da PM-BA neste início de ano no município, com ênfase nas atividades de policiamento pelo interior. Acompanhe!
Repórter: Alinne Torres Imagens
Edição: Ana Laura Campos
-
Curaçá4 dias atrás
Torneio de caça de tatu é desarticulado duas horas da manhã no distrito de Riacho Seco
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA apreende menor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA prende homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Adolfo Viana, em Curaçá
-
Curaçá1 dia atrás
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Curaçá1 dia atrás
Policia Militar erradica mais uma plantação de maconha na zona rural de Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Kombi do Ze Livrório chega a Curaçá com música e literatura para as crianças
-
Bahia1 dia atrás
Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça importância do diagnóstico e do suporte multidisciplinar